Select Page

O designer como autor | Nuno Coelho

No seu ensaio “O autor como produtor” de 1934, Walter Benjamin defendeu a diluição de fronteiras entre géneros artísticos, entre a escrita e a leitura, a criação e a edição. No âmbito da disciplina do Design, nas décadas mais recentes, as suas ideias têm sido exploradas em torno da expansão do papel do designer para além de simples prestador de serviços. Segundo Ellen Lupton, a designação “designer como autor” tem estimulado debates sobre o futuro do design gráfico desde o início da década de 90 do século XX. Segundo a autora, na origem desta expressão encontra-se “a vontade de incentivar os designers a produzirem conteúdo e a trabalharem de forma empreendedora, e não apenas de simplesmente reagirem aos problemas e tarefas colocadas pelos clientes. A palavra autor sugere agência, intenção e criação, em oposição a funções mais passivas de consultoria, estilo e formatação. A autoria é um modelo estimulante para repensar o papel do designer gráfico no início do milénio; no entanto, articula um ideal nostálgico do escritor ou artista como ponto singular de origem”.

A comunicação “O designer como autor – materialização da investigação em Design em componentes projetuais” consistirá na apresentação de vários projetos práticos desenvolvidos por Nuno Coelho. Sendo que a sua investigação se debruça sobre questões de memória de diferente natureza (histórica, industrial, coletiva, individual, entre outras), foi decidido estabelecer um cruzamento da disciplina do Design com outras áreas do conhecimento, nomeadamente a Arte, a História, a Arqueologia Industrial, a Semiótica, a Etnografia, a Economia, a Sociologia, entre outras, até pelo facto de o cruzamento de diferentes áreas do conhecimento ser uma característica intrínseca da disciplina do Design. Nesta perspetiva, o Design é entendido não só como profissão, mas também como uma atividade cultural e configurativa. Não obstante, apesar dos contributos essenciais das diferentes áreas de conhecimento utilizadas para a produção dos projetos práticos apresentados nesta comunicação, privilegiou-se a perspetiva do Design na leitura das diversas informações recolhidas e na posterior produção de sentido a partir das mesmas. 

Biografia em português:

Nuno Coelho é designer gráfico; e docente e investigador na Universidade de Coimbra (UC). Doutorado em Arte Contemporânea pela UC, Master em Design e Produção Gráfica pela Universidade de Barcelona e Licenciado em Design de Comunicação e Arte Gráfica pela Universidade do Porto. Como designer desenvolveu trabalhos para diversas entidades em Portugal e no estrangeiro, na sua maioria agentes artísticos e instituições culturais. Desenvolve regularmente projectos autorais na intersecção entre o Design e a Arte, levantando questões, na sua maioria, sobre temáticas sociais e políticas. Tem igualmente explorado questões de identidade e memória através da exploração de arquivos de antigas marcas comerciais portuguesas. Realizou trabalhos de curadoria em design e é autor de dois livros. Participou em exposições na Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Espanha, Grécia, Itália, Portugal e Sérvia e realizou conferências na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, Grécia, Irão, México e Portugal. www.nunocoelho.net

Biografia em inglês:

Nuno Coelho is a graphic designer; and professor and researcher at the University of Coimbra (UC). He holds a PhD on Contemporary Art from the UC, a Masters in Design and Graphic Production from the University of Barcelona, and a degree in Communication Design and Graphic Art from the University of Oporto. As a designer he has worked for individuals and organizations in Portugal and abroad, mainly culture related clients. He has developed his own projects in the intersection between Design and Art, raising questions, in its vast majority, about social and politic issues. He has also been working on topics related with identity and memory by exploring the archives of historic Portuguese trademarks. He has curated design events and he has published two books. He has exhibited his work in Australia, Austria, Brazil, Germany, Greece, Italy, Portugal, Serbia and Spain and he has participated in conferences in Australia, Brazil, Canada, Colombia, Germany, Greece, Iran, Mexico and Portugal. 

www.nunocoelho.net

 

Org: MADEP

8 novembro 2016
18:00
Sala 401, Pavilhão Carlos Ramos

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

xCoAx 2017

Computação, Comunicação, Estética & X
Programa Online


5 a 23 julho 2017
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa + Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Pensamento e Catástrofes

Ao longo de três dias, autores, ^lósofos e artistas reúnem-se para, não apenas debaterem as possibilidades de compreendermos as catástrofes, como também – no dizer de Jean-Luc Nancy – enunciarem algo do «pensamento como catástrofe».
http://pensamentoecatastrofes.up.pt


18 a 20 maio 2017

Apresentação Pública da Bienal BoCA

A BoCA – Biennial of Contemporary Arts é uma nova bienal de artes contemporâneas que tem a sua primeira edição entre 17 de março e 30 de abril de 2017, nas cidades de Lisboa e Porto.


10 fevereiro de 2017 · 17:00
Aula Magna

5EPRAE

EPRAE is an international meeting that intends to make public and to discuss ongoing doctoral researches students with invited discussants and a community of students and teachers of arts education.


9–10 fevereiro de 2017
Museu

UD17: NoiseWise

Sixth Forum on Doctoral Design Research


16 e 17 outubro 2017
UPTEC PINC

FuturePlaces

10º medialab para a cidadania / 10th medialab for citizenship


17 a 21 outubro 2017
UPTEC PINC, Maus Hábitos, Mira Forum, Passos Manuel