O meu processo criativo

A realizadora Regina Pessoa concilia, nos seus filmes, técnicas tradicionais de animação com abordagens contemporâneas, nomeadamente no campo da imagem digital. Nesta masterclass  irá discorrer sobre o seu processo criativo ao longo da sua trilogia sobre os temas dos medos, da infância, diferença, sombras e luz:
I – Sombras e medos: o seu primeiro filme «A Noite ” (animação em gravura sobre placas de gesso.
II – Luz e diferença: “História Trágica com Final Feliz”, gravura com tinta preta sobre papel, o ponto central da trilogia.
III – O terceiro episódio da trilogia – deixando a infância para trás e auto-aceitação: “KALi, o pequeno vampiro”, gravura digital).
IV – Conclusão: Auto análise do seu processo criativo e das etapas que o constituem, tomando como exemplo o atual projeto no qual trabalha.

.............................................................................

Regina Pessoa é licenciada em Pintura, na Escola de Belas Artes da Universidade do Porto, 1998. Inicia a sua actividade no cinema de animação em 1992, começando no Filmógrafo – Estúdio de Cinema de Animação do Porto, como animadora em vários filmes de Abi Feijó. A partir de 1996 começa a realizar e animar os seus próprios filmes, entre os quais uma trilogia dedicada ao tema da infância: “A Noite”, “História Trágica Com Final Feliz” e “Kali, o pequeno Vampiro”. Os seus filmes foram distinguidos com mais de 80 prémios e distinções através do mundo, entre os quais: Grand-Prix Annecy 2006; nomination Cartoon d’Or 2006; Oscars Short-list 2007; Hiroshima Prize 2012; 1st Prize Animated Short Film; nomeação para os Annie Awards 2013; nomeação para o Cartoon D’Or 2013; selecção nas Golden Nights no Grande Teatro da UNESCO Paris, 2014; etc.

9 novembro 2016

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

xCoAx 2017

Computação, Comunicação, Estética & X
Programa Online

5 a 23 julho 2017
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa + Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Pensamento e Catástrofes

Ao longo de três dias, autores, ^lósofos e artistas reúnem-se para, não apenas debaterem as possibilidades de compreendermos as catástrofes, como também – no dizer de Jean-Luc Nancy – enunciarem algo do «pensamento como catástrofe».

18 a 20 maio 2017

Apresentação Pública da Bienal BoCA

A BoCA – Biennial of Contemporary Arts é uma nova bienal de artes contemporâneas que tem a sua primeira edição entre 17 de março e 30 de abril de 2017, nas cidades de Lisboa e Porto.

10 fevereiro de 2017 · 17:00

5EPRAE

EPRAE is an international meeting that intends to make public and to discuss ongoing doctoral researches students with invited discussants and a community of students and teachers of arts education.

9–10 fevereiro de 2017
Museu