Marisa Ferreira

Foto: Rear Window, inkjet s/ PVC, 2500x850x30cm, 2016.

Apresentação das obras mais marcantes do percurso artístico de Marisa Ferreira. A apresentação conta ainda com a partilha de experiências, dificuldades e desafios sentidos pela jovem artista ao longo do seu percurso pelo estrangeiro.

**********

Marisa Ferreira (1983, Guimarães) vive e trabalha na Noruega desde 2008. Os projectos de Ferreira caracterizam-se por um grande interesse pela percepção humana e pela forma como o espaço, o tempo e a cor ocorrem como fenómenos sensoriais. As suas obras convidam o observador a participar mental e fisicamente ao criar diferentes composições de acordo com a posição do observador no espaço.

O trabalho de Ferreira foi exibido no Akerhus Art Center (2016), Stavanger Art Museum (2014) e Kube Museum (2012) na Noruega e no Messmer Kunsthalle (2015) na Alemanha. O seu trabalho faz parte de colecções particulares e públicas na Noruega, Alemanha, Reino Unido, Suíça, França e Portugal.

Ferreira tem trabalhado em projectos no espaço publico na Noruega desde 2011. A sua obra mais conhecida é "Rear Window" (2015), cuja foi commissariada para uma exposição temporária na fachada da Estação Central de Oslo no ano passado. Entre as obras commissariadas no estrangeiro destacam-se “Voyage dans le Rhythm” (2015) no novo hospital universitario de Liverpool, no Reino Unido e “Coloured Rhythms” (2016) no St Raphael College na Irlanda.

Ferreira é actualmente bolseira do VederlagsFond na Noruega e o seu projecto "Space, Rhythm and Movement", iniciado no ano passado, recebeu financiamento do Arts Council Norueguês por duas vezes.

Ferreira abre a sua primeira exposição individual em Portugal a 3 de Dezembro às 16h00 no CAAA – Centro para os assuntos da Arte e Arquitectura em Guimarães com o apoio da DGArtes.

**********

Marisa Ferreira (1983, Guimarães) lives and works in Norway since 2008. Ferreira’s projects are characterized by a keen interest in human perception and how space, time and colour occur as sensorial phenomena. Her work often invites the observer to engage him/herself both mental and physically as the work show different patterns according to their position in space.

Ferreira’s work has been exhibited at the Akerhus Art Center (2016), Stavanger Art Museum (2014) and Kube Museum (2012) in Norway and Messmer Kunsthalle (2015) in Germany. Her work is part of private and public collections in Norway, Germany, UK, Switzerland, France and Portugal.

Ferreira has been working with art projects in the public space in Norway since 2011. Her best known work is "Rear Window" (2015), which was commissioned for a temporary exhibition on the facade of Oslo Central Station last year. Among the commissioned works abroad stand out "Voyage dans le Rhythm" (2015) in the new Royal Liverpool University Hospital in the UK and "Coloured Rhythms" (2016) at St Raphael College in Ireland.

Ferreira is at the moment grantee from the VederlagsFond in Norway and her project “Space, Rhythm and Movement” initiated last year has been granted twice from the Norwegian Arts Council.

Ferreira opens her 1st solo exhibition in Portugal on 3rd December at 16.00 at CAAA – Center for Art and Architecture Affairs in Guimarães with support from DGArtes.

6 dezembro 2016

Sala 401, Pavilhão Carlos Ramos

desfazendo / undoing it

A actividade de desfazer a exposição do it, decorre do dia 17 a 22 de Junho. Consultar o programa.

19 a 22 junho 2017

undo it party

Festa de encerramento da exposição do it, de Hans Ulrich Obrist.

22 junho 2017 · 17:30

Sessão Pública de Informação

Sessão Pública de Informação sobre os cursos de Doutoramento, Mestrado e de Especialização

29 junho 2017

do it – conversas breves / short talks

Conversas com os intérpretes sobre os processos de concretização das peças em exposição.

3 + 17 + 24 + 31 maio 2017

RE:RE: arranjar

Oficina de Performance

11/15/18 maio 2017