Liberdade imprescindível (acção e pensamento)

As obras que agora se apresentam são o primeiro vislumbre do trabalho de investigação levado a cabo pelos estudantes do Doutoramento em Artes Plásticas. São fruto de uma negociação contínua determinada pela investigação em nome individual que cada um tem desenvolvido. Visível, desde logo, o campo expandido em que as obras se enquadram: pinturas, desenhos, técnicas de impressão, instalações, som, etc. encontram-se lado a lado numa posição de diálogo voluntário mas absolutamente necessário.

Os tempos que correm trazem consigo ameaças várias, sobretudo, ao nível da actuação individual de cada um no seu dia a dia. Se a liberdade se afirma como imprescindível ao quotidiano, então, muito mais importante se torna a constatação, quando aplicada ao processo de investigação artística (chamemos-lhe assim) e que conduz, normalmente, às obras que os artistas produzem. Como no caso desta exposição. Ela é o resultado de uma intensa busca pela liberdade ao nível da acção e do pensamento que se materializa nas obras agora presentes e abertas à discussão.

A liberdade como noção imprescindível é, assim, o ponto de contacto entre as investigações várias que aqui se apresentam e a realidade que as contextualiza. Como sempre, caberá a cada um de nós, enquanto espectadores (emancipados, como diria Rancière) reflectir livremente sobre aquilo que nos afecta. Fruir e, se quisermos, contemplar como possibilidades em aberto para que a acção e o pensamento, transformados em forma pelos artistas, possam corporizar, também, essa dupla potência numa recepção liberta mas imprescindível.

1 a 10 fevereiro de 2017

EXPOSIÇÕES ANTERIORES

Mar Novo

A exposição apresenta e discute várias peças que constituíram o projecto vencedor nas suas múltiplas valências, integrando elementos originais da extraordinária proposta que Júlio Resende desenvolveu para este ambicioso projecto colaborativo de obra pública.

17 novembro 2017 a 3 março 2018

do it

do it é uma exposição itinerante concebida e comissariada por Hans Ulrich Obrist e organizada pelo Independent Curators International (ICI), Nova Iorque.

do it is a traveling exhibition conceived and curated by Hans Ulrich Obrist, and organized by Independent Curators International (ICI), New York.

25 de março a 23 de junho 2017

Inauguração 24 de março às 18:00

doingit.fba.up.pt

As Fotografias e o Resto 3

As Fotografias e o Resto 3, é o título da terceira edição da exposição que apresenta os portfolios e projectos editoriais desenvolvidos em Práticas da Fotografia (Artes Plásticas).

24 janeiro a 2 fevereiro 2018
Inauguração 17:00

Prémios de Aquisição FBAUP 2016/17

Exposição com os premiados das licenciaturas em Artes Plásticas e em Design de Comunicação

21 setembro a 4 outubro 2017

Galeria Cozinha

HIATO

Exposição dos alunos finalistas do 4ºano da Licenciatura em Artes Plásticas, Ramo de Escultura

25 janeiro a 25 fevereiro 2018

Fórum Maia, Galeria 4
Inauguração 19:00

Cerejas para um amigo

Exposição de desenhos do Escultor José Rodrigues

21 setembro a 6 outubro 2017

Galeria 1º andar

Slow is the New Fast

Exposição de Finalistas do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público

21 setembro a 4 outubro 2017

oMuseu e outros locais

Ecos Pop

Exposição de Isabel Cabral e Rodrigo Cabral.

14 julho a 28 outubro 2017

Time-Lapse

Exposição dos alunos finalistas da licenciatura em Artes Plásticas Multimédia da FBAUP

9 dezembro 2017 a 6 janeiro 2018
Solar, Galeria de Arte Cinemática, Rua do Lidador, Vila do Conde.

Sem Retorno

Exposição de Design de Comunicação – Finalistas LDC

22 a 30 junho 2017

Galeria do Museu
Inauguração 16:00

Addio, adieu, auf wiedersehen, goodbye

Exposição de Artes Plásticas – Finalistas Multimédia

8 a 22 junho 2017

Cooperativa dos Pedreiros
Escola Profissional de Economia Social

Tubo de Ensaios 1617

Mostra Curricular _Atelier II _ Escultura _3º ano LAP_ 2016/17

21 a 28 junho 2017

FBAUP

ANAMNESE_17

Exposição de Artes Plásticas — Pintura (estudantes finalistas)

2 a 9 junho 2017

Keep up

Com Filipe Afonso, Hernâni Reis Baptista, Margarida Gouveia e Natalie Sanders

16 setembro a 14 outubro 2017
Galeria Painel

Vão

Exposição com os estudantes de Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas

5—17 jan 2018

Últimas Vagas

Candidaturas a Mestrados e Doutoramentos

11 a 15 de setembro 2017

D’après Abel Salazar: arqueologia, verificação, projeção

Iniciado em setembro de 2016, o projeto D’après Abel Salazar: arqueologia, verificação, projeção, uma colaboração entre a Casa-Museu Abel Salazar (CMAS) e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), através do seu Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão (MDTI), pretende redescobrir as técnicas de gravura usadas por Abel Salazar.

3 junho a 8 setembro 2017

3 a 17 de março 2017

Inauguração às 17:00
Museu

DO WE REALLY HAVE TO IMAGINE?

Exposição dos alunos finalistas de Artes Plásticas – Multimédia da FBAUP

11 fevereiro a 5 março 2017