#16.ART

Na urgência da criação de um pensamento diretamente comprometido com a ação, podemos unir a complexidade, a incerteza e o caos ou a crise para questionar, construir ou prever o desconhecido. O Encontro Internacional #ART, procura inscrever-se num meio eco-social, politizado e culturalmente desafiador em terrenos movediços, como a própria arte da atualidade mundializada que convive com o híbrido, a migração, a miséria e o excesso.

O Encontro Internacional “#16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL”, procurará analisar conceitos, tais como: território e cultura; materialidade e imaterialidade; pensamento e ação. Confrontá-los com as novas noções oriundas do pensamento contemporâneo - dos meios computacionais, do trabalho colaborativo, compartilhado/em coautoria, de interator/usuário, de sistema, de virtualidade, de artificialidade, de simulação, de interface, de híper-textualidade, de ubiquidade, e de interatividade - afim de articular e atualizar os discursos sobre a área de atuação de pesquisa e produção artística. Podemos afirmar que as relações entre arte, ciência e tecnologia estão definitivamente contaminando, reconfigurando e transformando as diversas camadas do sistema da arte, provocando no sistema uma grande porosidade de meios a formas. Vemos a condição do fazer e da ação artística, não tanto como um modo de “resolver”, mas tão só de complexificar e dessa forma fazer a sociedade tomar consciência de posição que ser quer consciente e atuante por parte do individuo. Convidamos a submissão das suas propostas de participação em formato de artigo e sua apresentação, trabalho para exposição, poster, artist talk, ou oficina, para que juntos possamos explorar e produzir experiências inovadoras.

TEMAS:
Ciência e Tecnologia [Media Arte]; Educação Artística; Identidade, Comunidade e Rede; Matéria e Memória; Patrimônio Imaterial; Praxis e Poiesis.

SUBMISSÃO
O “16º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#16.ART) Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL” tem o formato de uma conferência com sessões técnicas, palestras por convite, painéis de discussão e áreas de exposição para instalações. As contribuições podem ser na forma de artigos completos, trabalhos para exposição, poster, artist talk ou oficinas. As inscrições são aceites nas línguas oficiais da conferência: Português, Inglês e Espanhol.

Os modelos das chamadas de trabalho são:
- Chamada de Artigos Chamada de Trabalhos para Exposição
- Chamada de Poster Chamada de Artist Talk*
- Chamada de Oficina - Artigo (publicação + apresentação): 130€ (estudantes 90€)
- Trabalhos para Exposição: 70€
- Poster: 50€
- Artist Talk*: 50€
- Oficina: 20€
- Proposta para oferecer oficina
*As Artist Talk são apresentações curtas, até 10 minutos, ou demonstrações que mostram trabalhos de arte, artefactos de projeto, ou trabalhos em desenvolvimento

DATAS IMPORTANTES
- Os resumos de: Artigo; Trabalhos para Exposição; Poster; Artist Talk; Oficina, deverão ser enviados até o dia 17 de Maio de 2017;
- A notificação de aceite ou não aceite será encaminhada até o dia 04 de Junho para o e-mail do 1o ou único autor(a);
- Datas de inscrição: até 15 de Julho;
- O texto final para apresentação no encontro, e publicação das atas, deverá ser encaminhado até dia 10 de Setembro;
- #16.ART será realizado de 11 a 14 de Outubro;
- Workshops 14 de Outubro.

11–14 outubro 2017

Submissões até 17 de maio

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

xCoAx 2017

Computação, Comunicação, Estética & X
Programa Online

5 a 23 julho 2017
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa + Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Pensamento e Catástrofes

Ao longo de três dias, autores, ^lósofos e artistas reúnem-se para, não apenas debaterem as possibilidades de compreendermos as catástrofes, como também – no dizer de Jean-Luc Nancy – enunciarem algo do «pensamento como catástrofe».

18 a 20 maio 2017

Apresentação Pública da Bienal BoCA

A BoCA – Biennial of Contemporary Arts é uma nova bienal de artes contemporâneas que tem a sua primeira edição entre 17 de março e 30 de abril de 2017, nas cidades de Lisboa e Porto.

10 fevereiro de 2017 · 17:00

5EPRAE

EPRAE is an international meeting that intends to make public and to discuss ongoing doctoral researches students with invited discussants and a community of students and teachers of arts education.

9–10 fevereiro de 2017
Museu