Sobre a realidade clarificada pela arte: a criação artística em contexto académico

O enquadramento da criação artística em contexto académico é uma tarefa difícil e não raras vezes problemática. Da subserviência aos métodos das ciências ao isolamento da arte-pela-arte, muitas são as soluções que não parecem favorecer nem a qualidade da criação artística, nem a premência do seu enquadramento na universidade de hoje. Nesta conversa, apresentarei algumas ideias que tenho vindo a desenvolver sobre este assunto, informadas por leituras multidisciplinares e pelo meu percurso académico pessoal, que partiu de instituições que actuam estritamente no domínio da arte e humanidades para instituições essencialmente dedicadas à ciência e à engenharia. Estou hoje convencido de que a sistematização das questões e processos da criação artística não é suficiente para responder ao problema e de que a realidade clarificada pela arte é um assunto que diz respeito à academia como um todo, um desígnio que só será bem sucedido com a contribuição das várias áreas do conhecimento na identificação e reconhecimento dos seus limites e especificidades. Ainda longe de ser um trabalho terminado, aproveitarei esta oportunidade para apresentar o esboço de um fundamento para a criação artística enquanto criação de conhecimento a um grupo de pessoas que, partilhando a minha língua e o meu contexto artístico, poderão ler para além das eventuais insipiências e ajudar-me na tarefa de melhor focar e enquadrar este esforço.

1 junho

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

desfazendo / undoing it

A actividade de desfazer a exposição do it, decorre do dia 17 a 22 de Junho. Consultar o programa.

19 a 22 junho 2017

undo it party

Festa de encerramento da exposição do it, de Hans Ulrich Obrist.

22 junho 2017 · 17:30

Second Chance

Apresentação de projecto

Candidaturas até às 12:00 de 13 de abril

Mar Novo — as mãos e as vozes

O Seminário visita as várias componentes do projecto Mar Novo – arquitectura, engenharia, escultura, pintura e fotografia – enquadrando-o no seu momento histórico e artístico.

2 mar 2018

Aud. Pav. Carlos Ramos

PRINT PROBLEMS: Soft ground

Projecto de Técnicas de Impressão apresentado pelos estudantes de Mestrado Maria Catarina e David Lopes.

14 mar 2018

Artist talk // Monteith McCollum

O artista multimédia norte americano Monteith McCollum apresenta o seu trabalho, discutindo e explorando conceptualmente uma das suas trilogias em filme, com foco em questões sonoras.

8 mar 2018

Aud. Pav. Carlos Ramos

Roda de Conversa

Identidades e Interculturalidade