Sobre a realidade clarificada pela arte: a criação artística em contexto académico

O enquadramento da criação artística em contexto académico é uma tarefa difícil e não raras vezes problemática. Da subserviência aos métodos das ciências ao isolamento da arte-pela-arte, muitas são as soluções que não parecem favorecer nem a qualidade da criação artística, nem a premência do seu enquadramento na universidade de hoje. Nesta conversa, apresentarei algumas ideias que tenho vindo a desenvolver sobre este assunto, informadas por leituras multidisciplinares e pelo meu percurso académico pessoal, que partiu de instituições que actuam estritamente no domínio da arte e humanidades para instituições essencialmente dedicadas à ciência e à engenharia. Estou hoje convencido de que a sistematização das questões e processos da criação artística não é suficiente para responder ao problema e de que a realidade clarificada pela arte é um assunto que diz respeito à academia como um todo, um desígnio que só será bem sucedido com a contribuição das várias áreas do conhecimento na identificação e reconhecimento dos seus limites e especificidades. Ainda longe de ser um trabalho terminado, aproveitarei esta oportunidade para apresentar o esboço de um fundamento para a criação artística enquanto criação de conhecimento a um grupo de pessoas que, partilhando a minha língua e o meu contexto artístico, poderão ler para além das eventuais insipiências e ajudar-me na tarefa de melhor focar e enquadrar este esforço.

1 junho

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

desfazendo / undoing it

A actividade de desfazer a exposição do it, decorre do dia 17 a 22 de Junho. Consultar o programa.

19 a 22 junho 2017

undo it party

Festa de encerramento da exposição do it, de Hans Ulrich Obrist.

22 junho 2017 · 17:30

Sessão Pública de Informação

Sessão Pública de Informação sobre os cursos de Doutoramento, Mestrado e de Especialização

29 junho 2017

RE:RE: arranjar

Oficina de Performance

11/15/18 maio 2017

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Iacho / Olá

Com Konstantinos Trichas (RCA/London)

24 maio 2017

Tania Bruguera

Aula Aberta com a artista cubana

18 abril 2017

Héctor Zamora

Masterclass

13 março 2017

Auditório
Pav. Carlos Ramos

John Fiege

John Fiege makes films that engage pressing issues of environmental and social justice through the voices of those on the frontlines of injustice.

26 abril 2017

World Graphics Day | Warming Up for EDA’17

“How to Promote your Work in the Design Arena” with Roland Stieger from TGG (Switzerland) and Jeroen van Erp from Fabrique (Netherlands).

27 abril 2017

Aram Bartholl

Aula Aberta com o artista alemão

17 março 2017

Modes of Criticism 2

Debate entre Mário Moura e Francisco Laranjo e lançamento de publicação

14 fevereiro 2017

Conversa com Beatriz Gosta

Org: Introdução ao Design (Licenciatura em Design de Comunicação)

8 fevereiro 2017

Aula Aberta, Auditório Pavilhão Sul

About uncertainty

Com a artista Pia Euro

21 novembro 2016

Aula Aberta, Aula Magna

Marisa Ferreira

Apresentação das obras mais marcantes do percurso artístico de Marisa Ferreira. A apresentação conta ainda com a partilha de experiências, dificuldades e desafios sentidos pela jovem artista ao longo do seu percurso pelo estrangeiro.

6 dezembro 2016

Sala 401, Pavilhão Carlos Ramos