Sobre a realidade clarificada pela arte: a criação artística em contexto académico

O enquadramento da criação artística em contexto académico é uma tarefa difícil e não raras vezes problemática. Da subserviência aos métodos das ciências ao isolamento da arte-pela-arte, muitas são as soluções que não parecem favorecer nem a qualidade da criação artística, nem a premência do seu enquadramento na universidade de hoje. Nesta conversa, apresentarei algumas ideias que tenho vindo a desenvolver sobre este assunto, informadas por leituras multidisciplinares e pelo meu percurso académico pessoal, que partiu de instituições que actuam estritamente no domínio da arte e humanidades para instituições essencialmente dedicadas à ciência e à engenharia. Estou hoje convencido de que a sistematização das questões e processos da criação artística não é suficiente para responder ao problema e de que a realidade clarificada pela arte é um assunto que diz respeito à academia como um todo, um desígnio que só será bem sucedido com a contribuição das várias áreas do conhecimento na identificação e reconhecimento dos seus limites e especificidades. Ainda longe de ser um trabalho terminado, aproveitarei esta oportunidade para apresentar o esboço de um fundamento para a criação artística enquanto criação de conhecimento a um grupo de pessoas que, partilhando a minha língua e o meu contexto artístico, poderão ler para além das eventuais insipiências e ajudar-me na tarefa de melhor focar e enquadrar este esforço.

1 junho

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

desfazendo / undoing it

A actividade de desfazer a exposição do it, decorre do dia 17 a 22 de Junho. Consultar o programa.

19 a 22 junho 2017

undo it party

Festa de encerramento da exposição do it, de Hans Ulrich Obrist.

22 junho 2017 · 17:30

Sessão Pública de Informação

Sessão Pública de Informação sobre os cursos de Doutoramento, Mestrado e de Especialização

29 junho 2017

Narrativa Visual

Masterclass de Pieter Friedman

6 outubro 2017 · 11:30

Helena Barranha / Arte Digital e Museus

Conferência no âmbito do #16.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology

12 outubro 2017 · 14:00

Material performativity

Oficina de Performance com Pia Euro (Aalto University) e Rita Castro Neves (FBAUP)

13—16 novembro 2017

FBAUP

Morgan O’Hara / Live Transmission

Keynote do #16.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology

11 outubro 2017 · 11:15

Table des Matières

Conversa com Mattia Denisse em torno do projecto Duplo Vê.

25 outubro 2017 · 10:00

Modos de editar

Património, tecnologia, fronteiras

25 outubro 2017 · 15:00

oMuseu

Studio Mike Goes West

Desafios, experimentação, e defeito/efeito.

2+3 novembro 2017

Oficinas de Gravura

RE:RE: arranjar

Oficina de Performance