In a state of alterity – Laurie Kang e Edit Oderbolz

Arte é, em muitos casos, categorizada para que o discurso crítico possa desenvolver-se. O discurso critico permite que se estabeleça o diálogo, uma opinião e, possivelmente, impulsiona o progresso de uma disciplina artística. A orgânica e estrutura dessas disciplinas possibilita a existência do mercado de arte e História da Arte. Esta exposição irá se focar na diluição destes limites, com o objectivo de criar uma nova e indefinida área para agir entre diferentes media. A imposição destas categorias será interrogada através da natureza estética e conceptual das obras apresentadas.
Gostaríamos de nos focar na multiplicidade de estados intrínsecos a um objeto artístico; sejam estes depertados pela sua função, materialidade, valor estético ou o seu posicionamento em relação ao espaço. Temos vindo a sentir uma curiosidade na forma de um medium agir como outro. Dentro desta exposição a mesma obra pode assumir o valor material e ontológico de um outro medium, permitindo diferentes interpretações. Por exemplo, uma fotografia adquirir propriedades escultóricas ou uma escultura surgir como realidade arquitectónica. Misturando o variado leque de conceitos a que cada medium é regularmente associado, isto irá permitir que o observador decida por si mesmo o possível significado destas obras.
Nesta exposição, o Espaço Painel, Porto, apresenta obras de duas artistas internacionais: Edit Oderbolz (Suíça) e Laurie Kang (Canadá).
Os tecidos fluídos de Oderbolz - Untitled, 2008 - transformam o espaço físico que consequentemente é ativado de forma distinta por cada visitante. Esta interação será influenciada pelo interesse teórico, pré-conceitos e sensibilidade visual de cada visitante. Por sua vez, Parallelogram Studies, 2013, de Laurie Kang incide sobre a manipulação de materiais fotográficos onde a artista supera as ideias preconcebidas de colagem através da exploração de forma e de disposição de material, permitindo que cada visitante considere o seu trabalho como algo diferente.
Esta exposição irá funcionar num desfocado estado de alteridade. É a partir deste processo de pensamento que a abordagem para com a estética, códigos e até mesmo categorizações destas obras de arte serão reconsiderados.

Curadoria: João Conceição e Ben William Harris

Programação: Petri [with "y"]

27 maio a 29 junho 2017

Inauguração 17:00

Mar Novo

A exposição apresenta e discute várias peças que constituíram o projecto vencedor nas suas múltiplas valências, integrando elementos originais da extraordinária proposta que Júlio Resende desenvolveu para este ambicioso projecto colaborativo de obra pública.

17 novembro 2017 a 3 março 2018

do it

do it é uma exposição itinerante concebida e comissariada por Hans Ulrich Obrist e organizada pelo Independent Curators International (ICI), Nova Iorque.

do it is a traveling exhibition conceived and curated by Hans Ulrich Obrist, and organized by Independent Curators International (ICI), New York.

25 de março a 23 de junho 2017

Inauguração 24 de março às 18:00

doingit.fba.up.pt

As Fotografias e o Resto 3

As Fotografias e o Resto 3, é o título da terceira edição da exposição que apresenta os portfolios e projectos editoriais desenvolvidos em Práticas da Fotografia (Artes Plásticas).

24 janeiro a 2 fevereiro 2018
Inauguração 17:00

Residência Artística: Deslocações #01
Exposição de Estudantes da Licenciatura em Artes Plásticas — Multimédia

24 março a 21 abril 2018
Museu Municipal Abade Pedrosa
Museu Internacional de Escultura Contemporânea
Santo Tirso

Questões de Conservação 3

Estudos de Barata Feyo para as fontes do Direito no Palácio da Justiça do Porto

12 a 20 abril 2018
Galeria do Museu

Prémios de Aquisição FBAUP 2016/17

Exposição com os premiados das licenciaturas em Artes Plásticas e em Design de Comunicação

21 setembro a 4 outubro 2017

Galeria Cozinha

HIATO

Exposição dos alunos finalistas do 4ºano da Licenciatura em Artes Plásticas, Ramo de Escultura

25 janeiro a 25 fevereiro 2018

Fórum Maia, Galeria 4
Inauguração 19:00

Cerejas para um amigo

Exposição de desenhos do Escultor José Rodrigues

21 setembro a 6 outubro 2017

Galeria 1º andar

Slow is the New Fast

Exposição de Finalistas do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público

21 setembro a 4 outubro 2017

oMuseu e outros locais

Ecos Pop

Exposição de Isabel Cabral e Rodrigo Cabral.

14 julho a 28 outubro 2017

Time-Lapse

Exposição dos alunos finalistas da licenciatura em Artes Plásticas Multimédia da FBAUP

9 dezembro 2017 a 6 janeiro 2018
Solar, Galeria de Arte Cinemática, Rua do Lidador, Vila do Conde.

Sem Retorno

Exposição de Design de Comunicação – Finalistas LDC

22 a 30 junho 2017

Galeria do Museu
Inauguração 16:00

Addio, adieu, auf wiedersehen, goodbye

Exposição de Artes Plásticas – Finalistas Multimédia

8 a 22 junho 2017

Cooperativa dos Pedreiros
Escola Profissional de Economia Social

Tubo de Ensaios 1617

Mostra Curricular _Atelier II _ Escultura _3º ano LAP_ 2016/17

21 a 28 junho 2017

FBAUP

ANAMNESE_17

Exposição de Artes Plásticas — Pintura (estudantes finalistas)

2 a 9 junho 2017

Zona Incerta

Exposição da dupla de artistas Sturqen

17 março a 14 abril 2018

Print Proposals // Julija Pociute

Ciclo de exposições organizado pela Pós-Graduação em Gravura.

16 a 20 abril 2018
Artists Talk