O Corpo Transparente

Desenhar é a abertura de uma forma. É deste modo que Jean-Luc Nancy resume as principais razões porque desenhamos. Por um lado, antecipamos o que uma forma poderá ser. Por outro, desenhar envolve uma percepção que questiona ao mesmo tempo que regista. É por isso que embora os desenhos pareçam imagens, eles não nos dão apenas a imagem dos objectos, mas os objectos a serem interrogados.
Esta diferença está na base do uso continuado do desenho no campo da imagética científica: desenhar torna evidente que qualquer imagem é uma reelaboração subjectiva do que representa; e que na sua origem está uma realidade que é sempre filtrada pelo dispositivo com que se olha, mesmo quando – e sobretudo – se revela na aparência da sua neutralidade.
Desenhar é, por isso, o exercício de um pensamento que se quer tornar transparente.

A exposição “O Corpo Transparente” é o resultado de uma experiência pedagógica ocorrida nos últimos anos entre a FBAUP e o Museu de Anatomia Professor Nuno Grande, do ICBAS, em torno da prática do desenho num Museu de Anatomia.
Esta experiência envolve os estudantes de Desenho 2 das Licenciaturas em Artes Plásticas e Design de Comunicação. Recupera um espaço de transversalidade que o desenho sem­pre cultivou entre as diferentes áreas do conhecimento, como uma lingua franca que revela as propriedades comuns dos fenómenos investigados, entre as artes, o design e a ciência. Reflete a vontade de usar o desenho em territórios diferenciados dentro da Universidade, como parte de uma formação artística que reconhece a capacidade de o desenho informar e ser informado por outras áreas de saber.

É, por isso, uma exposição em que se mostram os processos de descoberta e invenção através dos quais cada estudante se confronta com as  realidades estranhas do corpo interior, num jogo de simulações que encontra no espaço do Museu Anatómico uma metáfora epistemológica do próprio território do desenho.

O Departamento de Desenho,

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

8 junho a 31 agosto 2017

Reitoria da Universidade do Porto
Inauguração 18:00

do it

do it é uma exposição itinerante concebida e comissariada por Hans Ulrich Obrist e organizada pelo Independent Curators International (ICI), Nova Iorque.

do it is a traveling exhibition conceived and curated by Hans Ulrich Obrist, and organized by Independent Curators International (ICI), New York.

25 de março a 23 de junho 2017

Inauguração 24 de março às 18:00

doingit.fba.up.pt

Prémios de Aquisição FBAUP 2016/17

Exposição com os premiados das licenciaturas em Artes Plásticas e em Design de Comunicação

21 setembro a 4 outubro 2017

Galeria Cozinha

Cerejas para um amigo

Exposição de desenhos do Escultor José Rodrigues

21 setembro a 6 outubro 2017

Galeria 1º andar

Slow is the New Fast

Exposição de Finalistas do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público

21 setembro a 4 outubro 2017

oMuseu e outros locais

Ecos Pop

Exposição de Isabel Cabral e Rodrigo Cabral.

14 julho a 28 outubro 2017

Mar Novo

A exposição apresenta e discute várias peças que constituíram o projecto vencedor nas suas múltiplas valências, integrando elementos originais da extraordinária proposta que Júlio Resende desenvolveu para este ambicioso projecto colaborativo de obra pública.

17 novembro 2017 a 3 março 2018

Sem Retorno

Exposição de Design de Comunicação – Finalistas LDC

22 a 30 junho 2017

Galeria do Museu
Inauguração 16:00

Addio, adieu, auf wiedersehen, goodbye

Exposição de Artes Plásticas – Finalistas Multimédia

8 a 22 junho 2017

Cooperativa dos Pedreiros
Escola Profissional de Economia Social

Tubo de Ensaios 1617

Mostra Curricular _Atelier II _ Escultura _3º ano LAP_ 2016/17

21 a 28 junho 2017

FBAUP

ANAMNESE_17

Exposição de Artes Plásticas — Pintura (estudantes finalistas)

2 a 9 junho 2017

oMuseu

Keep up

Com Filipe Afonso, Hernâni Reis Baptista, Margarida Gouveia e Natalie Sanders

16 setembro a 14 outubro 2017
Galeria Painel

Time-Lapse

Exposição dos alunos finalistas da licenciatura em Artes Plásticas Multimédia da FBAUP

9 dezembro 2017 a 6 janeiro 2018
Solar, Galeria de Arte Cinemática, Rua do Lidador, Vila do Conde.

Últimas Vagas

Candidaturas a Mestrados e Doutoramentos

11 a 15 de setembro 2017

D’après Abel Salazar: arqueologia, verificação, projeção

Iniciado em setembro de 2016, o projeto D’après Abel Salazar: arqueologia, verificação, projeção, uma colaboração entre a Casa-Museu Abel Salazar (CMAS) e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), através do seu Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão (MDTI), pretende redescobrir as técnicas de gravura usadas por Abel Salazar.

3 junho a 8 setembro 2017
Casa Museu Abel Salazar
Inauguração 3 junho às 17:00

AFINAL

Performances do Curso de Especialização em Performance

18 junho 2017

Espaço Campanhã + Rosa Imunda
A partir das 16:30

Amanhã vens?

5 a 12 maio 2017

Museu

Exposição de estudantes finalistas de Artes Plásticas – Multimédia

Sombra Eléctrica

Exposição de Paulo Freire de Almeida

3 a 17 de março 2017

Inauguração às 17:00
Museu

DO WE REALLY HAVE TO IMAGINE?

Exposição dos alunos finalistas de Artes Plásticas – Multimédia da FBAUP

Rua Ruben A, 210

Porto

Imagens do Corpo Interior

Esta exposição reúne uma seleção de desenhos de estudantes da FBAUP, reflexo da relação de cumplicidade entre o Museu de Anatomia Professor Nuno Grande, do ICBAS, e o Departamento de Desenho da FBAUP, iniciada há 3 anos. Em “Imagens do Corpo Interior” reúne-se uma seleção dos desenhos realizados pelos estudantes no 2º ano das licenciaturas em Artes Plásticas e Design de Comunicação.

27 setembro — 7 de outubro.
Inauguração 27.09 às 18h

oMuseu
– segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 18h30.