xCoAx 2017

Exposição no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Inauguração: quarta, 5 de Julho, 18h

A xCoAx é uma conferência internacional que promove a discussão e descoberta de sinergias nas fronteiras das artes digitais, sob a forma de um questionamento multidisciplinar sobre estética, computação, comunicação e o elusivo factor X que os liga. A edição de 2017 terá lugar em Lisboa, incluindo uma conferência, sessões de performances e uma exposição no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC, Rua Capelo) que integra dois núcleos.

O núcleo de convidados apresenta obras de quatro autores de renome internacional que centram a sua produção artística na arte computacional:Frieder NakePhilip GalanterOlia Lialina e Penousal Machado.

O núcleo de projectos artísticos apresentados no âmbito da conferência reúne dezenove obras de autores como Monty Adkins, o colectivo parisiense Quinzequinze, o centro de pesquisa Fabrica, Daniel Temkin, Nuno Cabrita ou Arne Eigenfeldt, que exploram o papel dos media computacionais nas práticas artísticas e do design, entre outras manifestações culturais, desde a performance à composição musical.

A inauguração da exposição, dia 5 de Julho às 18h, conta com performances de Victoria Bradbury e de Daniel Temkin.

Exposição:
Núcleo de convidados: 5 a 23 de Julho
Núcleo da conferência: 5 a 7 de Julho
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (Rua Capelo, 13)
Horário: 10:00 às 18:00

Conferência: 6 e 7 de Julho, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Performances: 6 de Julho, 21:30, Galeria ZDB

Mais informação em: 2017.xcoax.org

——————————————

xCoAx 2017

Computation, Communication, Aesthetics & X

Program now online: 2017.xcoax.org

Exhibition at Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Opening: wednesday, 5th July, 18:00

xCoAx is an international conference that promotes the discussion and discovery of synergies at the frontiers of digital arts, in the form of a multidisciplinary questioning on aesthetics, computing, communication and the elusive X factor that connects them all. The 2017 edition will take place in Lisbon, including a conference, performance sessions and an exhibition at the Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC, Rua Capelo) comprising two groups.

The guests exhibition gathers artworks by four internationally renowned authors who focus their artistic production on computer art: Frieder Nake, Philip Galanter, Olia Lialina and Penousal Machado.

The group of artistic projects showcased during the conference brings together nineteen artworks by authors such as Monty Adkins, the Parisian collective Quinzequinze, the Fabrica research center, Daniel Temkin, Nuno Cabrita and Arne Eigenfeldt, who explore the role of computational media in artistic and design practices, among other cultural manifestations, from performance to musical composition.

The opening of the exhibition, on July 5th at 6pm, features performances by Victoria Bradbury and Daniel Temkin.

Exhibition:
Guests exhibition: 5 to 23 July
Conference exhibition: July 5-7
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (Rua Capelo, 13)
Visiting hours: 10 am to 6 pm

Conference: 6th and 7th of July, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Performances: July 6, 9:30 pm, at ZDB Gallery

More information at: 2017.xcoax.org

5 a 23 julho 2017
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa + Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

Pensamento e Catástrofes

Ao longo de três dias, autores, ^lósofos e artistas reúnem-se para, não apenas debaterem as possibilidades de compreendermos as catástrofes, como também – no dizer de Jean-Luc Nancy – enunciarem algo do «pensamento como catástrofe».

18 a 20 maio 2017

Apresentação Pública da Bienal BoCA

A BoCA – Biennial of Contemporary Arts é uma nova bienal de artes contemporâneas que tem a sua primeira edição entre 17 de março e 30 de abril de 2017, nas cidades de Lisboa e Porto.

10 fevereiro de 2017 · 17:00

5EPRAE

EPRAE is an international meeting that intends to make public and to discuss ongoing doctoral researches students with invited discussants and a community of students and teachers of arts education.

9–10 fevereiro de 2017
Museu