Milton Sogabe / Pensamentos e objetos que constróem a realidade

Entrar em contato com o real é traduzi-lo através do nosso Umwelt, que é modificado o tempo todo através do conhecimento e da tecnologia. Nesse processo de interpretação do real e construção da realidade, pensamentos, objetos e ações são simultaneamente produtos e produtores. A Arte participa desse sistema, tal como todas as áreas do conhecimento, porém a sociedade delega ao artista o direito da subversão, da licença poética, para ver o mundo por outros pontos de vista inusitados, fato que parece ser essencial para a sobrevivência da espécie. Embora a criação esteja presente em todas as atividades humanas, consideramos que é na Arte onde ela encontra seus limites na imaginação. A materialização dessa imaginação em objetos e pensamentos afeta a realidade em que medidas?
Milton Terumitsu Sogabe Licenciatura Plena em Educação Artística - Artes Plásticas, pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (1979), mestrado (1990) e doutorado (1996) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorado na Universidade de Aveiro, Portugal (2015). Do início dos anos 70 até meados dos anos 80 apresenta produção artística em desenho e gravura. Em final dos anos 70 organiza e participa do “Tupinãodá”, grupo pioneiro de grafiteiros em São Paulo. Em 1985 inicia pesquisa e produção em Arte-Tecnologia, nessa época mais especificamente em Arte-Telecomunicação, sendo que em 1996 forma com outros artistas, o SCIArts - Equipe Interdisciplinar, quando passa a trabalhar com Instalações Interativas, baseadas em novas tecnologias e teorias científicas. A partir de 2009 cria o Grupo de Pesquisa cAt (ciência/ARTE/tecnologia) que se orienta pela produção prático-teórica. Bolsista Produtividade CNPq desde 2008. Atualmente é docente da Universidade Anhembi-Morumbi, no Programa de Pós-Gradução em Design e colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes, na Universidade Estadual Paulista – UNESP.

13 outubro 2017 · 14:00

desfazendo / undoing it

A actividade de desfazer a exposição do it, decorre do dia 17 a 22 de Junho. Consultar o programa.

19 a 22 junho 2017

undo it party

Festa de encerramento da exposição do it, de Hans Ulrich Obrist.

22 junho 2017 · 17:30

Second Chance

Apresentação de projecto

Candidaturas até às 12:00 de 13 de abril

Mar Novo — as mãos e as vozes

O Seminário visita as várias componentes do projecto Mar Novo – arquitectura, engenharia, escultura, pintura e fotografia – enquadrando-o no seu momento histórico e artístico.

2 mar 2018

Aud. Pav. Carlos Ramos

PRINT PROBLEMS: Soft ground

Projecto de Técnicas de Impressão apresentado pelos estudantes de Mestrado Maria Catarina e David Lopes.

14 mar 2018

Artist talk // Monteith McCollum

O artista multimédia norte americano Monteith McCollum apresenta o seu trabalho, discutindo e explorando conceptualmente uma das suas trilogias em filme, com foco em questões sonoras.

8 mar 2018

Aud. Pav. Carlos Ramos