Sinlugar // Juan Carlos Meana

Nesta conferência mostrar-se-á a análise e o enfoque nos fazeres da arte a partir de uma prática artística. Nela se indaga da nossa condição de sujeitos que construímos imagens e símbolos para o nosso estar com o mundo e também para nos relacionarmos com os outros. Nos processos de identidade do sujeito com os lugares, as ideologias e os símbolos dá-se uma tensão entre o eu o nós que vem sendo o eixo argumental do trabalho artístico dos últimos anos de Juan Carlos Meana.

BIO:

Artista y profesor del Departamento de Pintura de la Universidad de Vigo en España. Se doctoró en Bellas Artes en el año 1993 en la Universidad del País Vasco. Estudió en la ENSBA de Paris (1987-89) con C. Boltanski. Su actividad se centró inicialmente en la práctica de la pintura para ampliarse a otras disciplinas artísticas contemporánea, especialmente la escultura y las instalaciones, habiendo realizado más de una veintena de exposiciones individuales y numerosas colectivas. Asimismo realiza un trabajo de reflexión sobre la práctica artística contemporánea y la docencia del arte, habiendo publicado artículos, dos libros monográficos, dirigido tesis doctorales y formado parte de grupos de investigación. Sus creaciones e investigación se han desarrollado en torno a varias temáticas como es el mito de Narciso y los numerosos recursos plásticos de la imagen en el espejo; la negación de la imagen como estrategia creativa; o las tensiones entre individuo y el grupo social al que pertenece, haciendo visible esta tensión con imágenes, objetos y símbolos.

org. Doutoramento em Artes Plásticas

13 dezembro 2017 · 16:00

Aud. Pav. Sul

desfazendo / undoing it

A actividade de desfazer a exposição do it, decorre do dia 17 a 22 de Junho. Consultar o programa.

19 a 22 junho 2017

undo it party

Festa de encerramento da exposição do it, de Hans Ulrich Obrist.

22 junho 2017 · 17:30

Second Chance

Apresentação de projecto

Candidaturas até às 12:00 de 13 de abril

Mar Novo — as mãos e as vozes

O Seminário visita as várias componentes do projecto Mar Novo – arquitectura, engenharia, escultura, pintura e fotografia – enquadrando-o no seu momento histórico e artístico.

2 mar 2018

Aud. Pav. Carlos Ramos

PRINT PROBLEMS: Soft ground

Projecto de Técnicas de Impressão apresentado pelos estudantes de Mestrado Maria Catarina e David Lopes.

14 mar 2018

Artist talk // Monteith McCollum

O artista multimédia norte americano Monteith McCollum apresenta o seu trabalho, discutindo e explorando conceptualmente uma das suas trilogias em filme, com foco em questões sonoras.

8 mar 2018

Aud. Pav. Carlos Ramos