Cidade Olímpica // António Colchete Filho e Inês Moreira

Esta palestra propõe-se a apresentar parte da história carioca recente após o anúncio de que o Rio de Janeiro foi eleito como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, de modo a verificar como as intervenções para os espaços livres urbanos da área central têm tratado a arte pública e o mobiliário urbano nas suas propostas, posto que esse conjunto de elementos presentes nas cidades emerge muitas vezes como síntese da experiência simbólica e aferidor da qualidade espacial de um lugar. A partir da programação de um evento de caráter global na cidade, uma série de projetos foi desenvolvida para a criação de condições favoráveis para a realização dos jogos, de acordo com o padrão internacional requerido para estas situações.

ANTÓNIO COLCHETE FILHO (Barsil) Arquiteto e Urbanista (FAU/UFRJ), mestre em Urbanismo (PROURB/UFRJ), doutor em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ) e professor associado da graduação e da pós-graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora (PROAC/UFJF). O tema da palestra faz parte da pesquisa de pós-doutoramento em Paisagismo (MPAP/UFRJ), com auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil).

INÊS MOREIRA (1977, Portugal) é arquitecta, curadora e investigadora de pós-doutoramento. Afiliada ao IHA-FCSH, Universidade Nova de Lisboa. Professora convidada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde lecciona Cultura Contemporânea e Estudos Curatoriais. Co-editora do Jornal Arquitectos, revista oficial da Ordem dos Arquitectos. Doutorada em Curatorial/Knowledge [Goldsmiths College, University of London, 2014], Mestre em Arquitetura e Cultura Urbana [Metropolis, UPC / CCCB, Barcelona, 2003], licenciada em Arquitetura [FAUP, Porto, 2001].

org. I2ADS

11 dezembro 2017 · 16:30

Auditório Pav. Carlos Ramos

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

João Queiroz

Aula aberta com João Queiroz em que o artista falará sobre a sua obra que promove um discurso reflexivo acerca da função da imagem dentro da pintura contemporânea, através de representações sensoriais e não-descritivas da paisagem.

21 nov 2018

desfazendo / undoing it

A actividade de desfazer a exposição do it, decorre do dia 17 a 22 de Junho. Consultar o programa.

19 a 22 junho 2017

undo it party

Festa de encerramento da exposição do it, de Hans Ulrich Obrist.

22 junho 2017 · 17:30

Second Chance

Apresentação de projecto

Candidaturas até às 12:00 de 13 de abril

Mar Novo — as mãos e as vozes

O Seminário visita as várias componentes do projecto Mar Novo – arquitectura, engenharia, escultura, pintura e fotografia – enquadrando-o no seu momento histórico e artístico.

2 mar 2018

Aud. Pav. Carlos Ramos