Das ligações – espaço doméstico ou realidade domesticada

Exposição dos estudantes do 1º ano do Doutoramento em Artes Plásticas. Exposição multimedial e, por opção, envolvida conceptualmente por uma temática que atravessa todas as obras presentes. No texto de apresentação afirma-se o seguinte:

A noção de doméstico está intimamente ligada à de limite próximo. As paredes da casa —Domus. A expansão da aldeia global não se faz em direcção a coordenadas exponenciais, antes em sentido regressivo. A aldeia testa os limites e involui para uma casa aparelhada em ligações. A vontade de domesticação transforma a charneira do espaço em limite visível. As ligações complexificam-se; mas, somente no seu interior. Já não existe exterior, daí a sua natural condição doméstica. Paradoxalmente, apenas a exiguidade do privado no interior da casa possibilita a ligação. E, se o processo de aceleração da domesticação se ausenta da clássica oposição hegeliana entre amo e escravo, por clara desfocagem e descentramento do alvo de poder, esta constitui-se a partir de uma constatação determinante, aquilo a que Cornelius Castoriadis designa por ascensão da insignificância. Uma habituação passiva e ininterrupta a noções que se encontram sobredimensionadas e que, por exaustão, se confinam a uma imensa nulidade e apatia. A este estado de coisas corresponde uma descrição canónica de domesticação. Aparentemente uma condição de impossibilidade. A ligação nunca poderá ser livre no interior desta condição. Estão, então, lançados os dados para a disseminação de possibilidades que permitam o escape à impossibilidade imposta.

Será, então, em torno destas questões tão importantes e necessárias que as obras tentarão envolver e envolver-se no sentido de as questionar na forma singular que estas sempre o fazem. Como possibilidade aberta. Como arte.

2 a 16 março 2018

inauguração às 18:00

EXPOSIÇÕES ANTERIORES

Mar Novo

A exposição apresenta e discute várias peças que constituíram o projecto vencedor nas suas múltiplas valências, integrando elementos originais da extraordinária proposta que Júlio Resende desenvolveu para este ambicioso projecto colaborativo de obra pública.

17 novembro 2017 a 3 março 2018

do it

do it é uma exposição itinerante concebida e comissariada por Hans Ulrich Obrist e organizada pelo Independent Curators International (ICI), Nova Iorque.

do it is a traveling exhibition conceived and curated by Hans Ulrich Obrist, and organized by Independent Curators International (ICI), New York.

25 de março a 23 de junho 2017

Inauguração 24 de março às 18:00

doingit.fba.up.pt

As Fotografias e o Resto 3

As Fotografias e o Resto 3, é o título da terceira edição da exposição que apresenta os portfolios e projectos editoriais desenvolvidos em Práticas da Fotografia (Artes Plásticas).

24 janeiro a 2 fevereiro 2018
Inauguração 17:00

Residência Artística: Deslocações #01
Exposição de Estudantes da Licenciatura em Artes Plásticas — Multimédia

24 março a 21 abril 2018
Museu Municipal Abade Pedrosa
Museu Internacional de Escultura Contemporânea
Santo Tirso

Questões de Conservação 3

Estudos de Barata Feyo para as fontes do Direito no Palácio da Justiça do Porto

12 a 20 abril 2018
Galeria do Museu

Prémios de Aquisição FBAUP 2016/17

Exposição com os premiados das licenciaturas em Artes Plásticas e em Design de Comunicação

21 setembro a 4 outubro 2017

Galeria Cozinha

HIATO

Exposição dos alunos finalistas do 4ºano da Licenciatura em Artes Plásticas, Ramo de Escultura

25 janeiro a 25 fevereiro 2018

Fórum Maia, Galeria 4
Inauguração 19:00

Cerejas para um amigo

Exposição de desenhos do Escultor José Rodrigues

21 setembro a 6 outubro 2017

Galeria 1º andar

Slow is the New Fast

Exposição de Finalistas do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público

21 setembro a 4 outubro 2017

oMuseu e outros locais

Ecos Pop

Exposição de Isabel Cabral e Rodrigo Cabral.

14 julho a 28 outubro 2017

Bucha

Exposição Coletiva do Mestrado em Artes Plásticas — Escultura com Bárbara Rosário, Beatriz Bizarro, Bruno Pedreira, Carolina Aguiam, Gil Raro, Grécia Paola, Inês Silva, João Pinto, Marta Arcanjo, Ricardo Pinho e Sara Ramone.

4 a 18 maio 2018
Hall do Auditório Ferreira da Silva · Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Rua do Campo Alegre
Inauguração às 17:00

Time-Lapse

Exposição dos alunos finalistas da licenciatura em Artes Plásticas Multimédia da FBAUP

9 dezembro 2017 a 6 janeiro 2018
Solar, Galeria de Arte Cinemática, Rua do Lidador, Vila do Conde.

Sem Retorno

Exposição de Design de Comunicação – Finalistas LDC

22 a 30 junho 2017

Galeria do Museu
Inauguração 16:00

Addio, adieu, auf wiedersehen, goodbye

Exposição de Artes Plásticas – Finalistas Multimédia

8 a 22 junho 2017

Cooperativa dos Pedreiros
Escola Profissional de Economia Social

Tubo de Ensaios 1617

Mostra Curricular _Atelier II _ Escultura _3º ano LAP_ 2016/17

21 a 28 junho 2017

FBAUP

ANAMNESE_17

Exposição de Artes Plásticas — Pintura (estudantes finalistas)

2 a 9 junho 2017

Zona Incerta

Exposição da dupla de artistas Sturqen

17 março a 14 abril 2018
Galeria Painel

Obra de Mão

Exposição de projectos sobre peças cedidas pelo Museu da História da Medicina “Maximiano Lemos” da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

10 a 25 maio 2018
Sala de Exposições · Reitoria da Universidade do Porto
Praça de Gomes Teixeira
Inauguração às 18:00

Print Proposals // Julija Pociute

Ciclo de exposições organizado pela Pós-Graduação em Gravura.

16 a 20 abril 2018
Artists Talk