Second Chance

Período previsto: a partir de 16 de Abril até 31 de Maio

Promotores: Porto Vivo e Porto Lazer

Contexto:
Integrado no programa europeu “UrbAct” (em parceria com a Câmara Municipal do Porto, Porto Lazer e Porto Vivo) as Residências Artísticas “Second Chance: FBAUP no Armazém de Sta. Clara” pretendem envolver um conjunto de estudantes de 2º Ciclo da Faculdade de Belas Artes do Porto em torno de um programa temporário de acções e intervenções sobre edifícios devolutos — por um lado, re-activar temporariamente um espaço (edifício) devolvendo-o à cidade; por outro lado, pensar as novas articulações entre o lugar/cidade, comunidade residente e prática artística a partir de intervenções temporárias.

Objectivos:
Incentivar processos colaborativos e multidisciplinares, reforçando aspectos da colaboração entre estudantes de diferentes cursos, face a questões espaciais e construtivas, procurando desenvolver uma dimensão relacional e performativa em articulação com a cidade.

Participação
O Programa é dirigido a todos os estudantes inscritos num 2º Ciclo de Estudos na FBAUP nas áreas de Artes Plásticas, Design ou Ciências da Arte, que possuam:

- Interesse em técnicas de construção a partir de aproveitamento de materiais;
- Interesse em explorar as relações/porosidades entre o privado e o público;
- Interesse em práticas relacionais.

Workshops:
Os workshops serão desenvolvidos tendo em conta os seguintes objectivos gerais:

1. A criação de um dispositivo tridimensional e /ou de comunicação que funcione ao mesmo tempo enquanto instalação e cenografia para exposição de trabalhos e processos; e enquanto conector com a envolvente social e urbana;
  2. A criação, a partir do dispositivo/objecto anterior, de pequenos “sub-objectos” (móveis/transportáveis) que possam contaminar outros espaços e articular-se com a respectiva comunidade residente chamando-a a participar nos processos de trabalho e discussão.
  3. A criação de registos de diferentes naturezas, materiais, fotográficos, videográficos, sonoros, que na sua análise dos processos de trabalho deles façam parte integrante.

O Programa dos Workshops deverá organizar-se em duas fases:

1. Fase de discussão e desenvolvimento de ideias e respectiva concretização;
  2. Fase de programação, definição e produção de conteúdos, contaminação do espaço público, articulação com a comunidade.

Pretende-se também a abertura de um laboratório/estúdio permanente de trabalho no espaço — para envolvimento e prolongamento dos ateliers da FBAUP — liderado por 2 ou 3 estudantes de 2º Ciclo com interesse de investigação neste tipo de espaços.

Calendarização prevista (datas finais a confirmar):

Apresentação do Projecto: 10 de Abril, Aula Magna, FBAUP
Convidados: Diretor e docentes da FBAUP, Cláudia Melo pela Porto Lazer, Arq. Paulo Valença ( Direção de Planeamento e Gestão Operacional da Porto Vivo SRU )

16 de Abril
Workshop (duração = 10 dias) podendo estar a decorrer mais do que um projecto em simultâneo e com convidados por dia em diálogo.

Coordenação: Miguel Costa e Rute Rosas
Convidados: a confirmar da lista geral de convidados

28 de Abril (convidados e data a confirmar)
“Apresentar o Presente e discutir o Futuro” — abertura ao público dos resultados das residências / workshop, incluindo momentos de discussão e continuidade com o que foi feito durante o workshop (mesas redondas, debates, e conversas informais).

Coordenação: Gabriela Vaz-Pinheiro
Convidados: a confirmar da lista geral de convidados

Durante o mês de Maio

“Open call”
Programa de intervenções a partir de uma open call em que os estudantes terão que propor, montar, apresentar e desmontar uma intervenção selecionada a partir da open call.

Coordenação: Rute Rosas

Exposição Final
20 a 25 Maio: montagem;

26 de Maio: abertura e sessão com os convidados e restante a equipa;
26 a 31 de Maio: Exposição e desmontagem.

Equipa e Convidados (alguns em confirmação, outros se juntarão):
Coordenação: Rute Rosas; Gabriela Vaz-Pinheiro; Miguel Costa.

Convidados (alguns em confirmação):
Aida Gomez, Álvaro Domingues, Ana Almeida Pinto, Andreia Garcia, Carlos Arteiro, Cristiana Felgueiras, Diogo Aguiar, Hernâni Reis Baptista,  José Carneiro, Lígia Ferro, Liliana Pinto, Nuno Pimenta, Patrícia Costa, Pedro Cavaco Leitão, Pedro Tudela,
Institucionais: Cláudia Melo, Arq.º Paulo Valença.
Inscrição/Selecção: Cada estudante interessado deverá submeter candidatura até ao dia 13 de abril expondo as razões do seu interesse e declarando disponibilidade de calendário para participar.

Second Chance - Link para Candidaturas

Candidaturas até às 12:00 de 13 de abril

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

João Queiroz

Aula aberta com João Queiroz em que o artista falará sobre a sua obra que promove um discurso reflexivo acerca da função da imagem dentro da pintura contemporânea, através de representações sensoriais e não-descritivas da paisagem.

21 nov 2018

desfazendo / undoing it

A actividade de desfazer a exposição do it, decorre do dia 17 a 22 de Junho. Consultar o programa.

19 a 22 junho 2017

undo it party

Festa de encerramento da exposição do it, de Hans Ulrich Obrist.

22 junho 2017 · 17:30

Mar Novo — as mãos e as vozes

O Seminário visita as várias componentes do projecto Mar Novo – arquitectura, engenharia, escultura, pintura e fotografia – enquadrando-o no seu momento histórico e artístico.

2 mar 2018

Aud. Pav. Carlos Ramos