Geometry at Fine Arts and Design Faculties — European Encounter of Erasmus Partner Faculties

No contexto das Belas Artes e do Design, a Geometria pode ser explorada através dos Sistemas Representação, como uma estrutura para o Desenho, relativamente às formas e aos espaços. Seguindo o que L. Cabezas (1995) escreveu, "El andamiaje de la representación", a Geometria poderá andaimar o Desenho. Torna-se altamente conveniente, assim pensamos, demonstrar a importância da Geometria para o Desenho dentro do ensino das Belas Artes e do Design, principalmente, porque desenhar é uma atividade humana promotora do conhecimento e da reflexão, num equilíbrio permanente entre ver, pensar e registar. Além disso, como o Desenho é certamente um mediador entre Arte, Ciência e Tecnologia, muito o realizando através da Geometria, é de suma importância sublinhar tal característica, quando a Arte e a Ciência vêm estabelecendo laços cada vez mais estreitos. A Geometria irá revelar da Ciência e levará cognição ao Desenho (J. VIEIRA, 2007). O “Geometry at Fine Arts and Design Faculties - European Encounter of Erasmus Partner Faculties” será um encontro internacional sobre pedagogia e didática da Geometria e Perspetiva orientadas para o Desenho. Será uma reunião de docentes que debaterão assuntos comuns no âmbito da pedagogia, da didática e da investigação. Além disso, o Encontro também revelará, ou divulgará, à comunidade o papel da Geometria como estrutura do Desenho, no contexto das Belas Artes e do Design, através de três conferências abertas à comunidade: Lino Cabezas (7 de maio), Navarro de Zuvillaga (8 de maio) e Martin Kemp (9 de maio).

7 a 9 maio 2018
FBAUP, Junta de Freguesia do Bonfim e Escola Artística de Soares dos Reis.

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

#16.ART

Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology

11 a 14 outubro 2017 · 9:00
Pavilhão Sul, Aula Magna, Galeria Cozinha, Museu

UD17: NoiseWise

Sixth Forum on Doctoral Design Research

16 e 17 outubro 2017
UPTEC PINC

FuturePlaces

10º medialab para a cidadania / 10th medialab for citizenship

17 a 21 outubro 2017
UPTEC PINC, Maus Hábitos, Mira Forum, Passos Manuel

xCoAx 2017

Computação, Comunicação, Estética & X
Programa Online

5 a 23 julho 2017
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa + Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Mirrors&Perspectives // Lino Cabezas Gelabert

Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.

7 maio 2018
Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, Porto

Pensamento e Catástrofes

Ao longo de três dias, autores, ^lósofos e artistas reúnem-se para, não apenas debaterem as possibilidades de compreendermos as catástrofes, como também – no dizer de Jean-Luc Nancy – enunciarem algo do «pensamento como catástrofe».

18 a 20 maio 2017

Apresentação Pública da Bienal BoCA

A BoCA – Biennial of Contemporary Arts é uma nova bienal de artes contemporâneas que tem a sua primeira edição entre 17 de março e 30 de abril de 2017, nas cidades de Lisboa e Porto.

10 fevereiro de 2017 · 17:00

5EPRAE

EPRAE is an international meeting that intends to make public and to discuss ongoing doctoral researches students with invited discussants and a community of students and teachers of arts education.

9–10 fevereiro de 2017
Museu