Select Page

CONVERSAS // TALKS

(PT)

Galeria Portátil | Pierrot le Fou, Susana Lourenço Marques (23 DE JULHO)

A Pierrot le Fou propõe a realização de uma galeria portátil, itinerante, para acolhimento de projectos de fotografia e vídeo, com uma programação inicial de três exposições que pensam as formas de viver e usar a cidade. Enquanto objecto formaliza-se como um edifício imaginário miniaturizado, inspirado na Boîte-en-Valisede Marcel Duchamp, provocando a noção de privacidade do espectador e tornando ambíguo o sentido de escala. Através de projectos inéditos, os fotógrafos Katalin Déer, Carlos Lobo e Dinis Santos são convidados a apropriar-se da especificidade deste objecto-espaço, em especial pelos desafios de percepção e proporção nele ensaiadas, assumindo o acto de expor como forma de experimentação continuada da obra e, tal como na câmara escura, transformando cada exposição num mecanismo mediador de percepção. Construído de modo a ser autónomo, permite-se a ser instalado fora dos espaços artísticos convencionais.

 

The Backup Project | Tiago Casanova e Christiane Peschek (24 DE JULHO)

The Backup Project é um projeto conceptual e interactivo que se foca no tema da acessibilidade total do arquivo fotográfico pessoal. Uma reflexão sobre fotografia, memória e fotolivros. Assume-se a fotografia como ficção, uma interpretação da realidade, pois a perspectiva do fotógrafo nunca é totalmente transmitida estando sempre sujeita à interpretação, onde cada espectador aplica as suas próprias memórias e experiências de vida para ler uma selecção de imagens. Neste projeto inverte-se o sistema, assumindo a subjetividade em torno da interpretação da imagem e em vez de trabalhar a edição e a selecção de imagens, assume-se a aleatoriedade e a coincidência. Este é um livro onde cada cópia é única e construída aleatoriamente pelo comprador através de um site interativo.

Este projeto é o resultado de uma pesquisa contínua em torno de memória, arquivo e o binómio realidade/ficção, onde se questiona o papel da fotografia como um processo de memória alternativa. Como as pessoas arquivam essas memórias e as diferenças entre a interpretação de uma memória pelo seu próprio produtor ou por espectadores independentes.

 

Fenómeno do Fotolivro | Horácio Fernandez (25 DE JULHO)

Horácio Fernandez reivindica o valor do fotolivro na cultura visual contemporânea e propõe uma reinterpretação da história da fotografia através do fotolivro e da fotografia impressa. O seu discurso realiza um recorrido aberto pela história do fotolivro, desde os seus inícios à produção contemporânea.

Nos últimos anos, os fotolivros viveram um período de grande expansão e passaram a ocupar uma posição central na fotografia contemporânea. Actualmente produzem-se mais livros que nunca, compram-se e vendem-se, trocam-se e coleccionam-se. A edição independente ou a autoedição de livros e zines converteram-se num fenómeno de grande repercussão, tanto no sector editorial como artístico e comprova-se como, em plena era digital, existe um retorno ao objecto impresso. Muitos autores encontram neste formato não apenas uma boa ferramenta para mostrar as suas fotografias, como também o lugar perfeito para a experimentação e a criatividade. A estes factores suma-se um crescente interesse pela reinterpretação da história da fotografia através do papel histórico do fotolivro e da fotografia impressa, tal como demostram os ambiciosos estudos e projectos realizados a nível global.

 

The Rising Card | Walter Costa (26 DE JULHO)

The Rising Card provoca a criatividade com um baralho de dicas, exercícios e reflexões sobre edição e narrativas visuais, com uma atenção especial ao processo de criação de um fotolivro.

Este projecto nasce para ajudar autores, editores e professores a aproximarem-se ao maior desafio da fotografia de hoje. À medida que as imagens inexoravelmente invadem o mundo, as decisões que se tomam para editar fotografias e criar narrativas são cada vez mais importantes. Com um formato lúdico inspirado nas Oblique Strategiesdo músico Brian Eno, The Rising Card traz para o universo fotográfico o mesmo objetivo de estimular o pensamento lateral e a confiança no acaso como motor criativo. Desde do cinema à poesia, os conteúdos deste tarôt são constantemente actualizados com contribuições de renomados “jogadores convidados” de todo mundo.

 

Processo editorial | Ghost Editions, David-Alexandre Guéniot (27 DE JULHO)

Ghost Editions pretende desenvolver a temática do “saber/fazer” do editor, definindo as competências, objetivos e limitações do editor e do fotógrafo enquanto autor. Nesta conferência, pretende-se mostrar o processo editorial quer de um fotolivro editado, bem como o de um fotolivro ainda em processo de edição. Esta mostra servirá como uma oportunidade para reflectir sobre as questões colocadas por cada fotolivro - as diferentes formas de chegar a uma solução editorial, gráfica ou técnica - valorizando a tentativa, o erro, a maqueta, a “espera”.

 

(ENG)

 

Portable gallery | Susana Lourenço Marques, Pierrot le Fou (23rdof July) 

Pierrot le Fou proposes the realization of an itinerant and portable gallery, hosting projects of photography and video, with an initial program of three exhibitions reflecting on ways to live and use the city. As an object, it’s formalized as a miniaturized imaginary building, inspired in Boîte-en-Valiseby Marcel Duchamp, provoking the notion of the spectator's privacy and making ambiguous the sense of scale. Through unpublished projects, the photographers Katalin Déer, Carlos Lobo and Dinis Santos are invited to take advantage of the specificity of this object-space, especially the challenges of perception and proportion rehearsed in it, assuming the act of exposing as a way of continuous experimentation of the works and, as in a dark camera, transforming each exposure into a mediating mechanism of perception. Built to be autonomous, it is allowed to be installed outside the conventional artistic spaces.

 

The Backup Project | Tiago Casanova (24th of July)

The Backup Project is a conceptual and interactive project that focuses on the total file accessibility of personal photo archive. A reflection about photography, memory and photobooks. The photograph is assumed as fiction, an interpretation of reality, as the perspective of the photographer is never totally transmitted, being always subject to interpretation, where each spectator applies their own memories and experiences to read a selection of images. In this project the system is inverted, assuming the subjectivity around the interpretation of the image and instead of working on the editing and selection of images, one assumes randomness and coincidence. This is a book where each copy is unique and randomly constructed by the buyer through an interactive website.

This project is the result of a continuous search around memory, archive and the binomial reality /fiction, where the role of photography is questioned as an alternative memory process. How people archive these memories and the differences between the interpretation of a memory by its own producer or by independent viewers.

 

Photobook Phenomenon | Horácio Fernandez (25thof July)

“Horacio Fernandez reclaims the value of the photobook in the contemporary visual culture and proposes a reinterpretation of the history of photography through the photobook and the printed photograph. His speech takes an open tour of the history of the photobook, from its beginnings to contemporary production.

In the last years, photobooks lived a period of great expansion and they came to occupy a central position in contemporary photography. More books are produced today than ever before, bought and sold, exchanged and collected. Independent editions or self-publishing of books and zines have become a phenomenon of great repercussion, both in the editorial and artistic sector; and it’s proven that, in the digital age, there is a return to the printed object. Many authors find in this format not only a good tool to show their photographs, but also the perfect place for experimentation and creativity. These factors add up to a growing interest in the reinterpretation of the history of photography through the historical role of the book and print, as shown by the ambitious studies and projects carried out globally.”

 

The Rising Card | Walter Costa (26thof July)

The Rising Card provokes creativity with a pack of tips, exercises and reflections on editing and visual narratives, with a special focus on the process of creating a photobook. This project was born to help authors, editors and teachers come closer to today's biggest challenge. As images inexorably invade the world, the decisions to edit photographs and create new narratives are very important. With a playful format inspired by the Oblique Strategiesby musician Brian Eno, The Rising Card brings to the photographic universe the same goal of stimulating lateral thinking and trust in chance as a creative engine. From cinema to poetry, the contents of this tarot are constantly updated with contributions from renowned "guest players" from everywhere.

 

Editorial process | David-Alexandre Guéniot, Ghost Editions (27thof July)

Ghost Editions intends to develop the editor's "know-how" theme, defining the skills, objectives, and limitations of the publisher and the photographer as the author. In this conference, it is intended to show the editorial process of an edited photobook or a book still in process of being edited. This presentation will serve as an opportunity to think about the photobook process - the different ways in reaching an editorial, graphic or technical solution - valuing the trial, the error, the model, the "waiting".

 

 

+info


23 a 27 julho 2018
18:00

Aula Magna

Actividade no âmbito do Loading Fest

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Feira do Livro

Apareçam e descubram leituras para as férias!


22 a 28 junho 2017

Livraria i2ADS

Sessão Solene

Sessão Solene de abertura do ano lectivo.


22 setembro 2017 · 15:30

Aula Magna

desfazendo / undoing it

A actividade de desfazer a exposição do it, decorre do dia 17 a 22 de Junho. Consultar o programa.


19 a 22 junho 2017

Pavilhão de Exposições

undo it party

Festa de encerramento da exposição do it, de Hans Ulrich Obrist.


22 junho 2017 · 17:30

Pavilhão de Exposições

Second Chance

Apresentação de projecto


Candidaturas até às 12:00 de 13 de abril

Mar Novo — as mãos e as vozes

O Seminário visita as várias componentes do projecto Mar Novo – arquitectura, engenharia, escultura, pintura e fotografia – enquadrando-o no seu momento histórico e artístico.


2 mar 2018
15:00

Aud. Pav. Carlos Ramos

PRINT PROBLEMS: Soft ground

Projecto de Técnicas de Impressão apresentado pelos estudantes de Mestrado Maria Catarina e David Lopes.


14 mar 2018
14:00

Oficinas de Técnicas de Impressão

Artist talk // Monteith McCollum

O artista multimédia norte americano Monteith McCollum apresenta o seu trabalho, discutindo e explorando conceptualmente uma das suas trilogias em filme, com foco em questões sonoras.


8 mar 2018
16:00

Aud. Pav. Carlos Ramos

REAL BOOKS // Lennart Mänd

Conversa de abertura da exposição PRINT PROPOSALS: Lennart Mänd


21 mar 2018
14:00

Galeria Cozinha

Roda de Conversa

Identidades e Interculturalidade
Ensino diferenciado na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas


4 abr 2018
15:00

PA201