Temporary and Distributed Libraries: Instigating Archive Dynamism // Alessandro Ludovico

Aula Aberta com Alessandro Ludovico, investigador, artista e editor da revista Neural. Ludovico explorará como o papel das bibliotecas se está a transformar de sistemas culturais centrais na transformação para um ainda indefinido novo tipo de organismo cultural que é influenciado pela criação espontânea de vários tipos de bibliotecas que se interconectam (ou não) ao sistema centralizado. As bibliotecas precisam de evoluir desde um papel histórico e monumental, que presta serviços sociais relevantes, para se tornarem em infraestruturas do conhecimento abrangentes e ligadas em rede. Duas das abordagens possíveis a este processo são a criação de "bibliotecas temporárias", que servem necessidades específicas durante e.g. eventos, e que se podem tornar posteriormente em recursos permanentes, e "bibliotecas distribuídas", que integram coleções relevantes de conhecimento especializado que se foi acumulando no sistema de bibliotecas tradicional sem que este tenha nele investido estruturalmente.

Alessandro Ludovico é doutorado pela Anglia Ruskin University em Cambridge e é Professor Associado na Winchester School of Art, University of Southampton. Ludovico publicou e editou vários livros, entre os quais "Post-Digital Print" — http://postdigitalprint.org, e é o autor da trilogia de trabalhos "Hacking Monopolism" (Google Will Eat Itself, Amazon Noir, Face to Facebook).

ORG: Departamento de Design, LDC + MDGPE

18 jun 2018

desfazendo / undoing it

A actividade de desfazer a exposição do it, decorre do dia 17 a 22 de Junho. Consultar o programa.

19 a 22 junho 2017

undo it party

Festa de encerramento da exposição do it, de Hans Ulrich Obrist.

22 junho 2017 · 17:30

Second Chance

Apresentação de projecto

Candidaturas até às 12:00 de 13 de abril

Mar Novo — as mãos e as vozes

O Seminário visita as várias componentes do projecto Mar Novo – arquitectura, engenharia, escultura, pintura e fotografia – enquadrando-o no seu momento histórico e artístico.

2 mar 2018

PRINT PROBLEMS: Soft ground

Projecto de Técnicas de Impressão apresentado pelos estudantes de Mestrado Maria Catarina e David Lopes.

14 mar 2018

Artist talk // Monteith McCollum

O artista multimédia norte americano Monteith McCollum apresenta o seu trabalho, discutindo e explorando conceptualmente uma das suas trilogias em filme, com foco em questões sonoras.

8 mar 2018