Jornadas Didácticas 2018

A Associação dos Professores de Geometria e de Desenho, o Departamento de Desenho e o I2ADS organizam a segunda edição das JORNADAS DIDÁCTICAS, que terão lugar na FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO, durante os dias 5 e 6 de outubro de 2018.

As JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 desafiam professores dos ensinos básico, secundário e superior e estudantes de mestrado ou doutoramento em ensino, a partilhar experiências didáticas ou perfis pedagógicos no contexto da didática da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho, da Educação Artística e áreas afins, que proporcionem momentos de reflexão e discussão sobre abordagens inovadoras, ou alternativas, aos programas curriculares oficiais, num contexto de melhoria do trinómio estruturante ensino/aprendizagem/avaliação.

As comunicações aprovadas para as JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 enquadram-se nos seguintes campos de exploração:

• a interdisciplinaridade como prática potenciadora das valências dos conteúdos próprios de diferentes, ou complementares, áreas do saber;

• a docência partilhada como prática propiciadora da exposição de diferentes abordagens aos conteúdos programáticos;

• as atividades extracurriculares ilustradoras e consolidadoras das aprendizagens em construção;

• a aprendizagem por projeto e a promoção de um maior envolvimento do estudante no seu ensino, aprendizagem e avaliação, bem como na partilha de experiências com os seus pares;

• o material didático como recurso facilitador e motivador do crescimento da autonomia do estudante;

• a exploração de ferramentas digitais em contexto educativo; • as boas práticas de avaliação e classificação atentas ao estudante e motivadoras do seu investimento na consecução da aprendizagem; • as metodologias e práticas de avaliação no quadro da existência de exames nacionais no ensino secundário;

• o PAFC - Projeto de Autonomia e Flexibilização do Currículo e as vivências das escolas-piloto na exploração das Aprendizagens Essenciais das disciplinas de Geometria Descritiva e de Desenho.

O programa das JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 conta com 8 oradores convidados vindos de diferentes campos do estudo, da reflexão e da prática em torno da Didática.

A Conferência de Abertura será proferida pelo Professor MÁRIO BISMARCK. O encerramento caberá à Professora ELVIRA LEITE.

+info http://www.aproged.pt/jornadas2018.html

5 a 6 outubro 2018

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

#16.ART

Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology

11 a 14 outubro 2017 · 9:00
Pavilhão Sul, Aula Magna, Galeria Cozinha, Museu

UD17: NoiseWise

Sixth Forum on Doctoral Design Research

16 e 17 outubro 2017
UPTEC PINC

FuturePlaces

10º medialab para a cidadania / 10th medialab for citizenship

17 a 21 outubro 2017
UPTEC PINC, Maus Hábitos, Mira Forum, Passos Manuel

xCoAx 2017

Computação, Comunicação, Estética & X
Programa Online

5 a 23 julho 2017
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa + Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Mirrors&Perspectives // Lino Cabezas Gelabert

Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.

7 maio 2018
Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, Porto

Pensamento e Catástrofes

Ao longo de três dias, autores, ^lósofos e artistas reúnem-se para, não apenas debaterem as possibilidades de compreendermos as catástrofes, como também – no dizer de Jean-Luc Nancy – enunciarem algo do «pensamento como catástrofe».

18 a 20 maio 2017

Processos de transformação no Ensino/Aprendizagem em Arte

Alexandre Alves Costa, Anni Ghunther Nonell, Domingos Tavares, José Paiva, Mário Bismarck, Miguel Leal, Rui Braz Afonso, Sérgio Fernandez e Estudantes da UC optativa do MIARQ/FAUP – Arquitectura: processos de transformação no ensino/aprendizagem

5 e 6 julho 2018
Sala 13A Pavilhão Sul e Auditório do Pavilhão Carlos Ramos

Apresentação Pública da Bienal BoCA

A BoCA – Biennial of Contemporary Arts é uma nova bienal de artes contemporâneas que tem a sua primeira edição entre 17 de março e 30 de abril de 2017, nas cidades de Lisboa e Porto.

10 fevereiro de 2017 · 17:00

5EPRAE

EPRAE is an international meeting that intends to make public and to discuss ongoing doctoral researches students with invited discussants and a community of students and teachers of arts education.

9–10 fevereiro de 2017
Museu