Modos de Editar — Manifesto e diluição de fronteiras

Neste segundo seminário pensa-se porque editar, como editar, e que futuro para a edição. Três intervenções seguidas de workshop propõem equacionar suportes e discursos sobre a publicação: · Posicionar o livro de artista e a sua produção em contexto nacional; · Expor pelo testemunho profissional um posicionamento critico para uma exploração sustentada dos territórios difusos da edição quando equacionados a partir de uma prática artística; · Mapear momentos onde o cânone e a ruptura na anatomia do livro afirmam a hibridez editorial da contemporaneidade; · Expor processos e ensaiar em contexto académico acções que permitam entender as implicações discursivas de tais práticas. O seminário é de acesso livre. A participação no workshop tem número de vagas limitadas e tem início logo no final das intervenções. O seminário decorre no museu em espaço expositivo partilhado com exposição que reúne o trabalho de seis mestrandos de MDTI cujos projectos estão comprometidos na expansão do campo de actuação da Gravura.

Intervenções no seminário
Ana Catarina Silva, Do Impresso ao Electrónico: o Design do Livro num Contexto Editorial Híbrido
Ana João Romana, Publicar como prática artística: o contexto português no século XXI
Miguel Coelho: Tradução e interpretação — o papel de um estúdio de impressão no suporte à prática artística

De seguida começa o workshop Risografia, Mimeografo, off set — Pesquisas sobre processos reprográficos num estúdio de edição com Miguel Coelho

O seminário é de acesso livre.

Ana João Romana (Lisboa,1973)
Estudos Licenciatura em Pintura, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (1991/1998)
Pós-graduação em Museologia e Património, Universidade Nova, 1998/2000
Master of Art, Royal College of Art (2000/2002)
Doutorada em Comunicação, Cultura e Artes, Universidade do Algarve (2013/2017)
Ensino e educação: Docente de Artes Visuais na North Wales School of Art & Design (2003), Universidade de Évora (2003/05),Instituto Superior de Educação e Ciências (2008/2011), Escola Superior de Artes & Design – Caldas da Rainha (desde 2007) Colaboradora do Serviço Educativo do Museu Calouste Gulbenkian (2000/2018)
Bolsas: Fundação Calouste Gulbenkian (2000/2002 e 2017), Royal College of Art (2000/02), Artworks Wales (2003),Pollock-Krasner Foundation (2004/05), Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2013/2017)

António Miguel Carvalho Coelho, 1972 Responsável geral, editor, formador e impressor no estúdio de Serigrafia mikegoeswest desde 2002. Formação artística em Pintura. Frequência da Licenciatura em Pintura na Faculdade das Belas Artes da Universidade do Porto, Bacharelato em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e Fase Avançada em Artes Plásticas no Ar.co. em Lisboa. Formação técnica e profissional em Serigrafia no Atelier Aladino Jasse, Lisboa

Ana Catarina Silva
Licenciada em Design de Comunicação (FBAUP) e mestre em Comunicação Estética (EUAC), doutorou-se em 2014 em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (U.Porto/UA) com uma tese onde estuda o design do livro técnico num contexto editorial híbrido. O design e o contexto de edição de livros, as publicações independentes, o ensino da tipografia e da ilustração têm sido, nos últimos anos, temas de diversas comunicações e publicações nacionais e internacionais. É docente no IPCA, Escola Superior de Design, desde 2007, onde é directora do curso TeSP de Design para Media Digitais e coordenadora académica dos programas de mobilidade.

Seminário coordenado por Graciela Machado e Rui Vitorino dos Santos

15 nov 2018

oMuseu

desfazendo / undoing it

A actividade de desfazer a exposição do it, decorre do dia 17 a 22 de Junho. Consultar o programa.

19 a 22 junho 2017

undo it party

Festa de encerramento da exposição do it, de Hans Ulrich Obrist.

22 junho 2017 · 17:30

Second Chance

Apresentação de projecto

Candidaturas até às 12:00 de 13 de abril

Mar Novo — as mãos e as vozes

O Seminário visita as várias componentes do projecto Mar Novo – arquitectura, engenharia, escultura, pintura e fotografia – enquadrando-o no seu momento histórico e artístico.

2 mar 2018

Aud. Pav. Carlos Ramos

Inovação? // Felipe Taborda

Conferência com o designer brasileiro que irá abordar o seu processo de concepção projectual.

23 out 2018