Select Page

CEM — Corpo, Espaço, Matéria / O Lugar do Som nas Artes Plásticas

Existe uma “arte sonora portuguesa” que fortalece o universo das artes plásticas e que presentemente anima relevantes debates académicos relacionados com a experimentação sonora, veja-se a recente exposição “Musonautas, Visões & Avarias. 1960-2010 5 décadas de inquietação musical no Porto”, na Galeria Municipal do Porto. Esta conversa entre Hugo Oliveira e Rui Torres estará circunscrita à produção artística em Portugal, e no Porto em particular, a partir da década de 1970. Irá incidir sobre alguns aspetos experimentais e intangíveis das práticas criativas que têm vindo a estimular uma interação inédita entre as várias áreas artísticas. Hugo Oliveira e Rui Torres irão dar visibilidade a um conjunto singular de referências que contribuíram, e que contribuem ainda, para o fomento de manifestações artísticas transdisciplinares, para a experimentação editorial e para o desenvolvimento de estratégias de divulgação deste fenómeno no tecido social e cultural em redor.

O CEM — Corpo, Espaço, Matéria é um ciclo de encontros organizado por investigadores do i2ADS que acolhe artistas, investigadores e outros especialistas para debater metodologias artísticas e formas de pesquisa na interseção da arte e da sociedade. Cada Estação propõe um foco temático sugerido por um convidado e um extra-comentador e acompanhadas por investigadores do i2ADS. A participação de convidados e extra-comentadores, especialistas exteriores ao centro de investigação da FBAUP, realça o carácter científico destes encontros. Estes não são apenas uma conversa mas um momento privilegiado de troca de ideias entre pares. Por isso o formato de cada sessão muda de acordo com os convidados, os extra-comentadores e a natureza das suas apresentações.

Hugo Oliveira
Artista, investigador e colecionador de música. O seu interesse por sons toma forma na seleção, coleção, dj, comercialização e investigação de qualquer formato físico e experimental onde o som pode ser identificado. Elemento da equipa de investigação da exposição “Musonautas, Visões & Avarias; 1960-2010 – 5 Décadas de Inquietação Musical no Porto” na Galeria Municipal do Palácio, Porto. Mestre em Artes Musicais pela FCSHUNL e licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela FBAUP. Iniciou o doutoramento em Etnomusicologia na FCSHUNL com o tema “Editoras Luso-Africanas em Lisboa na década de 1970 – Edições Voz de Cabo Verde.”

Rui Torres
Poeta, investigador e professor associado com agregação na UFP. Tem vários livros, artigos e outras publicações sobre literatura, semiótica da comunicação e cibertextualidades. É diretor da Revista Cibertextualidades e membro de Board of Directors da Electronic Literature Organization. Participa em conferências em vários países. Tem trabalhos criativos de literatura electrónica e é o coordenador do Arquivo Digital PO.EX

Próximo:
28 de janeiro 2019 às 18h

Get Hands Dirty artistas plásticos influenciadores digitais
Convidado: Cristiana Felgueiras, artista, blogger e maker
Extra-comentador: Lídia Marôpo, investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.UNL) e Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal
Comentadora: Daniela Coimbra, Membro Integrado do i2ADS, Professora Adjunta da Escola Superior de Musica e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE)
EstudantePhD: Constança Babo, Crítica de Arte e Investigadora em doutoramento na Universidade Lusófona

+info
http://cem.fba.up.pt/index.html

O LUGAR DO SOM NAS ARTES PLÁSTICAS

 

 


19 nov 2018
18:00

Aula Magna

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Feira do Livro

Apareçam e descubram leituras para as férias!


22 a 28 junho 2017

Livraria i2ADS

Sessão Solene

Sessão Solene de abertura do ano lectivo.


22 setembro 2017 · 15:30

Aula Magna

Data as artist material // Sunčica P.K.

Esta Aula Aberta e Workshop vão explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.


12 dez 2018

16:00
PS12

Ilustração Científica // Workshop de Pedro Salgado

Este workshop é realizado no contexto da U.C. Campos e Funções do Mestrado de Artes Plásticas e tem caráter obrigatório para os seus estudantes. No entanto, aceita inscrições individuais, de fora e dentro da Universidade do Porto. As inscrições estão limitadas a 5 vagas.


16 + 30 nov 2018

Pavilhão Sul

Print Open

Workshops + Talks + Induction Courses sobre gravura


15 a 30 nov 2018

Oficinas de Técnicas de Impressão

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção


28 nov 2018

17:00
Jardim da FBAUP + Aula Magna 

João Queiroz

Aula aberta com João Queiroz em que o artista falará sobre a sua obra que promove um discurso reflexivo acerca da função da imagem dentro da pintura contemporânea, através de representações sensoriais e não-descritivas da paisagem.


21 nov 2018
11:00

Aula Magna

desfazendo / undoing it

A actividade de desfazer a exposição do it, decorre do dia 17 a 22 de Junho. Consultar o programa.


19 a 22 junho 2017

Pavilhão de Exposições

undo it party

Festa de encerramento da exposição do it, de Hans Ulrich Obrist.


22 junho 2017 · 17:30

Pavilhão de Exposições

Second Chance

Apresentação de projecto


Candidaturas até às 12:00 de 13 de abril

Mar Novo — as mãos e as vozes

O Seminário visita as várias componentes do projecto Mar Novo – arquitectura, engenharia, escultura, pintura e fotografia – enquadrando-o no seu momento histórico e artístico.


2 mar 2018
15:00

Aud. Pav. Carlos Ramos