A Geometria nas aulas de Anatomia Artística da Academia de Belas Artes de Brera // Marina Falco

A Aula Aberta trazida pela Professora Marina Falco, da Academia de Belas Artes de Brera, em Milão, acontece no âmbito da UC de “Discursos Interdisciplinares sobre Geometria”. A convidada abordará a relação entre a Geometria e o corpo humano, através dos princípios das proporções. Estribada no seu percurso docente, apresentará sínteses geométricas das formas do corpo humano, assim como diferentes soluções para a interpretação das múltiplas posições tomadas pelo corpo. A Pintora debaterá as diferenças entre o corpo masculino e o corpo feminino, suportada na interpretação geométrica e partindo de exemplos provenientes da História da Arte.

Marina Falco (Nápoles, 1967), obteve diploma do Instituto de Arte de Sorrento e, posteriormente, a graduação em Pintura, pela Academia de Belas Artes de Brera, em Mião, em 1990.
Marina de Falco iniciou a sua carreira docente no ensino pré-graduado, na Escola de Terragni e na Academia Aldo Galli. Posteriormente, foi-lhe atribuída a regência de Anatomia Artística, na Academia de Belas Artes de Sassari.
Desde 1999, Maria Falco é Professora responsável pela Anatomia Artística na Academia de Belas Artes de Brera.
A palestrante expôs em diversas cidades, nomeadamente:
2018, Cueno, Fundação Peano; 2017, Magenta, Galeria Magenta; 2016, Frankfurt, Galeria Westend; 2011, Milão, Galeria Cappelletti; 2007, Milão, Associação Renzo Cortina; 2005, Ferrara, Fundação Cini; 2004, Castellanza, Fundação Pagani; 2001, S. Donato Milanese, Galeria Cascina Roma; 1995, Milão, sede da Banca Agricola Milanese; 1992, Lugano, Galeria La Chica.
Coletivamente, expôs na Alemanha, Bélgica, Japão, Croácia, Suíça, Estados Unidos da América, Espanha e Turquia. Das suas exposições coletivas em Itália, destacam-se:
2014, Piacenza, Galeria Biffi; 2013, Maccagno, Museu Parisi Valle; 2011, Castiglione Olona, Palácio Branda Castiglioni; 2006, Francavilla al Mare, Museu Michetti, para o"laboratory italia"; 2001, Castello di S.Pietro in Cerro, para o "Mim moving museum"; 2000, Gazoldo degli Ippoliti, Museu de Arte Contemporânea; 1996, Trento, Museu Caproni; 1995, Trezzo d'Adda, Castello Visconteo "Venature".

Marina Falco esteve representada na 54.ª Bienal de Veneza, em 2011.

30 nov 2018

Aud. Pav. Sul

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

João Queiroz

Aula aberta com João Queiroz em que o artista falará sobre a sua obra que promove um discurso reflexivo acerca da função da imagem dentro da pintura contemporânea, através de representações sensoriais e não-descritivas da paisagem.

21 nov 2018

desfazendo / undoing it

A actividade de desfazer a exposição do it, decorre do dia 17 a 22 de Junho. Consultar o programa.

19 a 22 junho 2017

undo it party

Festa de encerramento da exposição do it, de Hans Ulrich Obrist.

22 junho 2017 · 17:30

Second Chance

Apresentação de projecto

Candidaturas até às 12:00 de 13 de abril

Mar Novo — as mãos e as vozes

O Seminário visita as várias componentes do projecto Mar Novo – arquitectura, engenharia, escultura, pintura e fotografia – enquadrando-o no seu momento histórico e artístico.

2 mar 2018

Aud. Pav. Carlos Ramos