Select Page

CEM — Corpo, Espaço, Matéria / Get Hands Dirty — Artistas Plásticos influenciadores digitais

O CEM — Corpo, Espaço, Matéria é um ciclo de encontros organizados por investigadores do i2ADS/FBAUP/ESMAE que acolhe artistas e investigadores para debater metodologias artísticas e formas de pesquisa na interseção da arte e da sociedade. 

O YouTube é uma plataforma/rede social onde vários canais estão alojados com coleções de vídeos que servem como documentário de vida, como meio de comunicação e interação na internet. Para Cristiana Felgueiras artista, blogger e maker que fundou e gere o canal "Get Hands Dirty" (f. 2015), atualmente com mais de 350,000 seguidores, funciona também como uma galeria de exposição dos seus projetos. É a partir do Youtube que podemos igualmente ficar a conhecer o meticuloso processo de trabalho desta artista e de como tem vindo a contribuir para alargar os domínios da arte para o espaço digital.

Nesta sessão Cristiana Felgueiras e Lídia Marôpo, investigadora em Ciências da Comunicação, irão conversar sobre o estimulante fenómeno de jovens artistas plásticos se transformarem em influênciadores digitais.

Convidada: Cristiana Felgueiras, artista, blogger, maker
Extra-comentador convidado: Lídia Marôpo, investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.UNL) e Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal
Comentador: Daniela Coimbra, Membro integrado do i2ADS, Professora Adjunta na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE)
Estudante phd: Constança Babo, candidata ao Doutoramento em Arte dos Média na Universidade Lusófona do Porto

 

Cristiana Felgueiras, artista e blogger. O seu trabalho abrange vários processos, técnicas e recursos que são utilizados principalmente em função da escultura, incluindo frequentemente a imagem, o som e o design. Participa com frequência em exposições de arte, em criações de espaços cénicos e em performances musicais, em grupo e a solo, às vezes como artista outras como instrumentista.

Lídia Marôpo, investigadora e professora adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal. Investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.UNL), onde desenvolveu sua investigação de pós-doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É graduada em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Ciências da Comunicação, Estudos dos Media e do Jornalismo e doutorada em Ciências da Comunicação pela FCSH-UNL.

Daniela Coimbra, estudou canto, piano e flauta de bisel. Professora e investigadora na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto na área de Psicologia da Música (ESMAE) e membro integrado do i2ADS. Licenciada em Educação Musical. Mestre em Psicologia da Música, onde o foco da sua investigação foi a memória dos pianistas, pela Universidade de Sheffield, Reino Unido. Doutora pela mesma universidade com o projeto de investigação acerca da personalidade dos cantores de ópera.

Constança Babo, frequenta o doutoramento em Arte dos Média na Universidade Lusófona do Porto.Mestre em Estudos Artísticos - Teoria e Crítica de Arte pela FBAUP e licenciada em Fotografia pela Escola Superior Artística do Porto. Conta com inúmeros textos críticos publicados, maioritariamente na revista online ArteCapital e também na revista Umbigo. A par do trabalho de escrita dedica-se à fotografia de exposições, eventos de arte e arquitetura.

+info
http://cem.fba.up.pt/index.html

 

 


28 jan 2019
18:00

Aula Magna

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Feira do Livro

Apareçam e descubram leituras para as férias!


22 a 28 junho 2017

Livraria i2ADS

Sessão Solene

Sessão Solene de abertura do ano lectivo.


22 setembro 2017 · 15:30

Aula Magna

Data as artist material // Sunčica P.K.

Esta Aula Aberta e Workshop vão explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.


12 dez 2018

16:00
PS12

Ilustração Científica // Workshop de Pedro Salgado

Este workshop é realizado no contexto da U.C. Campos e Funções do Mestrado de Artes Plásticas e tem caráter obrigatório para os seus estudantes. No entanto, aceita inscrições individuais, de fora e dentro da Universidade do Porto. As inscrições estão limitadas a 5 vagas.


16 + 30 nov 2018

Pavilhão Sul

Print Open

Workshops + Talks + Induction Courses sobre gravura


15 a 30 nov 2018

Oficinas de Técnicas de Impressão

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção


28 nov 2018

17:00
Jardim da FBAUP + Aula Magna 

João Queiroz

Aula aberta com João Queiroz em que o artista falará sobre a sua obra que promove um discurso reflexivo acerca da função da imagem dentro da pintura contemporânea, através de representações sensoriais e não-descritivas da paisagem.


21 nov 2018
11:00

Aula Magna

desfazendo / undoing it

A actividade de desfazer a exposição do it, decorre do dia 17 a 22 de Junho. Consultar o programa.


19 a 22 junho 2017

Pavilhão de Exposições

undo it party

Festa de encerramento da exposição do it, de Hans Ulrich Obrist.


22 junho 2017 · 17:30

Pavilhão de Exposições

Second Chance

Apresentação de projecto


Candidaturas até às 12:00 de 13 de abril

Mar Novo — as mãos e as vozes

O Seminário visita as várias componentes do projecto Mar Novo – arquitectura, engenharia, escultura, pintura e fotografia – enquadrando-o no seu momento histórico e artístico.


2 mar 2018
15:00

Aud. Pav. Carlos Ramos