Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Joclécio Azevedo

O que nos move a iniciar um projecto curatorial?
Que questões podem ser ensaiadas através de um ensaio curatorial? E de uma exposição?
Quais as metodologias e tácticas activadas na pesquisa e na prática da curadoria?
Com que livros e referências dialogam os curadores?

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Convocam-se autores formados em quatro campos artísticos – design, arquitectura, dança e arte – para partilharem métodos e problemáticas envolvidas nos seus projectos, bem como as contaminações de outras disciplinas e os desafios epistemológicos. Entre arquivos e trabalho de campo, entre colecções de museu e recomposição de momentos efémeros, entre plataformas online e comunidades de bairro, são múltiplos os modos e lugares onde a pesquisa decorre, as equipas que envolvem e os locais onde se apresentam. Sessão a sessão, os convidados apresentam os seus projectos e um livro da sua referência.

PRÓXIMAS SESSÕES

9 de Abril : 17h45/19h00
Susana Gaudêncio
Artista, curadora

Professora na ESAD.CR

2 abr 2019

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins

21 fev 2019

Grabado Verde / Angélica Mirauda

Aula aberta e Workshop que pode ser acompanhada por todos os praticantes da gravura interessados numa primeira introdução ao tema.

27 fev 2019

Oficinas de Gravura

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Mariana Pestana

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Mariana Pestana é Arquitecta, curadora e Membro The Decorators.

19 mar 2019