Select Page

UmPontoDeSituação

Numa breve apresentação, a especialização em Escultura do Mestrado em Artes Plásticas (MAP) oferecido pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) é lugar de experimentação e maturação de conhecimentos centrado no apoio às investigações dos estudantes que requerem, na sua formulação, uma consciência sólida sobre a abordagem do espaço e da tridimensionalidade em Artes Plásticas. Por indissociabilidade desta especialidade a um todo complexo relacionado com o Campo Escultórico, são basilares conhecimentos e contingências de exploração consciente, bem como as implicações Espectador/Fruidor aliadas à Acção Comunicante das Concretizações Plásticas.

Na área de Conhecimento em Escultura trabalhamos com orientação tutorial que envolve um grupo de docentes especialistas, mas que promove igualmente contactos com outros artistas e docentes convidados (internos e externos à FBAUP) para além de uma equipa técnica especializada. Acrescenta-se ainda a diversidade de experiências em espaços comuns de trabalho em grupo, incluindo quer o estúdio/atelier, como residências e workshops que promovem o diálogo e a partilha no sentido do enriquecimento individual e coletivo.

O Estúdio de Escultura, Unidade Curricular anual do 1º ano do MAP, centraliza a sua acção na coordenação, orientação e apoio ao desenvolvimento e consolidação do projecto/ plano individual de cada estudante, assente numa dinâmica e diversidade de tipologia de aulas frutífera ao processo ensino-aprendizagem e partindo de pressupostos e conceitos que estruturam e definem os amplos, mas elucidativos territórios da Escultura. Sumariamente podemos circunscrever noções de Corpo e Matéria, no Tempo e no Espaço físico da Tridimensionalidade em Artes Plásticas. No campo escultórico são basilares os conhecimentos e possibilidades de exploração das relações Espaço/Tempo, Matéria, Volume, Escala, Dimensão, Composição, Perenidade/Efemeridade, Corpo/Pensamento/Acção com contágios profícuos oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, com enquadramento e contextualização cultural, sociológica e espácio temporal. Pelas suas diversas vertentes ou variantes, esquemas ou estruturas conceptuais, promovem-se diálogos e articulações entre os meios, matérias, ferramentas e estruturas compositivas potenciadoras da investigação e criação partindo dos anseios, questões, intuições dos estudantes, ainda em construção, consolidando a sua práxis artística e a investigação fundamentada em Escultura nas suas vertentes e variantes: Objecto, Instalação, Acção, Intervenção, incluindo variantes de investigação em procedimentos tecnológicos, matéricos e ferramentais. Trabalhar e debater temas/assuntos balizados pelos campos de ação desta área, tratando dos processos, procedimentos e resultados aliados à expansibilidade das dinâmicas de exploração formal e conceptual que diversificam a articulação dos saberes teóricos e a práxis, permite um entendimento da diversidade de universos conceptuais de cada plano individual.

Com vocação intrínseca para a tridimensionalidade, acção e envolvência do Espaço/Tempo, e do Corpo/Matéria, prevê-se uma abrangência e abertura a múltiplos processos e resultados – se entendermos distintos os universos conceptuais de cada projecto artístico e/ou técnico-artístico - numa perspectiva de formação alargada, mas avançada dos nossos estudantes nesta área central do conhecimento em Arte.

Um ano depois, na Mostra Curricular UmPontodeSituação18|19, podemos fruir de exercícios dos estudantes Alcides Rodrigues, Felipe Rocio, Marisa Grilo, Manuel Marcelo e Yuga Hatta, com formações, experiência e origens distintas, bem como temas, questões, preocupações e valias diferentes que potenciam a diversidade desta mostra que expõe algumas das experiências concretizadas plasticamente e desenvolvidas durante o 1º semestre deste ano lectivo, decorrentes dos seus planos individuais de trabalho com estruturas e pressupostos diversos.

Do mesmo modo faremos um breve percurso pela FBAUP, iniciado na Galeria da Cozinha e terminando na sala de Estúdio como o local onde permanecemos grande parte do ano lectivo.

Pretende-se que esta iniciativa sirva particularmente aos estudantes, no enriquecimento e ensaio dos seus processos, à maturidade e autonomia consistente dos seus planos e projectos de investigação, ao contacto com os seus pares e com a comunidade da FBAUP.

Um primeiro ponto de situação… apenas nas não só…

 

FBAUP, 4 de Fevereiro de 2019
Rute Rosas
Regente e Docente da UC Estúdio em Escultura
Membro da Comissão Científica do MAP
Professora Auxiliar Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. FBAUP
PhD Teacher
Membro Integrado I2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Artista Plástica - Escultora

 


7 a 14 fevereiro 2019
Hall de entrada Pavilhão Central

+ Galeria Cozinha
+ Pavilhão de Escultura

 

EXPOSIÇÕES ANTERIORES

Japanese Design Today 100

Design Japonês Hoje 100


16 novembro a 15 dezembro 2018
Pavilhão de Exposições
Inauguração 15 novembro às 18:00

 

Histórias por contar

Elas: autoria & autoridade em questão


20 julho a 27 outubro 2018
Pavilhão de Exposições

Mar Novo

A exposição apresenta e discute várias peças que constituíram o projecto vencedor nas suas múltiplas valências, integrando elementos originais da extraordinária proposta que Júlio Resende desenvolveu para este ambicioso projecto colaborativo de obra pública.


17 novembro 2017 a 3 março 2018
Pavilhão de Exposições

do it

do it é uma exposição itinerante concebida e comissariada por Hans Ulrich Obrist e organizada pelo Independent Curators International (ICI), Nova Iorque.

do it is a traveling exhibition conceived and curated by Hans Ulrich Obrist, and organized by Independent Curators International (ICI), New York. 


25 de março a 23 de junho 2017

Inauguração 24 de março às 18:00
Pavilhão de Exposições

doingit.fba.up.pt

ONZE SEGUNDOS SACÁDICOS

Exposição de Tomás Abreu


26 maio a 16 junho 2018
Galeria Painel
Rua das Taipas, 135 Porto
Inauguração às 17:00

As fotografias e o resto #4

As fotografias e o resto #4, patente de 18 a 25 de Janeiro de 2019 no Museu da FBAUP, é a quarta edição da exposição anual de estudantes de Práticas da Fotografia, reunindo trabalhos realizados nos anos lectivos de 2018/19.


18 a 25 janeiro 2019
oMuseu
Inauguração às 14:00

Encode / Store / Retain / Recall

Exposição dos estudantes finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas — Multimédia da FBAUP


24 a 31 janeiro 2019
Palacete Pinto Leite
Rua da Maternidade, 3—9
Porto
Inauguração Quinta · 17:00

Tubo de Ensaios 17_18

Mostra Curricular Atelier II Escultura 3º ano · LAP 2017/18


15 a 21 junho 2018
Vários espaços da FBAUP

As Fotografias e o Resto 3

As Fotografias e o Resto 3, é o título da terceira edição da exposição que apresenta os portfolios e projectos editoriais desenvolvidos em Práticas da Fotografia (Artes Plásticas).


24 janeiro a 2 fevereiro 2018
oMuseu
Inauguração 17:00

D’Après

A oficina, o laboratório, o natural — último momento do projecto d’Après Abel Salazar em parceria com CMAS — Casa Museu Abel Salazar.


6 junho a 24 agosto 2018
Sala de Exposições · Reitoria da Universidade do Porto
Praça de Gomes Teixeira
Inauguração às 18:00

INTERNAMENTE — Pensamento e Prática Artística em Contexto Hospitalar

Exposição que apresenta uma dezena de alunos e alumni da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com formação em Pintura e Gravura, dos diferentes níveis de graduação: licenciatura, mestrado e doutoramento.


9 junho a 15 setembro 2018
Hospital da Prelada
Inauguração às 18:30

O Corpo Transparente

Desenho no Museu Anatómico: Partilha e Experiências Pedagógicas 2018


12 setembro a 26 outubro 2018

Reitoria da Universidade do Porto
Inauguração 18:00

 

Sudeste—Noroeste

Novas Perspectivas em Desenho — Exposição


outubro a 9 novembro 2018

Casa da Prelada
Rua dos Castelos, 485, Porto

 

Diálogos com Amadeo

Exposição de Pintura


15 setembro a 15 outubro 2018
Galeria Olívia Reis, Espinho
Inauguração às 16:00

Mesa redonda: O Corpo Transparente

Mesa redonda com Teresa Lacerda (Faculdade de Desporto), Artur Águas (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) e Mário Bismarck (Faculdade de Belas Artes).


10 outubro 2018

18:30
Reitoria da Universidade do Porto

 

RUN RUN RUN

Exposição de Finalistas de Design de Comunicação 2017/18


5 a 13 julho 2018
oMuseu
Inauguração às 17:00

Padrão

Residência Artística: Deslocações #01
Exposição de Estudantes da Licenciatura em Artes Plásticas — Multimédia


24 março a 21 abril 2018
Museu Municipal Abade Pedrosa
Museu Internacional de Escultura Contemporânea
Santo Tirso

Questões de Conservação 3

Estudos de Barata Feyo para as fontes do Direito no Palácio da Justiça do Porto


12 a 20 abril 2018
Galeria do Museu

Prémios de Aquisição FBAUP 2016/17

Exposição com os premiados das licenciaturas em Artes Plásticas e em Design de Comunicação


21 setembro a 4 outubro 2017

Galeria Cozinha
Inauguração 15:00

 

HIATO

Exposição dos alunos finalistas do 4ºano da Licenciatura em Artes Plásticas, Ramo de Escultura


25 janeiro a 25 fevereiro 2018

Fórum Maia, Galeria 4
Inauguração 19:00

 

Cerejas para um amigo

Exposição de desenhos do Escultor José Rodrigues


21 setembro a 6 outubro 2017

Galeria 1º andar
Inauguração 15:00

 

Slow is the New Fast

Exposição de Finalistas do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público


21 setembro a 4 outubro 2017

oMuseu e outros locais
Inauguração 15:00

 

Ecos Pop

Exposição de Isabel Cabral e Rodrigo Cabral.


14 julho a 28 outubro 2017
Pavilhão de Exposições

Como o sol/ Como a noite

Esta exposição revisita a obra de António Reis e Margarida Cordeiro através de diferentes abordagens artísticas.


22 a 30 novembro 2018
oMuseu
Inauguração às 18:00