Aula Aberta de Holger Lund

What's left? The critic of digital life in hyper-digital music videos
por Holger Lund, com apresentação de Ana Carvalho.

A unidade de Arte Contemporânea da Licenciatura de Artes Plásticas realiza uma aula aberta com Holger Lund sobre a cultura dos vídeos de música, um dos seus tópicos de investigação preferidos no âmbito da visualização de música e media art.
Segundo Lund, a qualidade híper-digital dos vídeos de música de hoje permite verificar que a técnica digital alterou o nosso comportamento quotidiano de tal forma que se tornou parte do mesmo. A partir de vários exemplos Lund questiona a cultura do digitalismo e reflete sobre as potencialidades desta atual condição tecnológica ligando-a a tendências filosóficas como o accelerationism. [imagem: videostill de Petite Noir, "La Vie Est Belle Life Is Beautiful ft. Baloji"]

Holger Lund (Heidenheim/Brenz,1967) curador, historiador de arte & design e DJ. Professor de Media Art, Arte Aplicada e Design na Duale Hochschule Baden-Württemberg / DHBW (Baden-Wuerttemberg Cooperative State University), Ravensburg, desde 2011. Juntamente com Cornelia Lund dirige a plataforma de media art "Fluctuating Images" (f.2004).

Ana Carvalho (Porto, 1970) desenvolve obra artística e investigação nas ligações entre efémero e performance com som e imagem. Os seus interesses relacionam formas de conhecer e de construção de memória e de identidade (individual e coletiva). Doutorada em Comunicação e Plataformas Digitais pela Universidade do Porto é Professora no Instituto Universitário da Maia.

Segunda, 11h30, 23 maio 2016

Aula Aberta, Aula Magna

U. C. Arte Contemporânea / Departamento de Artes Plásticas

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

28 maio 2020
(mediante inscrição prévia)

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20