do it

do it é uma exposição do curador Hans Ulrich Obrist que se renova em diferentes lugares do mundo desde 1993 e se concretiza pela primeira vez em Portugal. 23 instruções de artistas internacionais são interpretadas e materializadas por dezenas de participantes. A exposição, que integra desenhos, pinturas, instalações e acções, é acompanhada por um programa de palestras, activações de performances e visitas guiadas. Diferentes fases de preparação das obras e da exposição,informações sobre artistas, intérpretes e outros colaboradores, registos de ativações podem ser acompanhados no site doingit.fba.up.pt.

Org: oMuseu e Mestrado em Estudos Artísticos

Visitas acompanhadas: mais informações

25 de março a 23 de junho 2017

Inauguração 24 de março às 18:00

doingit.fba.up.pt

EXPOSIÇÕES ANTERIORES

Sopro

Mostra Curricular de Estúdio em Escultura. Mestrado em Artes Plásticas. 2.º semestre.

21 a 22 jul 2020
oMuseu

O avesso do avesso do avesso [do avesso]

O avesso do avesso do avesso [do avesso] é o título de uma exposição que começou há alguns meses no contexto do programa doutoral em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

/Online

revolver

detalhes da pesquisa de artistas investigadores do programa doutoral em Artes Plásticas da FBAUP

12 de set a 25 de out
Casa das Artes

SHIFT

Exposição de Finalistas de Design de Comunicação 2019/20

28 set a 02 de out

Vaga

Uma ocupação sonora e visual.

21 a 25 set
FBAUP

Com-Fim

Intervenção final dos estudantes de Projecto (Licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia)

/Online

Intervalo — Antes e depois, o desenho

Exposição de Práticas de Desenho [Licenciatura em Artes Plásticas]

prolongada até 10 out 2020
Sala de Exposições Temporários do Lugar do Desenho

do it (home)

do it comissariada por Hans Ulrich Obrist e desenvolvida pela Independent Curators International (ICI), com curadoria local de Lúcia Almeida Matos e Inês Moreira, aconteceu no Pavilhão de Exposições da FBAUP no decorrer de Março a Junho de 2017. Uma exposição que contou com a colaboração de estudantes, docentes e restantes colaboradores da Faculdade, na interpretação de 23 instruções de artistas internacionais. Surge agora neste período de distanciamento social a do it (home) que convida a novas interpretações a serem realizadas por qualquer pessoa. #doitathome

Sonhos e Raciocínios — 500 anos depois de Leonardo da Vinci

A exposição Sonhos e Raciocínios explora cinco aspetos presentes no desenho do Porto — variante e variação, o gesto quotidiano, o gesto da escrita, mínimo e excesso, o olhar íntimo — em desenhos de várias épocas e autores que abrangem desde estudos precisos a lápis em pequeno formato até instalações de desenhos-performance.

17 out a 14 dez 2019

Leonardo da Vinci – O desenho do Porto

A obra de Leonardo da Vinci, Rapariga lavando os pés a uma criança, será exibida durante o dia 2 de maio, quando se assinalam os 500 anos sobre a morte do grande artista italiano.

2 maio 2019

Imagem / Técnica — Os inventários de Emílio Biel

Exposição dedicada aos álbuns fotográficos de grande formato que o fotógrafo, editor e empresário alemão publicou para a Associação dos Engenheiros Civis Portuguezes.

31 maio a 20 julho 2019
Inauguração 30 maio às 18:00

A partir do Antigo

A exposição refere-se a métodos de formação artística historicamente baseados na cópia de modelos clássicos.

1 março a 20 abril 2019
Inauguração 28 fevereiro às 18:00

Japanese Design Today 100

Design Japonês Hoje 100

16 novembro a 15 dezembro 2018
Inauguração 15 novembro às 18:00

Histórias por contar

Elas: autoria & autoridade em questão

20 julho a 27 outubro 2018

Prata da Casa

É uma exposição organizada por André da Loba a convite do Clube de Criativos de Portugal que reúne 120 ilustradores, de diferentes gerações e diferentes áreas de formação – incluindo alguns estudantes e professores desta Faculdade.

16 setembro a 4 outubro 2019
Inauguração 16 setembro às 12:00

Mar Novo

A exposição apresenta e discute várias peças que constituíram o projecto vencedor nas suas múltiplas valências, integrando elementos originais da extraordinária proposta que Júlio Resende desenvolveu para este ambicioso projecto colaborativo de obra pública.

17 novembro 2017 a 3 março 2018

ONZE SEGUNDOS SACÁDICOS

Exposição de Tomás Abreu

26 maio a 16 junho 2018
Galeria Painel
Rua das Taipas, 135 Porto
Inauguração às 17:00

As fotografias e o resto #4

As fotografias e o resto #4, patente de 18 a 25 de Janeiro de 2019 no Museu da FBAUP, é a quarta edição da exposição anual de estudantes de Práticas da Fotografia, reunindo trabalhos realizados nos anos lectivos de 2018/19.

18 a 25 janeiro 2019
Inauguração às 14:00

Encode / Store / Retain / Recall

Exposição dos estudantes finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas — Multimédia da FBAUP

24 a 31 janeiro 2019
Palacete Pinto Leite
Rua da Maternidade, 3—9
Porto
Inauguração Quinta · 17:00

Tem de ser / Has to be

31 maio a 7 junho 2019
oMuseu + Galeria do 1º andar
Inauguração · 17:00

Tubo de Ensaios 17_18

Mostra Curricular Atelier II Escultura 3º ano · LAP 2017/18

15 a 21 junho 2018
Vários espaços da FBAUP

Projeto Lab.25

Tendo como lugar de investigação o Palacete J. Narcizo D’Azevedo e a contígua Ilha e Fábrica Fogões Meireles, explora-se a sua relação temporal e espacial com a envolvente, reanalisa-se o espaço produzindo narrativas e situações poéticas.

13 a 21 junho 2019
Galeria 1º andar

Acreção

Exposição de estudantes finalistas de LAP — Escultura

14 a 21 junho 2019
Inauguração 18:00

Tubo de Ensaios 18_19

Mostra Curricular Atelier II Escultura 3º ano LAP 2018/19

6 a 12 junho 2018
Vários espaços da FBAUP

As Fotografias e o Resto 3

As Fotografias e o Resto 3, é o título da terceira edição da exposição que apresenta os portfolios e projectos editoriais desenvolvidos em Práticas da Fotografia (Artes Plásticas).

24 janeiro a 2 fevereiro 2018
Inauguração 17:00