DIP: Desenho e Processo Criativo

Desenho Ideia Processo é uma iniciativa no âmbito do Desenho concretizada pelo encontro de artistas plásticos e investigadores em torno da apresentação de trabalhos e ideias sobre o desenho contemporâneo. O objectivo principal é divulgar a produção gráfica de diversos artistas plásticos e proporcionar a reflexão sobre as suas metodologias, resultados e experiência. Paralelamente à realização dos colóquios será publicada uma edição on-line de periodicidade anual com textos dos vários participantes.

Organização: Cláudia Amandi (FBAUP), Jorge Marques (FBAUP)

A primeira conversa pública, realiza-se a 19 de Abril de 2017 às 14.30h, no auditório do Pavilhão Sul, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tendo como tema: Desenho e Processo Criativo

Convidados:

Dionísio Souto Abreu

Desenho: do étimo à senilidade, uma linha (não ilustrada). Apresentação do significado pessoal do Desenho na minha prática e pensamento artísticos e mais além.

+ Dionísio Souto Abreu. Nasceu no Porto em 1962. Licenciatura em Artes Plásticas (Pintura) pela ESBAP, 1990, no mesmo ano é seleccionado para frequentar o 2º semestre na School of  Visual  Arts (SVA) de Nova Iorque, a convite desta. Expõe individual e colectivamente desde 1996, em Portugal e Estados Unidos. Foi premiado com o (3º prémio) da II Bienal do Pequeno Formato da Cooperativa Árvore em1989; 1º prémio (exaequo) do “Prémio de Pintura da Confraria  do Vinho do Porto-1991 e Menção Honrosa do “Prémio Nacional de Pintura Júlio Resende”- 1995

Catarina Gomes

LIVRO DE ACTIVIDADES PARA MASSAJAR A IMAGINAÇÃO.

Numa altura em que o desenho é tão divulgado e discutido, apresento o “Livro de actividades para massajar a imaginação”, que convida o leitor/autor a contar a sua história através do registo do desenho. Uma vez que usamos dispositivos visuais para mediar a maioria das nossas relações com o exterior, este livro apresenta-se como uma proposta que procura trazer-nos de volta ao "tecido do mundo" (ROBINS, 2003, p. 52), proporcionando, a quem nasce neste contexto cultural, outras possibilidades de contacto com o mundo real. Com este livro pretendemos lembrar a quem nasce neste universo a importância do desenho manual, individual e único. Este é um livro de celebração do desenho e da singularidade de cada praticante. Neste artigo faremos uma análise do tipo de desenho presente nos diários gráficos, por este ser um suporte onde o desenho é substancialmente mais genuíno e que consequentemente melhor reflecte o modo como nos movemos pelo mundo e como nos apropriamos dele (KENTRIDGE, 2012), tal como as actividades propostas no livro.

+ Catarina Gomes nasceu no Porto em 1983.
Licenciou-se em Design de Comunicação em 2008 na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e é mestre em Ilustração e Animação pelo instituto Politécnico do Cávado e Ave desde 2013. Actualmente dedica-se à ilustração de livros e à escrita, participa em diversas exposições de ilustração individuais e colectivas, orienta workshops de desenho e é designer de comunicação.

Daniel Silvestre

A Pesca da Lula: entre a actividade diarística e a construção de um enredo.

A Pesca da Lula é um álbum de banda desenhada ainda em processo que tem vindo a ser desenvolvido no contexto de um projecto de doutoramento. Esta apresentação visa mostrar a actividade em torno do diário gráfico, com os seus desenhos exploratórios e anotações escritas, como laboratório de ideias que antecede um projecto. A apresentação irá focar-se fundamentalmente no modo como a dinâmica entre o desenho e a escrita informam a construção de um enredo.

+

Daniel Silvestre é licenciado em Artes Plásticas pela ESAD – Caldas da Rainha e Mestre em Prática e Teoria do Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). É actualmente estudante de Doutoramento em Arte e Design na FBAUP. Desde 2010 é docente convidado na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho e, desde 2012, na Escola Superior Artística do Porto em Guimarães. Exerce actividade de ilustrador desde 2006.

19 abril 2017
Auditório Pav. Sul

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

28 maio 2020
(mediante inscrição prévia)

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20