Visions of Europe

In line with the Europe Day, the Erasmus Movie Cycle, organized by the International Relations Service of University of Porto’s Rectorate in partnership with the Faculty of Fine Arts (FBAUP), will count with the projection of the movie “Visions of Europe”, a set of short-films with a common theme: the European Union.
“Visions of Europe” is an anthology of twenty-five films, twenty-five visions of authors from the European community.
Each director proposes a vision of contemporary life or of the future of the European socio-cultural “melting pot”. The anthology integrates prestigious figures of the cinema, as Béla Tarr, Peter Greenway, Aki Kaurismaki, Fatih Akin, Sharunas Bartas among other directors, which many times ally a poetic point of view to social and cultural concerns, mirroring the diversity and the contradictions that portray Europe itself. At one glance of the continent’s last 300 years, between differences of national and regional, urban and rural levels, as well as cultural social and political variances, we are able to read a floating map in constant transformation. The same dynamic is verified in relation to what we can observe and recognize as our own identity, our roots, the national pride, the cultural heritage, etc.
Each film has the duration of 5 minutes and the production means were the same for all the participants. The original idea emerged from Meinolf Zurhorst from ZDF and Arte (television channels) and the general production was the responsibility of Denmark’s Zentropa, hand in hand with the specific producers of each film. According to its promotors, the purpose of this independent project has never been to glorify or deny Europe, but to reflect a little about this “jigsaw-puzzle”, through the artistic, free and personal vision of its creators.

Visões da Europa

Alinhado com o Dia da Europa, o Ciclo de Cinema Erasmus é organizado pelo Serviço de Relações Internacionais da Reitoria da Universidade do Porto em parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Este ciclo contará com a projecção do filme “Visions of Europe”, um conjunto de curtas-metragens com um tema em comum: a União Europeia.
"Visions of Europe" é um filme composto por uma antologia de vinte cinco filmes, vinte cinco visões de autores da comunidade europeia.
Cada realizador propõe uma visão da vida contemporânea ou do futuro deste "melting pot" sócio-cultural europeu. A antologia integra figuras de prestígio do cinema como Béla Tarr, Peter Greenaway, Aki Kaurismaki, Fatih Akin, Sharunas Bartas, entre outros realizadores, que aliam muitas vezes um olhar poético a preocupações sociais e culturais, espelhando a diversidade  e as contradições que caracterizam por sua vez a própria Europa. Num relance sobre os últimos 300 anos do continente,por entre diferenças nacionais e regionais, urbanas e rurais, culturais, sociais e políticas, lemos um mapa flutuante em transformação constante, e a mesma dinâmica verifica-se em relação ao que observamos e reconhecemos como a nossa identidade, a raízes de cada um, o orgulho nacional, a herança cultural, etc.
    Cada filme tem a duração de 5 minutos, as condições de produção foram as mesmas para todos os participantes. A ideia original partiu de Meinolf Zurhorst da ZDF e do Arte (canais de televisão) e a produção geral coube ao Zentropa da Dinamarca, a par dos produtores específicos de cada filme, dos países envolvidos. Segundo os seus promotores, o propósito deste projecto, independente, nunca foi glorificar ou negar a Europa, antes reflectir um pouco sobre este quebra-cabeças, através da visão artística pessoal e livre dos seus criadores.

Director \ country \ title:
1 - Jan Troell (Schweden) - The Yellow Tag

9 maio 2017

FILMES ANTERIORES

Film Sessions CineMundus / 2018

Terceira edição do ciclo de cinema do CineMundus, dedicada a estudantes de mobilidade que estudam actualmente no Porto.

junho 2018
Todas as quartas-feiras às 21:00

O Concerto

Filme de Radu Mihaileanu.

3 novembro 2018

Sicilia!

Filme de Jean-Marie Straub & Danièle Huillet.

9 março 2019

Drowning by Numbers

Filme de Peter Greenaway.

17 novembro 2018

As Vinhas da Ira

Filme de John Ford.

1 junho 2019

As Asas do Desejo

Filme de Wim Wenders.

13 julho 2019

Tempo dos Ciganos

Filme de Emir Kusturica.

20 abril 2019

Linha Vermelha

Filme de José Filipe Costa.

4 maio 2019

A Grande Beleza

Filme de Paolo Sorrentino.

12 outubro 2019

Filme de Evgenia Emets.

28 setembro 2018

Cinemundus 2019

CineMundus film sessions are dedicated to mobility students that are currently studying at Porto.

24 outubro 2019

Cinemundus 2019 // Fire at Sea

31 outubro 2019

Auditório Casa Comum

Violência e Paixão

Filme de Luchino Visconti.

9 novembro 2019

O Homem Elefante

Filme de David Lynch.

23 novembro 2019

Às Cinco da Tarde

Filme de Samira Makhmalbaaf

7 dez 2019

O Dia Mais Curto 2019 // 20 ANOS AGÊNCIA

Desde a sua primeira edição, o projeto O Dia Mais Curto tem contemplado a disponibilização de um programa dedicado particularmente à cinematografia nacional contemporânea, que inclui os filmes mais recentes estreados em festivais internacionais.

19 dez 2019