Select Page

D’après Abel Salazar: arqueologia, verificação, projeção

Iniciado em setembro de 2016, o projeto D'après Abel Salazar: arqueologia, verificação, projeção, uma colaboração entre a Casa-Museu Abel Salazar (CMAS) e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), através do seu Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão (MDTI), pretende redescobrir as técnicas de gravura usadas por Abel Salazar.

São águas-fortes, pontas secas e monotipias consideradas de grande qualidade mas de particular execução pois é notório que Abel Salazar não usava a técnica de gravura como meio de reprodução técnica, tal como era usual no seu tempo, mas como forma de experimentação gráfica, e é a partir deste pressuposto que se pretende refletir sobre várias questões: de que modo os processos de desenho e gravura possuem uma natureza experimental e de que forma estão relacionados; como se caracterizam os seus modelos de trabalho; como se relacionam desenhos e gravuras com as restantes áreas de atuação de Abel Salazar; como podem estas pistas servir uma prática artística hoje e como pode esta apoiar o entendimento da obra de Abel Salazar.

Este estudo sobre a Coleção da Casa Museu Abel Salazar tem assim por particular enfoque, a compreensão das circunstâncias processuais do desenho e da gravura, e assenta sobre um programa de divulgação dos resultados baseado em novas formas de documentação e leitura da coleção, segundo temas pertinentes à contemporaneidade e modelos de investigação alternativos na FBAUP.  

O projeto desenvolve-se em torno de uma exposição como formato central para a apresentação de trabalhos individuais e colectivos, reunidos ao longo de um semestre de trabalho, por estudantes de pós graduação.  Estes são criados a partir da recriação tecnológica de etapas, reconstituição de materiais e espaços oficinais, replicação do uso de instrumentos, técnicas, modos e métodos descodificados a partir do estudo da obra do autor em análise, Abel Salazar. Concretizaram-se ensaios a sistematizar e apropriar metodologias de investigação baseadas na recriação tecnológica, através da cópia e interpretação direta das obras e fontes primárias, apoiando a classificação, o registo e o acesso a novos dados sobre objetos originais. Verifica ainda este projeto, os modos como as coleções podem beneficiar deste tipo de estudo. O que se descreve e explicita não são apenas as circunstâncias processuais, os materiais, as técnicas e a sua tradução através das mãos de artistas em formação: acrescenta-se o seu uso como ferramenta pedagógica, provocadora de trabalhos originais. Sublinha-se, podem os dados recolhidos conciliar uma investigação simultaneamente formativa e especulativa e garantir um reconhecimento tecnológico de suporte ao desenvolvimento de novos estudos, sejam estes conduzidos por estudantes de Belas Artes ou outros investigadores. Neste projeto propõe-se uma alternativa a uma abordagem da história da arte e da crítica, usando também da tradução e transformação das obras em material original, como princípio de compreensão dos aspectos tecnológicos, científicos, estéticos e culturais que suportam a obra de Abel Salazar.

A componente projeção engloba já uma relação com uma seleção dos projetos realizados pelos estudantes à unidade curricular de Atelier Oficina do Mestrado em Desenho e técnicas de impressão.

Projeto desenvolvido por estudantes do mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, na FBAUP, sob coordenação da professora Graciela Machado, numa parceria com a Casa Museu Abel Salazar 

Organização e coord. de Graciela Machado / MDTI, FBAUP / i2ADS

Casa Museu Abel Salazar, Luísa Garcia Fernandes

 


3 junho a 8 setembro 2017
Casa Museu Abel Salazar
Inauguração 3 junho às 17:00

EXPOSIÇÕES ANTERIORES

Sonhos e Raciocínios — 500 anos depois de Leonardo da Vinci

A exposição Sonhos e Raciocínios explora cinco aspetos presentes no desenho do Porto — variante e variação, o gesto quotidiano, o gesto da escrita, mínimo e excesso, o olhar íntimo — em desenhos de várias épocas e autores que abrangem desde estudos precisos a lápis em pequeno formato até instalações de desenhos-performance.


17 out a 14 dez 2019
Pavilhão de Exposições

Leonardo da Vinci – O desenho do Porto

A obra de Leonardo da Vinci, Rapariga lavando os pés a uma criança, será exibida durante o dia 2 de maio, quando se assinalam os 500 anos sobre a morte do grande artista italiano.


2 maio 2019
11:00 às 20:00
Pavilhão de Exposições

Imagem / Técnica — Os inventários de Emílio Biel

Exposição dedicada aos álbuns fotográficos de grande formato que o fotógrafo, editor e empresário alemão publicou para a Associação dos Engenheiros Civis Portuguezes.


31 maio a 20 julho 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 30 maio às 18:00

 

A partir do Antigo

A exposição refere-se a métodos de formação artística historicamente baseados na cópia de modelos clássicos. 


1 março a 20 abril 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 28 fevereiro às 18:00

 

Japanese Design Today 100

Design Japonês Hoje 100


16 novembro a 15 dezembro 2018
Pavilhão de Exposições
Inauguração 15 novembro às 18:00

 

Histórias por contar

Elas: autoria & autoridade em questão


20 julho a 27 outubro 2018
Pavilhão de Exposições

Prata da Casa

É uma exposição organizada por André da Loba a convite do Clube de Criativos de Portugal que reúne 120 ilustradores, de diferentes gerações e diferentes áreas de formação – incluindo alguns estudantes e professores desta Faculdade.


16 setembro a 4 outubro 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 16 setembro às 12:00

Mar Novo

A exposição apresenta e discute várias peças que constituíram o projecto vencedor nas suas múltiplas valências, integrando elementos originais da extraordinária proposta que Júlio Resende desenvolveu para este ambicioso projecto colaborativo de obra pública.


17 novembro 2017 a 3 março 2018
Pavilhão de Exposições

do it

do it é uma exposição itinerante concebida e comissariada por Hans Ulrich Obrist e organizada pelo Independent Curators International (ICI), Nova Iorque.

do it is a traveling exhibition conceived and curated by Hans Ulrich Obrist, and organized by Independent Curators International (ICI), New York. 


25 de março a 23 de junho 2017

Inauguração 24 de março às 18:00
Pavilhão de Exposições

doingit.fba.up.pt

ONZE SEGUNDOS SACÁDICOS

Exposição de Tomás Abreu


26 maio a 16 junho 2018
Galeria Painel
Rua das Taipas, 135 Porto
Inauguração às 17:00

As fotografias e o resto #4

As fotografias e o resto #4, patente de 18 a 25 de Janeiro de 2019 no Museu da FBAUP, é a quarta edição da exposição anual de estudantes de Práticas da Fotografia, reunindo trabalhos realizados nos anos lectivos de 2018/19.


18 a 25 janeiro 2019
oMuseu
Inauguração às 14:00

Encode / Store / Retain / Recall

Exposição dos estudantes finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas — Multimédia da FBAUP


24 a 31 janeiro 2019
Palacete Pinto Leite
Rua da Maternidade, 3—9
Porto
Inauguração Quinta · 17:00

Tem de ser / Has to be

Exposição dos estudantes finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas — Multimédia da FBAUP


31 maio a 7 junho 2019
oMuseu + Galeria do 1º andar
Inauguração · 17:00

Tubo de Ensaios 17_18

Mostra Curricular Atelier II Escultura 3º ano · LAP 2017/18


15 a 21 junho 2018
Vários espaços da FBAUP

Projeto Lab.25

Tendo como lugar de investigação o Palacete J. Narcizo D’Azevedo e a contígua Ilha e Fábrica Fogões Meireles, explora-se a sua relação temporal e espacial com a envolvente, reanalisa-se o espaço produzindo narrativas e situações poéticas. 


13 a 21 junho 2019
Galeria 1º andar

Acreção

Exposição de estudantes finalistas de LAP — Escultura


14 a 21 junho 2019
oMuseu
Inauguração 18:00

Tubo de Ensaios 18_19

Mostra Curricular Atelier II Escultura 3º ano LAP 2018/19


6 a 12 junho 2018
Vários espaços da FBAUP

As Fotografias e o Resto 3

As Fotografias e o Resto 3, é o título da terceira edição da exposição que apresenta os portfolios e projectos editoriais desenvolvidos em Práticas da Fotografia (Artes Plásticas).


24 janeiro a 2 fevereiro 2018
oMuseu
Inauguração 17:00

MAPEriférico

“MAPEriférico” apresenta-se como uma possibilidade de exposição das experimentações dos estudantes de Práticas de Estúdio e de Investigação-Escultura (2º ano do Mestrado em Artes Plásticas) durante o 1.º semestre do ano letivo 2019/2020. 


6 a 13 jan 2020
Galeria Cozinha

Entorno

Esta mostra reúne alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do 2º ano do curso de Mestrado em Artes Plásticas -Desenho.


11 jan a 2 fev 2020
AL589
Rua da Alegria, 859
Inauguração 17:00

Classificados

Exposição de Finalistas de Design de Comunicação 2018/19, tem como objectivo proporcionar uma reflexão crítica sobre o trabalho criativo desenvolvido pelos estudantes finalistas do 1º Ciclo de Estudos em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. 


28 junho a 5 julho 2018
oMuseu
Inauguração 17:00

Mulheres Artistas Docentes

A Biblioteca aceitou o convite à participação associando-se a este evento multidisciplinar com a exposição bibliográfica “MULHERES ARTISTAS DOCENTES “, dando a conhecer alguns dos trabalhos produzidos pelas várias gerações de docentes da FBAUP.

30 setembro a 4 outubro 2019
Galeria Átrio 1º andar + Biblioteca
Inauguração 30 setembro às 17:00

D’Après

A oficina, o laboratório, o natural — último momento do projecto d’Après Abel Salazar em parceria com CMAS — Casa Museu Abel Salazar.


6 junho a 24 agosto 2018
Sala de Exposições · Reitoria da Universidade do Porto
Praça de Gomes Teixeira
Inauguração às 18:00

INTERNAMENTE — Pensamento e Prática Artística em Contexto Hospitalar

Exposição que apresenta uma dezena de alunos e alumni da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com formação em Pintura e Gravura, dos diferentes níveis de graduação: licenciatura, mestrado e doutoramento.


9 junho a 15 setembro 2018
Hospital da Prelada
Inauguração às 18:30

Noroeste-Sudeste — Novas perspectivas em desenho

A segunda edição da exposição Noroeste-Sudeste reúne trabalhos e projetos de 12 autores que colocam o desenho no centro da sua prática: um amplo espectro de abordagens ao desenho que revela a sua contínua atualidade na arte contemporânea, a sua relação com a história e a retórica das imagens. Conscientes da impossibilidade de definir e usar o desenho num único sentido, estes autores questionam o que pode ser o desenho para a sua geração; como dialoga com as diferentes artes e como constrói e altera a perceção de si próprios e do mundo.


29 junho a 27 julho 2019
Lugar do Desenho / Fundação Júlio Resende — Sala de Exposições Temporárias
Inauguração 16:00
Rua Pintor Júlio Resende, 105
4420–534 Valbom Gondomar

UmPontoDeSituação

Na Mostra Curricular formações, experiência e origens distintas, bem como temas, questões, preocupações e valias diferentes que potenciam a diversidade desta mostra que expõe algumas das experiências concretizadas plasticamente e desenvolvidas durante o 1º semestre deste ano lectivo, decorrentes dos seus planos individuais de trabalho com estruturas, dinâmicas e pressupostos diversos.


20 a 24 jan 2020
Galeria Cozinha
+ Pav. Escultura 1º andar