#16.ART

IMAGINAR O REAL
Na urgência da criação de um pensamento diretamente comprometido com a ação, podemos unir a complexidade, a incerteza e o caos ou a crise para questionar, construir ou prever o desconhecido.
O Encontro Internacional #ART, procura inscrever-se num meio eco-social, politizado e culturalmente desafiador em terrenos movediços, como a própria arte da atualidade mundializada que convive com o híbrido, a migração, a miséria e o excesso.
O Encontro Internacional “#16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL”, procurará analisar conceitos, tais como: território e cultura; materialidade e imaterialidade; pensamento e ação.
Confrontá-los com as novas noções oriundas do pensamento contemporâneo - dos meios computacionais, do trabalho colaborativo, compartilhado/em coautoria, de interator/usuário, de sistema, de virtualidade, de artificialidade, de simulação, de interface, de híper-textualidade, de ubiquidade, e de interatividade - afim de articular e atualizar os discursos sobre a área de atuação de pesquisa e produção artística. Podemos afirmar que as relações entre arte, ciência e tecnologia estão definitivamente contaminando, reconfigurando e transformando as diversas camadas do sistema da arte, provocando no sistema uma grande porosidade de meios a formas. Vemos a condição do fazer e da ação artística, não tanto como um modo de “resolver”, mas tão só de complexificar e dessa forma fazer a sociedade tomar consciência de posição que ser quer consciente e atuante por parte do individuo.
TEMAS
Ciência e Tecnologia [Media Arte]
Se a tecnologia é sempre central à prática artística, a revolução computacional a que assistimos a partir de meados do século XX provocou alterações dramáticas à relação dos artistas e públicos com os artefactos artísticos e com o mundo. A inevitabilidade da interação que transforma as relações com os media; a forma como os jogos moldam as nossas expectativas dessa interação; a riqueza dos processos algorítmicos como infraestrutura e como foco estético; a pervasividade dos sistemas computacionais que digitalizaram o mundo; levantam inúmeras questões pertinentes que afetam artistas, públicos, críticos e académicos e que aqui pretendemos explorar.
Educação Artística
A educação artística como um campo de investigação autónomo compreende, hoje, um entendimento que vai para além dos domínios do educativo e do artístico, não se do artístico aos processos educativos. É numa zona de confronto entre os dois domínios que as questões levantadas pela educação artística, nas geografias da escola, das instituições culturais e das comunidades podem ser pensadas nas suas complexidades e (im)possibilidades. Criar espaços de reflexão sobre as práticas desenvolvidas no território da educação artística, a partir do habitar desta zona tensional, permitirá empreender um trabalho crítico não apenas sobre as histórias contidas no seu presente, como das retóricas naturalizadas na instrumentalização das artes na educação. Pretende-se, nesta chamada de trabalhos, enfrentar a investigação aqui realizada como um acontecimento fracturante que permita outros devires na imaginação do real.
Identidade, Comunidade e Rede
A construção da identidade é um dos tópicos fundamentais da arte e da relação do artista com a comunidade. Esta centralidade tem assumido um novo protagonismo na prática artística quando muitos dos argumentos e crenças tradicionalmente usados para definir a identidade nas sociedades atuais são cada vez menos influentes. Como forma simbólica, a identidade ostenta hoje um carácter líquido e maleável, mais do que fixo e inalterável. O debate contemporâneo em torno da identidade (de idem, o mesmo) deriva da tensão dos seus dois sentidos: por um lado a identidade é a marca singular que individualiza; por outro, é a perceção da pertença: uma relação coletiva e social onde o singular se dissolve na identidade cultural, de género, étnica ou geográfica. Este é o debate que marca também as relações tensas entre o sentido da comunidade e a noção de rede na construção
da identidade: De que forma a prática artística questiona e participa nos processos de construção identitária? Como os artistas revelam e constroem a sua própria identidade na prática? Como lidam com as questões da privacidade, do anonimato ou do alteridade? Como relacionam prática e comunidade? Como usam e questionam o papel das redes sociais na construção identitária?
Matéria e Memória
A memória é um processo! É frágil e fundamental para a constituição do self e para a compreensão do mundo, trabalhando em parceria com diferentes matérias, arquivos externos e auxiliares de memória que vão desde objetos mnemónicos pessoais (e.g. telemóveis ou computadores) aos coletivos, sociais e públicos (e.g. jardins ou museus). Sendo a natureza da memória construtiva e re-construtiva com um grupo de sistemas inter-atuantes e atividades interlaçadas cada uma capaz de registar informação, arquivar, organizar e torná-la devir lembrança, pretendemos discutir como a era digital veio possibilitar novas formas de conectividade e de complementaridade na partilha e formação e memória.
Patrimônio Imaterial
O conceito de Património [Cultural] Imaterial foi destacado pela UNESCO, sobretudo a partir dos anos 90 do séc. XX, legitimando uma expressão que lhe é bem anterior. Preenchido por substâncias estabilizadas e flutuantes que atravessam cronologias e se dispersam em modo global, anteriores à disseminação cultural do pensamento pelas vias tecnológicas. Consiste em registros, imagens memoriadas, quer de foro individual, quer coletivo transcendendo negligências, vontades ou intenções. Desenham-se imaginários privados no universo do público “aberto” em estado de exceção estética. Identificam-se imagens flutuantes na invisibilidade ou na persistência. Atende-se à recorrência de gestos de pensar, de dinamismos artísticos involuntários ou destinados; na trasladação de ideias, sinais ou vestígios celebratórios. Pondera-se sobre efemeridade versus permanência do mental e imaginário; sobre a instabilidade ou remanescência do corpo/arquivo. Analisa-se a performance, na sua polissemia, sintaxe e/ou pragmática. Reflete-se sobre conceção, ação e interpretação – fraseologias divergentes do movimento. Dissecam-se narrativas, questionando iconografias/codificações/poéticas gestuais, visuais e sonoras… em seus entrecruzamentos e sinergias.
Praxis e Poiesis
O fazer da Praxis e Poiesis manifesta-se em diversas ordens de saberes, a conjugação das competências previstas da prática artística e do significado da obra através seus próprios objetos - interação, inter-relação, intercompreensão - como um processo de produção de conteúdos; a arte como um legado em si mesma (Art for art's sake); questões intrínsecas ao fazer, assim como investigações que se centrem em práticas de performance, desenho, pintura, escultura, instalação, etc. - independentemente do meio no qual se materializem, mas que expandam e questionem as fronteiras entre o estúdio e/ou o espaço público sociocultural de construção e/ou apresentação do projeto.
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11 a 14 outubro 2017 · 9:00
Pavilhão Sul, Aula Magna, Galeria Cozinha, Museu
CONFERÊNCIAS ANTERIORES
3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias
Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.
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16 a 18 setembro 2019
FBAUP
CULTURA | CIDADE: Um Direito!
Analisar a participação ativista e artística na transformação do tecido urbano e social das nossas cidades
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18 outubro 2019
18:00
PS12
xCoAx 2020
8th International Conference on Computation, Communication, Aesthetics and X
Programa Online
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8 a 10 julho 2020
Online
IV fórum ibérico de estudos museológicos
Dedicado ao tema “Estratégias de Exposição – História e Práticas Recentes”, o IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos reúne um conjunto de apresentações que têm como base a reflexão teórica ou a análise de casos de estudo com características e condicionalismos diversos, quer se trate de exemplos com um carácter histórico, situações recentes, ou mesmo projetos em fase de desenvolvimento.
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10 dez 2020
Online
Post-Digital Letterpress Printing
Uma conferência internacional de dois dias sobre práticas de design tradicionais e inovadoras usando impressão tipográfica.
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30 e 31 jan 2020
oMuseu + FBAUP
MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration
O MYETI 2019 pretende ser um encontro internacional cujo principal objetivo reside na apresentação e discussão de projetos de investigação académica de estudantes de 2º e 3º ciclo que estejam a desenvolver ou que tenham concluído no máximo até 2 anos, projetos na área da ilustração ou das narrativas visuais.
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11 outubro 2019
Aud. Pav. Sul
Primeiras Jornadas em Educação Artística
Estas Jornadas procuram interrogar e problematizar as grandes questões que acompanham, na contemporaneidade, o debate em torno da educação artística.
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22 fevereiro 2019
Anfiteatro 2
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
II COLÓQUIO Processos de Transformação no Ensino/Aprendizagem em Arte
Esta iniciativa funda-se na necessidade de se aprofundar um campo de reflexão teórica sobre o binómio Arte/Ciência na equação ensino/aprendizagem de nível superior em Portugal e das suas repercussões na academia e na sociedade.
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3 e 4 outubro 2019
FBAUP
UD19: Design Does a Selfie
Ciclo de eventos organizados pelos estudantes do Doutoramento em Design
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18 a 25 outubro 2019
UPTEC Baixa e FBAUP
‘Whatever the problem design has an answer’ – UD19 // Anne Boddington
Anne Boddington, professora de Design da Kingston University (Reino Unido), comentará sobre vários projetos de investigação internacional em que está envolvida, assim como sobre colaborações prospectivas e em curso com o centro de investigação ID+ e o Programa Doutoral em Design.
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23 outubro 2019
10:00
Aud. Pav. Sul
Geometry at Fine Arts and Design Faculties — European Encounter of Erasmus Partner Faculties
Encontro académico de pares sobre a pedagogia e a didática da Geometria no Ensino das Belas Artes e Design, com 3 conferências abertas à comunidade.
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7 a 9 maio 2018
FBAUP, Junta de Freguesia do Bonfim e Escola Artística de Soares dos Reis.
Jornadas Didácticas 2018
As JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 desafiam professores dos ensinos básico, secundário e superior e estudantes de mestrado ou doutoramento em ensino, a partilhar experiências didáticas ou perfis pedagógicos no contexto da didática da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho, da Educação Artística e áreas afins.
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5 a 6 outubro 2018
Aula Magna
MOVING STREET: URBAN NARRATIVES: FICTION, REALITY, PRINTMAKING
Programa intensivo dedicado à gravura, inclui workshops, conversas, demonstrações, exposições com a duração de uma semana.
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7 a 11 maio 2018
FBAUP
Towards Simplicity in Teaching // Javier Navarro de Zuvillaga
Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.
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8 maio 2018
18:30
Auditório da Escola Artística de Soares dos Reis, Porto
Mário Moura — O design que o design não vê: raça, género e classe.
Conferência e apresentação do livro editado pela Orfeu Negro
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26 abril 2018
15:00
Aula Magna
UD17: NoiseWise
Sixth Forum on Doctoral Design Research
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16 e 17 outubro 2017
UPTEC PINC
FuturePlaces
10º medialab para a cidadania / 10th medialab for citizenship
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17 a 21 outubro 2017
UPTEC PINC, Maus Hábitos, Mira Forum, Passos Manuel
Mirrors&Perspectives // Lino Cabezas Gelabert
Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.
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7 maio 2018
18:15
Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, Porto
Regular and Irregular Geometries in Science and Art from Leonardo to Now // Martin Kemp
Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.
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9 maio 2018
18:30
Aula Magna da FBAUP
Pensamento e Catástrofes
Ao longo de três dias, autores, ^lósofos e artistas reúnem-se para, não apenas debaterem as possibilidades de compreendermos as catástrofes, como também – no dizer de Jean-Luc Nancy – enunciarem algo do «pensamento como catástrofe».
http://pensamentoecatastrofes.up.pt
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18 a 20 maio 2017
ICOCEP – 1st International Congress on Contemporary European Painting
http://www.icocep.com
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3–5 abril 2017
FBAUP
#16.ART
Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL
http://16art.medialab.ufg.br/
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11–14 outubro 2017
Submissões até 17 de maio
Processos de transformação no Ensino/Aprendizagem em Arte
Alexandre Alves Costa, Anni Ghunther Nonell, Domingos Tavares, José Paiva, Mário Bismarck, Miguel Leal, Rui Braz Afonso, Sérgio Fernandez e Estudantes da UC optativa do MIARQ/FAUP – Arquitectura: processos de transformação no ensino/aprendizagem
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5 e 6 julho 2018
Sala 13A Pavilhão Sul e Auditório do Pavilhão Carlos Ramos
ICOCEP – 1st International Congress on Contemporary European Painting
Realiza-se na FBAUP em abril.
O prazo para a submissão de resumos (300 palavras) termina a 15 de janeiro de 2017.
Encontro Aberto #26
Nora Sternfeld e Oliver Marchart
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5 janeiro 2016
15:00
PS12
Lançamento do livro “Casas de Brasileiro”
De José Carlos Loureiro, Paula Torres Peixoto e Patrícia Mota Santos
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16 março 2017
18:00
Museu
John Baldacchino
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10 fevereiro 2017
10:00
Museu
Apresentação Pública da Bienal BoCA
A BoCA – Biennial of Contemporary Arts é uma nova bienal de artes contemporâneas que tem a sua primeira edição entre 17 de março e 30 de abril de 2017, nas cidades de Lisboa e Porto.
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10 fevereiro de 2017 · 17:00
Aula Magna
5EPRAE
EPRAE is an international meeting that intends to make public and to discuss ongoing doctoral researches students with invited discussants and a community of students and teachers of arts education.
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9–10 fevereiro de 2017
Museu
O designer como autor | Nuno Coelho
Materialização da investigação em Design em componentes projetuais
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8 novembro 2016
18:00
Sala 401, Pavilhão Carlos Ramos