Select Page

Morgan O’Hara / Live Transmission

(PT)
A investigação artística de Morgan O’Hara, culturalmente enraizada na prática do desenho como ação humana fundamental, prolonga o legado do desenho do natural como prática determinada pela continuum histórico deste campo. Requer presença, conexão, observação direta e transmissão ao vivo. Com este trabalho, a artista transcende “oposições” arbitrárias entre arte abstrata e figurativa, entre expressão puramente gestual e intenção documental, resultando numa obra narrativa que não é figurativa.
"O método que desenvolvi requer observação próxima e desenho em tempo real com múltiplos lápis afiados em ambas as mãos. Os meus desenhos performativos mapeiam, em tempo real, o movimento vital de seres vivos, transcendendo figuração e abstração, realizando uma tradução neural direta de uma ação humana para outra. À medida que uma ação decorre, desenho-a em simultâneo com as duas mãos e vários lápis afiados, condensando o movimento em acumulações de linhas de grafite que combinam o refinamento controlado do desenho clássico com a sensualidade do gesto espontâneo. As coordenadas espácio-temporais de cada desenho são registadas com precisão, contextualizando cada atividade num continuum e lugar geográfico específico.”
(EN)
Morgan O’Hara’s art research, culturally contextualized in the practice of drawing as a fundamental human endeavor, is continuous with the time-honored practice of drawing from life and builds on the historical continuum of the field. It requires presence, connection, direct observation and LIVE TRANSMISSION. Through this work, the artist transcends arbitrary “oppositions” between abstract and figurative art, between purely gestural expression and documentary intent, resulting in narrative work which is not figurative.
"The method I have developed requires close observation and actual drawing in real time with multiple razor-sharp pencils and both hands. My performative drawings track, in real time, the vital movement of living beings, transcending both figuration and abstraction, executing a direct neural translation from one human action into another. Simultaneous to an action taking place, I draw methodically with multiple razor-sharp pencils and both hands, condensing movement into accumulations of graphite line which combine the controlled refinement of classical drawing with the sensuality of spontaneous gesture. Time-space coordinates for each drawing are recorded with precision, contextualizing each activity in a specific continuum and geographic place.”
 

11 outubro 2017 · 11:15

Aula Magna

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Feira do Livro

Apareçam e descubram leituras para as férias!


22 a 28 junho 2017

Livraria i2ADS

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.


28 maio 2020
18:30
Zoom
(mediante inscrição prévia)

Sessão Solene

Sessão Solene de abertura do ano lectivo.


22 setembro 2017 · 15:30

Aula Magna

Data as artist material // Sunčica P.K.

Esta Aula Aberta e Workshop vão explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.


12 dez 2018

16:00
PS12

Ilustração Científica // Workshop de Pedro Salgado

Este workshop é realizado no contexto da U.C. Campos e Funções do Mestrado de Artes Plásticas e tem caráter obrigatório para os seus estudantes. No entanto, aceita inscrições individuais, de fora e dentro da Universidade do Porto. As inscrições estão limitadas a 5 vagas.


16 + 30 nov 2018

Pavilhão Sul

Print Open

Workshops + Talks + Induction Courses sobre gravura


15 a 30 nov 2018

Oficinas de Técnicas de Impressão

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.


27 mai 2019
17:00

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20

Processing Community Day 2020


13 fev 2020
Aula Magna, PS43 & PS01
09h00, PS43 Workshop de introdução ao processing (3h)

12h00, Aula Magna Keynote de Penousal Machado, CDV Lab (1h)
14h30, PS01 Open Talks. Programa a anunciar (2h)
17h00, PS43 Workshop de introdução ao Max/MSP-Jitter (3h)