Morgan O’Hara / Live Transmission

(PT)
A investigação artística de Morgan O’Hara, culturalmente enraizada na prática do desenho como ação humana fundamental, prolonga o legado do desenho do natural como prática determinada pela continuum histórico deste campo. Requer presença, conexão, observação direta e transmissão ao vivo. Com este trabalho, a artista transcende “oposições” arbitrárias entre arte abstrata e figurativa, entre expressão puramente gestual e intenção documental, resultando numa obra narrativa que não é figurativa.
"O método que desenvolvi requer observação próxima e desenho em tempo real com múltiplos lápis afiados em ambas as mãos. Os meus desenhos performativos mapeiam, em tempo real, o movimento vital de seres vivos, transcendendo figuração e abstração, realizando uma tradução neural direta de uma ação humana para outra. À medida que uma ação decorre, desenho-a em simultâneo com as duas mãos e vários lápis afiados, condensando o movimento em acumulações de linhas de grafite que combinam o refinamento controlado do desenho clássico com a sensualidade do gesto espontâneo. As coordenadas espácio-temporais de cada desenho são registadas com precisão, contextualizando cada atividade num continuum e lugar geográfico específico.”
(EN)
Morgan O’Hara’s art research, culturally contextualized in the practice of drawing as a fundamental human endeavor, is continuous with the time-honored practice of drawing from life and builds on the historical continuum of the field. It requires presence, connection, direct observation and LIVE TRANSMISSION. Through this work, the artist transcends arbitrary “oppositions” between abstract and figurative art, between purely gestural expression and documentary intent, resulting in narrative work which is not figurative.
"The method I have developed requires close observation and actual drawing in real time with multiple razor-sharp pencils and both hands. My performative drawings track, in real time, the vital movement of living beings, transcending both figuration and abstraction, executing a direct neural translation from one human action into another. Simultaneous to an action taking place, I draw methodically with multiple razor-sharp pencils and both hands, condensing movement into accumulations of graphite line which combine the controlled refinement of classical drawing with the sensuality of spontaneous gesture. Time-space coordinates for each drawing are recorded with precision, contextualizing each activity in a specific continuum and geographic place.”

11 outubro 2017 · 11:15

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45