Milton Sogabe / Pensamentos e objetos que constróem a realidade

Entrar em contato com o real é traduzi-lo através do nosso Umwelt, que é modificado o tempo todo através do conhecimento e da tecnologia. Nesse processo de interpretação do real e construção da realidade, pensamentos, objetos e ações são simultaneamente produtos e produtores. A Arte participa desse sistema, tal como todas as áreas do conhecimento, porém a sociedade delega ao artista o direito da subversão, da licença poética, para ver o mundo por outros pontos de vista inusitados, fato que parece ser essencial para a sobrevivência da espécie. Embora a criação esteja presente em todas as atividades humanas, consideramos que é na Arte onde ela encontra seus limites na imaginação. A materialização dessa imaginação em objetos e pensamentos afeta a realidade em que medidas?
Milton Terumitsu Sogabe Licenciatura Plena em Educação Artística - Artes Plásticas, pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (1979), mestrado (1990) e doutorado (1996) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorado na Universidade de Aveiro, Portugal (2015). Do início dos anos 70 até meados dos anos 80 apresenta produção artística em desenho e gravura. Em final dos anos 70 organiza e participa do “Tupinãodá”, grupo pioneiro de grafiteiros em São Paulo. Em 1985 inicia pesquisa e produção em Arte-Tecnologia, nessa época mais especificamente em Arte-Telecomunicação, sendo que em 1996 forma com outros artistas, o SCIArts - Equipe Interdisciplinar, quando passa a trabalhar com Instalações Interativas, baseadas em novas tecnologias e teorias científicas. A partir de 2009 cria o Grupo de Pesquisa cAt (ciência/ARTE/tecnologia) que se orienta pela produção prático-teórica. Bolsista Produtividade CNPq desde 2008. Atualmente é docente da Universidade Anhembi-Morumbi, no Programa de Pós-Gradução em Design e colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes, na Universidade Estadual Paulista – UNESP.

13 outubro 2017 · 14:00

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45