Helena Barranha / Arte Digital e Museus

A relação entre as tecnologias digitais e os museus tornou-se um tópico recorrente. Ao longo dos últimos anos, multiplicaram-se os encontros, as publicações e os projectos curatoriais, designadamente no campo da digitalização de colecções de arte, tendo em vista a sua divulgação em plataformas de acesso aberto. No entanto, as obras de arte digital intrinsecamente imateriais permanecem ainda, muitas vezes, à margem destas dinâmicas institucionais o que suscita, desde logo, várias questões. Seria, contudo, redutor debater o problema apenas em torno das colecções e das exposições apresentadas pelos museus de arte contemporânea. Com efeito, o tema da arte digital tem sido também abordado em termos da definição de novos programas museológicos e da criação de espaços especificamente consagrados aos novos media. Na transição entre os séculos XX e XXI, a arte digital e em rede constituiu mesmo um importante campo de experimentação arquitectónica e museográfica, tanto através da concepção de espaços expositivos puramente virtuais como do desenho de novos edifícios. Todavia, o carácter inovador ou mesmo utópico desses projectos acabou por condená-los, com frequência, ao insucesso.

12 outubro 2017 · 14:00

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45