Modos de editar

Para este segundo seminário, a suceder “Em torno da obra de Marques de Abreu” (Maio de 2016), dedicado a este fotógrafo, gravador e editor portuense, pretende-se prolongar o debate e mostrar pela apresentação de projetos concretos, os vários modos de editar. Da artesania à tecnologia e de regresso a um passado reaberto pelos estudos dos investigadores convidados, dedicados à recriação de tecnologias, ao arquivo gráfico,  à mediação digital e hipótese por esta aberta com novas formas de revisão e desenvolvimento de objectos editoriais, passando pelos projetos de intercâmbio internacional de gráfica e edição EL PLIEGO/LE PLI/A FOLDER, no Porto, procura-se mostrar como tais pesquisas podem assistir à criação artística no presente.

Início às 15 horas.

Ana  Soler Baena  Grupo de investigación dX5 Universidad de Vigo. “dx5 digital & graphic art research: objetivos, investigación, publicaciones y transmisión docente”.

Anne Heyvaert Grupo de investigación dX5 Universidad de Vigo. “El por qué de un proyecto de creación e intercambio internacional de gráfica y edición. Valoración de resultados de EL PLIEGO/LE PLI/A FOLDER”.

Graciela Machado (i2ads /FBAUP) e Rui Vitorino Santos (ID+ /FBAUP) Contributos da gravura a topo e ilustração no resgate do património oficinal local

Nuno Coelho (CEIS20-UC / DEI-FCTUC) Criação e ativação de um espólio gráfico e arquivo - A fábrica Confiança como caso de estudo.

Tópicos a abordar por oradores convidados:

- Modos de investigação  em gravura digital. Objetivos publicações, e transmissão docente

- Modos de disseminação de projectos de criação e intercâmbio internacional de obra gráfica e edição

- A gravura enquanto repositório de técnicas artesanais e industriais

- A gravura enquanto espaço oficinal de reactivação e recriação de  técnicas artesanais e industriais : uso estratégias de arqueologia tecnológica dirigidas à sua recuperação no contexto da reprodução da gravura original

- O papel da fotografia na inscrição e veículo de uma imagem do património

- A ilustração como repositório social, cultural e tecnológico – arqueologia visual.

– O arquivo gráfico, repositório histórico e contexto para  a investigação contemporânea.

O seminário decorre no espaço do museu a par da exposição d.,inc.,imp.,FECIT: GRAVURA na FBAUP, com a curadoria Graciela Machado(i2ads/FBAUP)

25 outubro 2017 · 15:00

oMuseu

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

28 maio 2020
(mediante inscrição prévia)

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20