Material performativity

Material performativity é uma oficina de performance enquanto forma artística.
Esta oficina de dois dias foca-se nos processos de criação de trabalhos performativos no campo das artes plásticas, estudando as possibilidades de utilizar práticas performativas enquanto metodologia para criação de trabalhos. A performance tornada simultaneamente numa ferramenta de descoberta prática e uma forma de processar, e assim se interligando o resultado (da performance) e o processo (da performance).
Desta forma, a oficina investigará possibilidades de processar e desenvolver uma peça performativa, da ideia até à materialização da obra artística, lançando mão dos conhecimentos e tácticas da arte contemporânea.

Material performativity is a workshop on performance as an artform. This two-day workshop focuses on the process of creating performative works in the field of visual arts. The workshop studies the possibility of using performative practices as a methodology to create works. Performance becomes also a practical discovery tool and a way to process, thus intertwining (performance) result and (performance) process. The workshop will research into possibilities to process and develop a performance piece, from the idea to the materialization of the work of art, by using the knowledge and tactics of contemporary visual arts.

Organização: Sintoma
Datas: 13 e 16 Novembro 9h30-13h30 Gratuito
Workshop em língua inglesa

Limitado a 12 pessoas.
A frequência da oficina implica obrigatoriamente a participação nos dois dias.
Professores: Pia Euro artista e docente (Aalto Univiersity) e Rita Castro Neves artista e docente (FBAUP).

Enviar email em língua inglesa para prof.ritacastroneves@gmail.com, com pedido de inscrição e breve descrição dos interesses e trabalho atuais.

13—16 novembro 2017

FBAUP

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45