Material performativity

Material performativity é uma oficina de performance enquanto forma artística.
Esta oficina de dois dias foca-se nos processos de criação de trabalhos performativos no campo das artes plásticas, estudando as possibilidades de utilizar práticas performativas enquanto metodologia para criação de trabalhos. A performance tornada simultaneamente numa ferramenta de descoberta prática e uma forma de processar, e assim se interligando o resultado (da performance) e o processo (da performance).
Desta forma, a oficina investigará possibilidades de processar e desenvolver uma peça performativa, da ideia até à materialização da obra artística, lançando mão dos conhecimentos e tácticas da arte contemporânea.

Material performativity is a workshop on performance as an artform. This two-day workshop focuses on the process of creating performative works in the field of visual arts. The workshop studies the possibility of using performative practices as a methodology to create works. Performance becomes also a practical discovery tool and a way to process, thus intertwining (performance) result and (performance) process. The workshop will research into possibilities to process and develop a performance piece, from the idea to the materialization of the work of art, by using the knowledge and tactics of contemporary visual arts.

Organização: Sintoma
Datas: 13 e 16 Novembro 9h30-13h30 Gratuito
Workshop em língua inglesa

Limitado a 12 pessoas.
A frequência da oficina implica obrigatoriamente a participação nos dois dias.
Professores: Pia Euro artista e docente (Aalto Univiersity) e Rita Castro Neves artista e docente (FBAUP).

Enviar email em língua inglesa para prof.ritacastroneves@gmail.com, com pedido de inscrição e breve descrição dos interesses e trabalho atuais.

13—16 novembro 2017

FBAUP

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

28 maio 2020
(mediante inscrição prévia)

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20