Material performativity

Material performativity é uma oficina de performance enquanto forma artística.
Esta oficina de dois dias foca-se nos processos de criação de trabalhos performativos no campo das artes plásticas, estudando as possibilidades de utilizar práticas performativas enquanto metodologia para criação de trabalhos. A performance tornada simultaneamente numa ferramenta de descoberta prática e uma forma de processar, e assim se interligando o resultado (da performance) e o processo (da performance).
Desta forma, a oficina investigará possibilidades de processar e desenvolver uma peça performativa, da ideia até à materialização da obra artística, lançando mão dos conhecimentos e tácticas da arte contemporânea.

Material performativity is a workshop on performance as an artform. This two-day workshop focuses on the process of creating performative works in the field of visual arts. The workshop studies the possibility of using performative practices as a methodology to create works. Performance becomes also a practical discovery tool and a way to process, thus intertwining (performance) result and (performance) process. The workshop will research into possibilities to process and develop a performance piece, from the idea to the materialization of the work of art, by using the knowledge and tactics of contemporary visual arts.

Organização: Sintoma
Datas: 13 e 16 Novembro 9h30-13h30 Gratuito
Workshop em língua inglesa

Limitado a 12 pessoas.
A frequência da oficina implica obrigatoriamente a participação nos dois dias.
Professores: Pia Euro artista e docente (Aalto Univiersity) e Rita Castro Neves artista e docente (FBAUP).

Enviar email em língua inglesa para prof.ritacastroneves@gmail.com, com pedido de inscrição e breve descrição dos interesses e trabalho atuais.

13—16 novembro 2017

FBAUP

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins

21 fev 2019

Scroll / Projeto do Visões Úteis de peça de Teatro para Smartphones

Esta “peça para smartphones” tem uma narrativa ficcional, atores de carne e osso e as ruas do Porto como cenário, mas é usufruída no ecrã de telemóvel do espectador, através de uma aplicação desenvolvida originalmente para o projeto.

2 mai 2019