Select Page

Material performativity

Material performativity é uma oficina de performance enquanto forma artística.
Esta oficina de dois dias foca-se nos processos de criação de trabalhos performativos no campo das artes plásticas, estudando as possibilidades de utilizar práticas performativas enquanto metodologia para criação de trabalhos. A performance tornada simultaneamente numa ferramenta de descoberta prática e uma forma de processar, e assim se interligando o resultado (da performance) e o processo (da performance).
Desta forma, a oficina investigará possibilidades de processar e desenvolver uma peça performativa, da ideia até à materialização da obra artística, lançando mão dos conhecimentos e tácticas da arte contemporânea.

 

Material performativity is a workshop on performance as an artform. This two-day workshop focuses on the process of creating performative works in the field of visual arts. The workshop studies the possibility of using performative practices as a methodology to create works. Performance becomes also a practical discovery tool and a way to process, thus intertwining (performance) result and (performance) process. The workshop will research into possibilities to process and develop a performance piece, from the idea to the materialization of the work of art, by using the knowledge and tactics of contemporary visual arts.

 

Organização: Sintoma
Datas: 13 e 16 Novembro 9h30-13h30 Gratuito
Workshop em língua inglesa  

Limitado a 12 pessoas.
A frequência da oficina implica obrigatoriamente a participação nos dois dias.
Professores: Pia Euro artista e docente (Aalto Univiersity) e Rita Castro Neves artista e docente (FBAUP).

 

Enviar email em língua inglesa para prof.ritacastroneves@gmail.com, com pedido de inscrição e breve descrição dos interesses e trabalho atuais.

 

 

13—16 novembro 2017 

FBAUP

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Feira do Livro

Apareçam e descubram leituras para as férias!


22 a 28 junho 2017

Livraria i2ADS

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.


28 maio 2020
18:30
Zoom
(mediante inscrição prévia)

Sessão Solene

Sessão Solene de abertura do ano lectivo.


22 setembro 2017 · 15:30

Aula Magna

Data as artist material // Sunčica P.K.

Esta Aula Aberta e Workshop vão explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.


12 dez 2018

16:00
PS12

Ilustração Científica // Workshop de Pedro Salgado

Este workshop é realizado no contexto da U.C. Campos e Funções do Mestrado de Artes Plásticas e tem caráter obrigatório para os seus estudantes. No entanto, aceita inscrições individuais, de fora e dentro da Universidade do Porto. As inscrições estão limitadas a 5 vagas.


16 + 30 nov 2018

Pavilhão Sul

Print Open

Workshops + Talks + Induction Courses sobre gravura


15 a 30 nov 2018

Oficinas de Técnicas de Impressão

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.


27 mai 2019
17:00

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20

Processing Community Day 2020


13 fev 2020
Aula Magna, PS43 & PS01
09h00, PS43 Workshop de introdução ao processing (3h)

12h00, Aula Magna Keynote de Penousal Machado, CDV Lab (1h)
14h30, PS01 Open Talks. Programa a anunciar (2h)
17h00, PS43 Workshop de introdução ao Max/MSP-Jitter (3h)