Sinlugar // Juan Carlos Meana

Nesta conferência mostrar-se-á a análise e o enfoque nos fazeres da arte a partir de uma prática artística. Nela se indaga da nossa condição de sujeitos que construímos imagens e símbolos para o nosso estar com o mundo e também para nos relacionarmos com os outros. Nos processos de identidade do sujeito com os lugares, as ideologias e os símbolos dá-se uma tensão entre o eu o nós que vem sendo o eixo argumental do trabalho artístico dos últimos anos de Juan Carlos Meana.

BIO:

Artista y profesor del Departamento de Pintura de la Universidad de Vigo en España. Se doctoró en Bellas Artes en el año 1993 en la Universidad del País Vasco. Estudió en la ENSBA de Paris (1987-89) con C. Boltanski. Su actividad se centró inicialmente en la práctica de la pintura para ampliarse a otras disciplinas artísticas contemporánea, especialmente la escultura y las instalaciones, habiendo realizado más de una veintena de exposiciones individuales y numerosas colectivas. Asimismo realiza un trabajo de reflexión sobre la práctica artística contemporánea y la docencia del arte, habiendo publicado artículos, dos libros monográficos, dirigido tesis doctorales y formado parte de grupos de investigación. Sus creaciones e investigación se han desarrollado en torno a varias temáticas como es el mito de Narciso y los numerosos recursos plásticos de la imagen en el espejo; la negación de la imagen como estrategia creativa; o las tensiones entre individuo y el grupo social al que pertenece, haciendo visible esta tensión con imágenes, objetos y símbolos.

org. Doutoramento em Artes Plásticas

13 dezembro 2017 · 16:00

Aud. Pav. Sul

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins