Select Page

Cidade Olímpica // António Colchete Filho e Inês Moreira

Esta palestra propõe-se a apresentar parte da história carioca recente após o anúncio de que o Rio de Janeiro foi eleito como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, de modo a verificar como as intervenções para os espaços livres urbanos da área central têm tratado a arte pública e o mobiliário urbano nas suas propostas, posto que esse conjunto de elementos presentes nas cidades emerge muitas vezes como síntese da experiência simbólica e aferidor da qualidade espacial de um lugar. A partir da programação de um evento de caráter global na cidade, uma série de projetos foi desenvolvida para a criação de condições favoráveis para a realização dos jogos, de acordo com o padrão internacional requerido para estas situações.

 

ANTÓNIO COLCHETE FILHO (Barsil) Arquiteto e Urbanista (FAU/UFRJ), mestre em Urbanismo (PROURB/UFRJ), doutor em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ) e professor associado da graduação e da pós-graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora (PROAC/UFJF). O tema da palestra faz parte da pesquisa de pós-doutoramento em Paisagismo (MPAP/UFRJ), com auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil).

INÊS MOREIRA (1977, Portugal) é arquitecta, curadora e investigadora de pós-doutoramento. Afiliada ao IHA-FCSH, Universidade Nova de Lisboa. Professora convidada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde lecciona Cultura Contemporânea e Estudos Curatoriais. Co-editora do Jornal Arquitectos, revista oficial da Ordem dos Arquitectos. Doutorada em Curatorial/Knowledge [Goldsmiths College, University of London, 2014], Mestre em Arquitetura e Cultura Urbana [Metropolis, UPC / CCCB, Barcelona, 2003], licenciada em Arquitetura [FAUP, Porto, 2001].

org. I2ADS


11 dezembro 2017 · 16:30

Auditório Pav. Carlos Ramos

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Feira do Livro

Apareçam e descubram leituras para as férias!


22 a 28 junho 2017

Livraria i2ADS

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.


28 maio 2020
18:30
Zoom
(mediante inscrição prévia)

Sessão Solene

Sessão Solene de abertura do ano lectivo.


22 setembro 2017 · 15:30

Aula Magna

Data as artist material // Sunčica P.K.

Esta Aula Aberta e Workshop vão explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.


12 dez 2018

16:00
PS12

Ilustração Científica // Workshop de Pedro Salgado

Este workshop é realizado no contexto da U.C. Campos e Funções do Mestrado de Artes Plásticas e tem caráter obrigatório para os seus estudantes. No entanto, aceita inscrições individuais, de fora e dentro da Universidade do Porto. As inscrições estão limitadas a 5 vagas.


16 + 30 nov 2018

Pavilhão Sul

Print Open

Workshops + Talks + Induction Courses sobre gravura


15 a 30 nov 2018

Oficinas de Técnicas de Impressão

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.


27 mai 2019
17:00

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20

Processing Community Day 2020


13 fev 2020
Aula Magna, PS43 & PS01
09h00, PS43 Workshop de introdução ao processing (3h)

12h00, Aula Magna Keynote de Penousal Machado, CDV Lab (1h)
14h30, PS01 Open Talks. Programa a anunciar (2h)
17h00, PS43 Workshop de introdução ao Max/MSP-Jitter (3h)