Cidade Olímpica // António Colchete Filho e Inês Moreira

Esta palestra propõe-se a apresentar parte da história carioca recente após o anúncio de que o Rio de Janeiro foi eleito como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, de modo a verificar como as intervenções para os espaços livres urbanos da área central têm tratado a arte pública e o mobiliário urbano nas suas propostas, posto que esse conjunto de elementos presentes nas cidades emerge muitas vezes como síntese da experiência simbólica e aferidor da qualidade espacial de um lugar. A partir da programação de um evento de caráter global na cidade, uma série de projetos foi desenvolvida para a criação de condições favoráveis para a realização dos jogos, de acordo com o padrão internacional requerido para estas situações.

ANTÓNIO COLCHETE FILHO (Barsil) Arquiteto e Urbanista (FAU/UFRJ), mestre em Urbanismo (PROURB/UFRJ), doutor em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ) e professor associado da graduação e da pós-graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora (PROAC/UFJF). O tema da palestra faz parte da pesquisa de pós-doutoramento em Paisagismo (MPAP/UFRJ), com auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil).

INÊS MOREIRA (1977, Portugal) é arquitecta, curadora e investigadora de pós-doutoramento. Afiliada ao IHA-FCSH, Universidade Nova de Lisboa. Professora convidada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde lecciona Cultura Contemporânea e Estudos Curatoriais. Co-editora do Jornal Arquitectos, revista oficial da Ordem dos Arquitectos. Doutorada em Curatorial/Knowledge [Goldsmiths College, University of London, 2014], Mestre em Arquitetura e Cultura Urbana [Metropolis, UPC / CCCB, Barcelona, 2003], licenciada em Arquitetura [FAUP, Porto, 2001].

org. I2ADS

11 dezembro 2017 · 16:30

Auditório Pav. Carlos Ramos

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

28 maio 2020
(mediante inscrição prévia)

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20