por entre ações…no tempo // Rubens Mano

pensar em uma ação voltada para certo lugar, em termos artísticos, pode nos levar a uma reflexão sobre os sentidos e significados das ‘formas de ocupação’, questionadoras dos símbolos e estratégias de representação do espaço ‘ocupado’; ou mesmo criar uma espécie de 'desvelamento' das distintas camadas e dimensões que o configuram. entretanto, ao se debruçar mais detidamente sobre tais questões, o trabalho de arte se abre para uma espécie de reflexão análoga, no interior do próprio processo de criação.

Rubens Mano (São Paulo, 1960) artista visual, graduou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Universidade de Santos), é mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes (Universidade de São Paulo), e doutorando no Colégio das Arte (Universidade de Coimbra). Foi contemplado com o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (2012); o Arte e Patrimônio do Ministério da Cultura/ IPHAN (2009), e a bolsa Cisneros Fontanals Art Foundation (2006). Dentre suas exposições individuais, destacam-se as realizadas na Galeria Millan, São Paulo (2015); no Centro Cultural, São Paulo (2014); no Museu Nacional, Brasília (2010); e no Projeto Octógono da Pinacoteca de São Paulo (2008). Participou da 2ª Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (2017); da 28ª e 25ª edição da Bienal de São Paulo (2008 e 2002); do inSite, Tijuana e San Diego (2005); da 14ª Bienal de Sydney (2004); além de exposições em instituições como o Centre de la Photographie, Genebra (2016); o Museu di Arte Moderna e Contemporanea di Trento e Rovereto, Rovereto (2014); o Centro Galego de Arte Contemporánea, Santiago de Compostela (2014); o Museum of Contemporary Art, Tóquio (2008); e o Henry Moore Institute, Leeds (2006).

ORG: Doutoramento em Artes Plásticas

14 mar 2018

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins