por entre ações…no tempo // Rubens Mano

pensar em uma ação voltada para certo lugar, em termos artísticos, pode nos levar a uma reflexão sobre os sentidos e significados das ‘formas de ocupação’, questionadoras dos símbolos e estratégias de representação do espaço ‘ocupado’; ou mesmo criar uma espécie de 'desvelamento' das distintas camadas e dimensões que o configuram. entretanto, ao se debruçar mais detidamente sobre tais questões, o trabalho de arte se abre para uma espécie de reflexão análoga, no interior do próprio processo de criação.

Rubens Mano (São Paulo, 1960) artista visual, graduou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Universidade de Santos), é mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes (Universidade de São Paulo), e doutorando no Colégio das Arte (Universidade de Coimbra). Foi contemplado com o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (2012); o Arte e Patrimônio do Ministério da Cultura/ IPHAN (2009), e a bolsa Cisneros Fontanals Art Foundation (2006). Dentre suas exposições individuais, destacam-se as realizadas na Galeria Millan, São Paulo (2015); no Centro Cultural, São Paulo (2014); no Museu Nacional, Brasília (2010); e no Projeto Octógono da Pinacoteca de São Paulo (2008). Participou da 2ª Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (2017); da 28ª e 25ª edição da Bienal de São Paulo (2008 e 2002); do inSite, Tijuana e San Diego (2005); da 14ª Bienal de Sydney (2004); além de exposições em instituições como o Centre de la Photographie, Genebra (2016); o Museu di Arte Moderna e Contemporanea di Trento e Rovereto, Rovereto (2014); o Centro Galego de Arte Contemporánea, Santiago de Compostela (2014); o Museum of Contemporary Art, Tóquio (2008); e o Henry Moore Institute, Leeds (2006).

ORG: Doutoramento em Artes Plásticas

14 mar 2018

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

28 maio 2020
(mediante inscrição prévia)

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20