Select Page

Second Chance

Residências FBAUP no Armazém de Sta. Clara
Período previsto: a partir de 16 de Abril até 31 de Maio

Promotores: Porto Vivo e Porto Lazer

Contexto:
Integrado no programa europeu “UrbAct” (em parceria com a Câmara Municipal do Porto, Porto Lazer e Porto Vivo) as Residências Artísticas “Second Chance: FBAUP no Armazém de Sta. Clara” pretendem envolver um conjunto de estudantes de 2º Ciclo da Faculdade de Belas Artes do Porto em torno de um programa temporário de acções e intervenções sobre edifícios devolutos — por um lado, re-activar temporariamente um espaço (edifício) devolvendo-o à cidade; por outro lado, pensar as novas articulações entre o lugar/cidade, comunidade residente e prática artística a partir de intervenções temporárias. 

Objectivos:
Incentivar processos colaborativos e multidisciplinares, reforçando aspectos da colaboração entre estudantes de diferentes cursos, face a questões espaciais e construtivas, procurando desenvolver uma dimensão relacional e performativa em articulação com a cidade. 

Participação
O Programa é dirigido a todos os estudantes inscritos num 2º Ciclo de Estudos na FBAUP nas áreas de Artes Plásticas, Design ou Ciências da Arte, que possuam:

- Interesse em técnicas de construção a partir de aproveitamento de materiais;
- Interesse em explorar as relações/porosidades entre o privado e o público;
- Interesse em práticas relacionais.

Workshops:
Os workshops serão desenvolvidos tendo em conta os seguintes objectivos gerais: 

  1. A criação de um dispositivo tridimensional e /ou de comunicação que funcione ao mesmo tempo enquanto instalação e cenografia para exposição de trabalhos e processos; e enquanto conector com a envolvente social e urbana;
  2. A criação, a partir do dispositivo/objecto anterior, de pequenos “sub-objectos” (móveis/transportáveis) que possam contaminar outros espaços e articular-se com a respectiva comunidade residente chamando-a a participar nos processos de trabalho e discussão. 
  3. A criação de registos de diferentes naturezas, materiais, fotográficos, videográficos, sonoros, que na sua análise dos processos de trabalho deles façam parte integrante.

O Programa dos Workshops deverá organizar-se em duas fases:

  1. Fase de discussão e desenvolvimento de ideias e respectiva concretização;
  2. Fase de programação, definição e produção de conteúdos, contaminação do espaço público, articulação com a comunidade.

Pretende-se também a abertura de um laboratório/estúdio permanente de trabalho no espaço — para envolvimento e prolongamento dos ateliers da FBAUP — liderado por 2 ou 3 estudantes de 2º Ciclo com interesse de investigação neste tipo de espaços.

Calendarização prevista (datas finais a confirmar): 

Apresentação do Projecto: 10 de Abril, Aula Magna, FBAUP
Convidados: Diretor e docentes da FBAUP, Cláudia Melo pela Porto Lazer, Arq. Paulo Valença ( Direção de Planeamento e Gestão Operacional da Porto Vivo SRU ) 

16 de Abril
Workshop (duração = 10 dias) podendo estar a decorrer mais do que um projecto em simultâneo e com convidados por dia em diálogo.

Coordenação: Miguel Costa e Rute Rosas
Convidados: a confirmar da lista geral de convidados

28 de Abril (convidados e data a confirmar)
“Apresentar o Presente e discutir o Futuro” — abertura ao público dos resultados das residências / workshop, incluindo momentos de discussão e continuidade com o que foi feito durante o workshop (mesas redondas, debates, e conversas informais).

Coordenação: Gabriela Vaz-Pinheiro
Convidados: a confirmar da lista geral de convidados

Durante o mês de Maio

“Open call”
Programa de intervenções a partir de uma open call em que os estudantes terão que propor, montar, apresentar e desmontar uma intervenção selecionada a partir da open call. 

Coordenação: Rute Rosas

Exposição Final
20 a 25 Maio: montagem;

26 de Maio: abertura e sessão com os convidados e restante a equipa;
26 a 31 de Maio: Exposição e desmontagem.

Equipa e Convidados (alguns em confirmação, outros se juntarão):
Coordenação: Rute Rosas; Gabriela Vaz-Pinheiro; Miguel Costa.

Convidados (alguns em confirmação):
Aida Gomez, Álvaro Domingues, Ana Almeida Pinto, Andreia Garcia, Carlos Arteiro, Cristiana Felgueiras, Diogo Aguiar, Hernâni Reis Baptista,  José Carneiro, Lígia Ferro, Liliana Pinto, Nuno Pimenta, Patrícia Costa, Pedro Cavaco Leitão, Pedro Tudela, 
Institucionais: Cláudia Melo, Arq.º Paulo Valença.
Inscrição/Selecção: Cada estudante interessado deverá submeter candidatura até ao dia 13 de abril expondo as razões do seu interesse e declarando disponibilidade de calendário para participar.

Second Chance - Link para Candidaturas

https://goo.gl/forms/MG9fh9UQC2bu1HPm1


Candidaturas até às 12:00 de 13 de abril

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Feira do Livro

Apareçam e descubram leituras para as férias!


22 a 28 junho 2017

Livraria i2ADS

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.


28 maio 2020
18:30
Zoom
(mediante inscrição prévia)

Sessão Solene

Sessão Solene de abertura do ano lectivo.


22 setembro 2017 · 15:30

Aula Magna

Data as artist material // Sunčica P.K.

Esta Aula Aberta e Workshop vão explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.


12 dez 2018

16:00
PS12

Ilustração Científica // Workshop de Pedro Salgado

Este workshop é realizado no contexto da U.C. Campos e Funções do Mestrado de Artes Plásticas e tem caráter obrigatório para os seus estudantes. No entanto, aceita inscrições individuais, de fora e dentro da Universidade do Porto. As inscrições estão limitadas a 5 vagas.


16 + 30 nov 2018

Pavilhão Sul

Print Open

Workshops + Talks + Induction Courses sobre gravura


15 a 30 nov 2018

Oficinas de Técnicas de Impressão

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.


27 mai 2019
17:00

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20

Processing Community Day 2020


13 fev 2020
Aula Magna, PS43 & PS01
09h00, PS43 Workshop de introdução ao processing (3h)

12h00, Aula Magna Keynote de Penousal Machado, CDV Lab (1h)
14h30, PS01 Open Talks. Programa a anunciar (2h)
17h00, PS43 Workshop de introdução ao Max/MSP-Jitter (3h)