Mirrors&Perspectives // Lino Cabezas Gelabert

Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties - European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th - 9th May 2018, Porto”.

Lino Cabezas Gelabert
Full Professor in Drawing at the Facultad de Bellas Artes de Barcelona Lino Cabezas Gelabert is a Doctor in Fine Arts and Full Professor in Drawing at the Facultad de Bellas Artes de Barcelona, he was Professor at the Escuela Técnica Superior de Arquitectura, UPC. He taught Perspective, Technical Drawing and Descriptive Geometry. He has participated in numerous Graduate Courses, as well as various conferences and academic meetings, in several distinguished institutions. He was adviser to 18 PhD thesis. As an author and co-author, he published under Ediciones Cátedra 7 books on Theory and History of Drawing. His scientific papers on Art and Geometry include, La perspectiva angular y la introducción de la perspectiva artística en la España del siglo XVI, D’Art, 1989, “Trazas” y “dibujos” en el pensamiento gráfico del siglo XVI en España D’Art, 1992, Ichnographia, la fundación de la arquitectura, EGA, Revista de Expresión Gráfica Arquitectónica, 1994, Los modelos tridimensionales de la arquitectura en el contexto profesional y en las teorías gráficas del siglo XVI, Anales de Arquitectura, Valladolid, 1994, La perspectiva como modelo de la arquitectura, la arquitectura escorzada, Lecturas de Historia del Arte, Vitoria, 1994, El secreto de la representación objetiva: fabulación e investigación histórica; el “ojo ingenuo” y el conocimiento secreto de David Hockney, EGA, Revista de de Expresión Gráfica Arquitectónica, 2004, El debate permanente de la perspectiva, in Fortuny-Picasso y los modelos académicos de enseñanza, Valladolid, 1989, La revolución del arte del dibujo, in Dibujo: belleza, razón, orden y artificio, Zaragoza, 1992, Razón y medida: La perspectiva y la representación arquitectónica hispana en el siglo XVI, in El modelo italiano en las artes plásticas de la península ibérica durante el Renacimiento, Universidad de Valladolid, 2004.

7 maio 2018
Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, Porto

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias

Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.

16 a 18 setembro 2019
FBAUP

HANDS-ON TYPE

APRENDER COM O PATRIMÓNIO TIPOGRÁFICO

14 a 17 setembro 2021
FBAUP

Conversa com Rui Mealha

Conferências Abertas da UC Inovped “Representações, Desenhos e Imagens do Território”

1 jun 2021

CONTRAST

A Fotografia no Ensino Superior

9 jul 2021

xCoAx 2021

Computation, Communication, Aesthetics & X

12 a 16 jul 2021
Graz + on-line

CULTURA | CIDADE: Um Direito!

Analisar a participação ativista e artística na transformação do tecido urbano e social das nossas cidades

18 outubro 2019

IV fórum ibérico de estudos museológicos

Dedicado ao tema “Estratégias de Exposição – História e Práticas Recentes”, o IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos reúne um conjunto de apresentações que têm como base a reflexão teórica ou a análise de casos de estudo com características e condicionalismos diversos, quer se trate de exemplos com um carácter histórico, situações recentes, ou mesmo projetos em fase de desenvolvimento.

10 dez 2020

Post-Digital Letterpress Printing

Uma conferência internacional de dois dias sobre práticas de design tradicionais e inovadoras usando impressão tipográfica.

30 e 31 jan 2020
oMuseu + FBAUP

MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration

O MYETI 2019 pretende ser um encontro internacional cujo principal objetivo reside na apresentação e discussão de projetos de investigação académica de estudantes de 2º e 3º ciclo que estejam a desenvolver ou que tenham concluído no máximo até 2 anos, projetos na área da ilustração ou das narrativas visuais.

11 outubro 2019
Aud. Pav. Sul

Primeiras Jornadas em Educação Artística

Estas Jornadas procuram interrogar e problematizar as grandes questões que acompanham, na contemporaneidade, o debate em torno da educação artística.

22 fevereiro 2019
Anfiteatro 2
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

UD19: Design Does a Selfie

Ciclo de eventos organizados pelos estudantes do Doutoramento em Design

18 a 25 outubro 2019
UPTEC Baixa e FBAUP

‘Whatever the problem design has an answer’ – UD19 // Anne Boddington

Anne Boddington, professora de Design da Kingston University (Reino Unido), comentará sobre vários projetos de investigação internacional em que está envolvida, assim como sobre colaborações prospectivas e em curso com o  centro de investigação ID+ e o Programa Doutoral em Design.

23 outubro 2019
Aud. Pav. Sul

Jornadas Didácticas 2018

As JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 desafiam professores dos ensinos básico, secundário e superior e estudantes de mestrado ou doutoramento em ensino, a partilhar experiências didáticas ou perfis pedagógicos no contexto da didática da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho, da Educação Artística e áreas afins.

5 a 6 outubro 2018

#16.ART

Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology

11 a 14 outubro 2017 · 9:00