Regular and Irregular Geometries in Science and Art from Leonardo to Now // Martin Kemp

Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties - European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th - 9th May 2018, Porto”.

Martin Kemp, Fellow of the British Academy, Emeritus Professor in the History of Art at Trinity College. Oxford University
Martin Kemp was trained in Natural Sciences and Art History at Cambridge University and the Courtauld Institute, London. His books include, The Science of Art. Optical Themes in Western Art from Brunelleschi to Seurat (Yale), and The Human Animal in Western Art and Science (Chicago). He has published and broadcast extensively on Leonardo da Vinci, including the prize-winning Leonardo da Vinci. The Marvellous Works of Nature and Man and Leonardo (both Oxford). His Christ to Coke. How image becomes icon(Oxford) looks at 11 representatives of types of icons across a wide range of public imagery. He wrote regularly for Nature, his essays for which have been published as Visualizations and developed in Seen and Unseen (both Oxford) in which his concept of “structural intuitions” is explored. His most recent books are Art in History (Profile Books) and Monas Lisa with Giuseppe Pallanti (Oxford). Living with Leonardo (Thames and Hudson) is published in March 2018. He has been a Trustee of the National Galleries of Scotland, The Victoria and Albert Museum and British Museum. He has curated and co-curated a series of exhibitions on Leonardo and other themes, including Spectacular Bodies at the Hayward Gallery in London, Leonardo da Vinci. Experience, Experiment, Design at the Victoria and Albert Museum in 2006 and Seduced. Sex and Art from Antiquity to Now, Barbican Art Gallery London, 2007. He is now full-time speaking, writing and broadcasting.

9 maio 2018
Aula Magna da FBAUP

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias

Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.

16 a 18 setembro 2019
FBAUP

Conversa com Rui Mealha

Conferências Abertas da UC Inovped “Representações, Desenhos e Imagens do Território”

1 jun 2021

CONTRAST

A Fotografia no Ensino Superior

9 jul 2021

xCoAx 2021

Computation, Communication, Aesthetics & X

12 a 16 jul 2021
Graz + on-line

CULTURA | CIDADE: Um Direito!

Analisar a participação ativista e artística na transformação do tecido urbano e social das nossas cidades

18 outubro 2019

IV fórum ibérico de estudos museológicos

Dedicado ao tema “Estratégias de Exposição – História e Práticas Recentes”, o IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos reúne um conjunto de apresentações que têm como base a reflexão teórica ou a análise de casos de estudo com características e condicionalismos diversos, quer se trate de exemplos com um carácter histórico, situações recentes, ou mesmo projetos em fase de desenvolvimento.

10 dez 2020

Post-Digital Letterpress Printing

Uma conferência internacional de dois dias sobre práticas de design tradicionais e inovadoras usando impressão tipográfica.

30 e 31 jan 2020
oMuseu + FBAUP

MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration

O MYETI 2019 pretende ser um encontro internacional cujo principal objetivo reside na apresentação e discussão de projetos de investigação académica de estudantes de 2º e 3º ciclo que estejam a desenvolver ou que tenham concluído no máximo até 2 anos, projetos na área da ilustração ou das narrativas visuais.

11 outubro 2019
Aud. Pav. Sul

Primeiras Jornadas em Educação Artística

Estas Jornadas procuram interrogar e problematizar as grandes questões que acompanham, na contemporaneidade, o debate em torno da educação artística.

22 fevereiro 2019
Anfiteatro 2
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

UD19: Design Does a Selfie

Ciclo de eventos organizados pelos estudantes do Doutoramento em Design

18 a 25 outubro 2019
UPTEC Baixa e FBAUP

‘Whatever the problem design has an answer’ – UD19 // Anne Boddington

Anne Boddington, professora de Design da Kingston University (Reino Unido), comentará sobre vários projetos de investigação internacional em que está envolvida, assim como sobre colaborações prospectivas e em curso com o  centro de investigação ID+ e o Programa Doutoral em Design.

23 outubro 2019
Aud. Pav. Sul

Jornadas Didácticas 2018

As JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 desafiam professores dos ensinos básico, secundário e superior e estudantes de mestrado ou doutoramento em ensino, a partilhar experiências didáticas ou perfis pedagógicos no contexto da didática da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho, da Educação Artística e áreas afins.

5 a 6 outubro 2018

#16.ART

Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology

11 a 14 outubro 2017 · 9:00
Pavilhão Sul, Aula Magna, Galeria Cozinha, Museu

UD17: NoiseWise

Sixth Forum on Doctoral Design Research

16 e 17 outubro 2017
UPTEC PINC

FuturePlaces

10º medialab para a cidadania / 10th medialab for citizenship

17 a 21 outubro 2017
UPTEC PINC, Maus Hábitos, Mira Forum, Passos Manuel

Mirrors&Perspectives // Lino Cabezas Gelabert

Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.

7 maio 2018
Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, Porto

Pensamento e Catástrofes

Ao longo de três dias, autores, ^lósofos e artistas reúnem-se para, não apenas debaterem as possibilidades de compreendermos as catástrofes, como também – no dizer de Jean-Luc Nancy – enunciarem algo do «pensamento como catástrofe».

18 a 20 maio 2017