Film Sessions CineMundus / 2018

Cinema has a great impact as a cultural phenomenon, touching and moving people around the world. Since its invention, it settled as an art with a special vocation to tell stories, both in the field of fiction and in the documentary style, hence it also functions as a mirror for human relations, exposing our weaknesses and qualities, carrying us to other places, other times and different cultures. Cinema is also undoubtedly a form of mass entertainment, with great media exposure, and sometimes it does not seem to avoid a certain homogenization of genres and conventions, subject to the pressure of society and globalization; however there is still a place to other types of cinema experiences, never ceasing to express itself and to resist precisely by drawing attention to its specificity; it can often maintain its ability to challenge the viewer's situation with unique and original perspectives, placing the spectator before a glance of another, constantly exploring and reinventing the collective imagination, and moreover claiming cultural and regional diversity as its greatest wealth.

This is the third edition of the CineMundus film sessions, dedicated to mobility students that are currently studying in Porto. An event promoted by the International Office of the University of Porto and in partnership with the Fine Arts Faculty. The event features four films, from four directors of different regions of Erasmus Mundus Action 2 nationalities. It is screened at the Aula Magna of the Faculty of Fine Arts (FBAUP) every Wednesday in June, at 21h.

O cinema como fenómeno cultural tem um grande impacto, movendo e comovendo pessoas em todo o mundo. Desde a sua invenção que se afirma como uma arte com uma vocação especial para contar histórias, tanto no campo da ficção como no registo documental, daí que funcione também como um espelho das relações humanas, expondo as suas fragilidades e qualidades, transportando-nos para outros lugares, outras épocas e culturas diferentes. O cinema é também sem dúvida uma forma de entretenimento massificado, com uma grande exposição mediática, e que por vezes parece não evitar uma certa homogeneização de géneros e convenções, sujeito à pressão da sociedade do consumo e da globalização; no entanto continua a existir lugar para outro tipo de experiências de cinema, que não deixa de se manifestar e resistir precisamente chamando à atenção da sua especificidade, e muitas vezes, consegue manter a sua capacidade de  desafiar o posicionamento do espectador com perspectivas singulares e originais, colocando o espectador perante um olhar de um outro, explorando e reinventando constantemente o imaginário colectivo, e sobretudo afirmando a diversidade cultural e regional como a sua maior riqueza.

Esta é a terceira edição do ciclo de cinema do CineMundus, dedicada a estudantes de mobilidade que estudam actualmente no Porto. É um evento promovido pelo Gabinete Internacional da Universidade do Porto, em parceria com a Faculdade de Belas Artes. O ciclo apresenta quatro filmes, de quatro realizadores de diferentes regiões e nacionalidades do circuito Erasmus Mundus Action 2. Os filmes são exibidos na Aula Magna da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) todas as quartas-feiras às 21h, em junho.

junho 2018
Todas as quartas-feiras às 21:00

FILMES ANTERIORES

O Concerto

Filme de Radu Mihaileanu.

3 novembro 2018

Sicilia!

Filme de Jean-Marie Straub & Danièle Huillet.

9 março 2019

Drowning by Numbers

Filme de Peter Greenaway.

17 novembro 2018

As Vinhas da Ira

Filme de John Ford.

1 junho 2019

As Asas do Desejo

Filme de Wim Wenders.

13 julho 2019

Tempo dos Ciganos

Filme de Emir Kusturica.

20 abril 2019

Linha Vermelha

Filme de José Filipe Costa.

4 maio 2019

A Grande Beleza

Filme de Paolo Sorrentino.

12 outubro 2019

Filme de Evgenia Emets.

28 setembro 2018

Cinemundus 2019

CineMundus film sessions are dedicated to mobility students that are currently studying at Porto.

24 outubro 2019

Cinemundus 2019 // Fire at Sea

31 outubro 2019

Auditório Casa Comum

Violência e Paixão

Filme de Luchino Visconti.

9 novembro 2019

O Homem Elefante