Tubo de Ensaios 17_18

No seguimento das edições anteriores, Tubo de Ensaios 17/18, na sua 5ª edição, apresentar-se como a mostra curricular de trabalhos dos estudantes do 3º ano daLicenciatura em Artes Plásticas Escultura (LAP – Escultura) realizados na Unidade Curricular (UC) Atelier II - Escultura e que resulta de uma consciência atenta à necessidade dos estudantes testarem modelos expositivos distintos das apresentações que acontecem ao longo do ano lectivo.
Após as diversas apresentações curriculares, durante os dois semestres, os estudantes são colocados perante uma curadoria fundada na selecção de trabalhos a apresentar em diversos espaços da FBAUP, incitando-os e preparando-os para situações da vida profissional – um grande atelier aberto à comunidade.
O processo de seleção decorreu de reuniões com a turma nas quais se apresentaram e acordaram critérios e orientações para a produção desta iniciativa. Além disso os estudantes são motivados à organização sistemática dos seus portfólios em blogue de turma o que nos motivou à possibilidade de o mesmo ser consultado durante esta mostra.
Se é objectivo fundamental desta UC que os estudantes criem, progressivamente, o seu universo individual de questionamento e investigação plástica articulando diferentes âmbitos do saber, fará sentido o estímulo ao conhecimento dos bastidores e procedimentos de montagem de uma exposição.
Durante o ano lectivo os estudantes são colocados perante um conjunto de Propostas de Trabalho que procuram estimular o questionamento e a investigação no território das Artes Plásticas- Escultura. Os temas e assuntos tratados são suficientemente abrangentes possibilitando, a cada estudante, o encontro com questões e orientações frutíferas ao desenvolvimento dos seus percursos.
O estudante é convocado através de desafios que implicam diferentes modalidades do campo escultórico, compositivas, de fruição e de apresentação, mas igualmente confrontado com tempos de execução e espaços de apresentação diversificados. Tais situações potenciam ritmos de trabalho distintos com implicações na utilização das ferramentas, matérias e meios bem como nas relações dinâmicas entre concepção, concretização e exposição/apresentação.
Os temas - Corpo e Espaço – são estruturantes e estruturadores do processo ensino/aprendizagem nesta Unidade Curricular pelo desenvolvimento de competências específicas na criação e práxis escultórica. Numa articulação destes temas com as matérias, meios e técnicas, os estudantes são estimulados a exercitar e experienciar por forma a, gradualmente, responderem melhor aos seus pressupostos nas concretizações finais desenvolvendo competências da criação plástica na tridimensionalidade através de um reportório que lhes permitirá, desejavelmente, a aquisição de autonomia, reflexão e análise crítica.
Tubo de Ensaios 1718 surge como um primeiro ensaio - uma amostra de ensaios, exercícios ou experiências plásticas - que pretende apoiar o amadurecimento pessoal e profissional deste grupo de jovens em formação artística, através da qual têm a possibilidade de experimentar, testar e definir territórios da tridimensionalidade que pretendam desenvolver.
Termino este texto com um especial agradecimento à Designer Clara Silva por se manter ligada a esta iniciativa, a toda a equipa Técnica Especializada da FBAUP, mas também, e em particular, ao grupo de estudantes, que demonstrou um elevado nível de maturidade e capacidade de organização e empenho, motivado pelo seu interesse e dedicação à área de conhecimento na qual se estão a formar, ultrapassando as adversidades que sentimos todos os dias pela ausência de qualidade dos espaços e condições das infraestruturas no Pavilhão de Escultura.
FBAUP, Junho 2018
Rute Rosas
Regente e Docente da UC Atelier II - Escultura
Professora Auxiliar Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - FBAUP PhD Teacher
Membro Integrado I2ADS
Artista Plástica - Escultura
www.ruterosas.com
15 de Junho às 15.45h - Performance Gonçalo Vieira na Galeria da Cozinha
Regente e Docente
Rute Rosas
Coordenação
Rute Rosas
FBAUP
Pavilhão Central - Galeria da Cozinha e Bar
Pavilhão Carlos Ramos
Pavilhão Tecnologias
Pavilhão de Escultura
Pavilhão Sul
Jardim
Estudantes
Adriana São Bento
Álvaro Oliveira
Ana Pinho
Ana Santos
Bruna Remelgado
Catarina Dias
David Carvalho
Gonçalo Vieira
João Garcia
Juna Wesley
Letícia Costelha
Maria Guimarães
Marquesa Giraud
Martin Dagois
Miguel Teodoro
Rodrigo Machado
Rui Mota
Sancha Castro
Susana Loio
Equipa Técnica
Alcides Rodrigues
Carlos Lima
Tiago Cruz
João Paulo Lima
Patrícia Viana Almeida
Luís Nunes
António Ferreira
Montagem
Estudantes
Alcides Rodrigues
Carlos Lima
Tiago Cruz
Patrícia Viana Almeida
Rute Rosas
Design
Clara Silva
Mais informações:
https://porta105.weebly.com
—
15 a 21 junho 2018
Vários espaços da FBAUP
EXPOSIÇÕES ANTERIORES
Cartaz — para uma coleção de design
Exposição de cartazes comissariada por António Modesto, Luís Mendonça e Rui Mendonça.
—
VISITAS SUSPENSAS
Sopro
Mostra Curricular de Estúdio em Escultura. Mestrado em Artes Plásticas. 2.º semestre.
—
21 a 22 jul 2020
oMuseu
O avesso do avesso do avesso [do avesso]
O avesso do avesso do avesso [do avesso] é o título de uma exposição que começou há alguns meses no contexto do programa doutoral em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
—
/Online
SHIFT
Exposição de Finalistas de Design de Comunicação 2019/20
—
28 set a 02 de out
oMuseu
Vistas de Exposição – Exposições Magnas da ESBAP 1952–1968
Uma exposição sobre as Exposições Magnas que mostra fotografias inéditas dos acervos documentais da FBAUP e da Casa da Imagem.
—
dez 2020 a mar 2021
Pavilhão de Exposições FBAUP
As fotografias e o resto
Sexta edição da exposição anual de estudantes de Práticas da Fotografia, reunindo trabalhos realizados no ano letivo de 2020/21.
—
[ADIADO]
oMuseu
Vaga
Uma ocupação sonora e visual.
—
21 a 25 set
FBAUP
Com-Fim
Intervenção final dos estudantes de Projecto (Licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia)
—
/Online
Intervalo — Antes e depois, o desenho
Exposição de Práticas de Desenho [Licenciatura em Artes Plásticas]
—
prolongada até 10 out 2020
Sala de Exposições Temporários do Lugar do Desenho
do it (home)
do it comissariada por Hans Ulrich Obrist e desenvolvida pela Independent Curators International (ICI), com curadoria local de Lúcia Almeida Matos e Inês Moreira, aconteceu no Pavilhão de Exposições da FBAUP no decorrer de Março a Junho de 2017. Uma exposição que contou com a colaboração de estudantes, docentes e restantes colaboradores da Faculdade, na interpretação de 23 instruções de artistas internacionais. Surge agora neste período de distanciamento social a do it (home) que convida a novas interpretações a serem realizadas por qualquer pessoa. #doitathome
Sonhos e Raciocínios — 500 anos depois de Leonardo da Vinci
A exposição Sonhos e Raciocínios explora cinco aspetos presentes no desenho do Porto — variante e variação, o gesto quotidiano, o gesto da escrita, mínimo e excesso, o olhar íntimo — em desenhos de várias épocas e autores que abrangem desde estudos precisos a lápis em pequeno formato até instalações de desenhos-performance.
—
17 out a 14 dez 2019
Pavilhão de Exposições
Leonardo da Vinci – O desenho do Porto
A obra de Leonardo da Vinci, Rapariga lavando os pés a uma criança, será exibida durante o dia 2 de maio, quando se assinalam os 500 anos sobre a morte do grande artista italiano.
—
2 maio 2019
11:00 às 20:00
Pavilhão de Exposições
Imagem / Técnica — Os inventários de Emílio Biel
Exposição dedicada aos álbuns fotográficos de grande formato que o fotógrafo, editor e empresário alemão publicou para a Associação dos Engenheiros Civis Portuguezes.
—
31 maio a 20 julho 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 30 maio às 18:00
A partir do Antigo
A exposição refere-se a métodos de formação artística historicamente baseados na cópia de modelos clássicos.
—
1 março a 20 abril 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 28 fevereiro às 18:00
Japanese Design Today 100
Design Japonês Hoje 100
—
16 novembro a 15 dezembro 2018
Pavilhão de Exposições
Inauguração 15 novembro às 18:00
Histórias por contar
Elas: autoria & autoridade em questão
—
20 julho a 27 outubro 2018
Pavilhão de Exposições
Anotações Sonoras: Espaço, Pausa, Repetição
Instalação de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais com objectos sonoros de autores convidados
—
24 março a 30 junho 2018
Pavilhão de Exposições
Prata da Casa
É uma exposição organizada por André da Loba a convite do Clube de Criativos de Portugal que reúne 120 ilustradores, de diferentes gerações e diferentes áreas de formação – incluindo alguns estudantes e professores desta Faculdade.
—
16 setembro a 4 outubro 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 16 setembro às 12:00
Mar Novo
A exposição apresenta e discute várias peças que constituíram o projecto vencedor nas suas múltiplas valências, integrando elementos originais da extraordinária proposta que Júlio Resende desenvolveu para este ambicioso projecto colaborativo de obra pública.
—
17 novembro 2017 a 3 março 2018
Pavilhão de Exposições
do it
do it é uma exposição itinerante concebida e comissariada por Hans Ulrich Obrist e organizada pelo Independent Curators International (ICI), Nova Iorque.
do it is a traveling exhibition conceived and curated by Hans Ulrich Obrist, and organized by Independent Curators International (ICI), New York.
—
25 de março a 23 de junho 2017
Inauguração 24 de março às 18:00
Pavilhão de Exposições
doingit.fba.up.pt
ONZE SEGUNDOS SACÁDICOS
Exposição de Tomás Abreu
—
26 maio a 16 junho 2018
Galeria Painel
Rua das Taipas, 135 Porto
Inauguração às 17:00
As fotografias e o resto #4
As fotografias e o resto #4, patente de 18 a 25 de Janeiro de 2019 no Museu da FBAUP, é a quarta edição da exposição anual de estudantes de Práticas da Fotografia, reunindo trabalhos realizados nos anos lectivos de 2018/19.
—
18 a 25 janeiro 2019
oMuseu
Inauguração às 14:00
Encode / Store / Retain / Recall
Exposição dos estudantes finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas — Multimédia da FBAUP
—
24 a 31 janeiro 2019
Palacete Pinto Leite
Rua da Maternidade, 3—9
Porto
Inauguração Quinta · 17:00
Tem de ser / Has to be
Exposição dos estudantes finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas — Multimédia da FBAUP
—
31 maio a 7 junho 2019
oMuseu + Galeria do 1º andar
Inauguração · 17:00
Duas mil e dezanove dicas em forma de uivo
Exposição com 53 peças ilustradas à volta do lobo.
—
7 a 11 janeiro 2019
oMuseu
Projeto Lab.25
Tendo como lugar de investigação o Palacete J. Narcizo D’Azevedo e a contígua Ilha e Fábrica Fogões Meireles, explora-se a sua relação temporal e espacial com a envolvente, reanalisa-se o espaço produzindo narrativas e situações poéticas.
—
13 a 21 junho 2019
Galeria 1º andar
Acreção
Exposição de estudantes finalistas de LAP — Escultura
—
14 a 21 junho 2019
oMuseu
Inauguração 18:00
Tubo de Ensaios 18_19
Mostra Curricular Atelier II Escultura 3º ano LAP 2018/19
—
6 a 12 junho 2018
Vários espaços da FBAUP
As Fotografias e o Resto 3
As Fotografias e o Resto 3, é o título da terceira edição da exposição que apresenta os portfolios e projectos editoriais desenvolvidos em Práticas da Fotografia (Artes Plásticas).
—
24 janeiro a 2 fevereiro 2018
oMuseu
Inauguração 17:00
A apologia da crise (do desconforto e do diálogo como paradoxo)
Exposição dos estudantes do Doutoramento em Artes Plásticas.
—
8 junho a 27 julho 2019
Casa-Museu Abel Salazar
Inauguração 17:00