Select Page

O Corpo Transparente

A história do desenho é uma história que entretece, em diferentes níveis, a arte e o design com a ciência. Este entretecimento faz-se quando o desenho ilustra a ciência ou quando faz ciência: notações, diagramas e ilustrações são construções visuais de um pensamento comprometido com ideias que se expressam com mais clareza na sua condição de imagem —um pensamento visual. Muitas destas imagens desenhadas fazem parte do nosso imaginário coletivo: a superfície da lua registada por Galileu, a ‘árvore da vida’ de Charles Darwin, mas também o diagrama da dupla hélice usado para descrever a estrutura complexa do ADN. Em muitas ocasiões a ciência serve-se destas imagens para transmitir informação; noutras as imagens criam a própria informação.

Mas este entretecimento ocorre também num sentido contrário: quando o artista e o designer recorrem aos objetos científicos ou à epistemologia da ciência e investigam fenómenos que são transversais a várias disciplinas científicas, abordando-os a partir de diferentes lógicas, como sucede com a anatomia do corpo. Estas abordagens recordam-nos que todas as imagens — quer na arte, quer na ciência — são reelaborações subjetivas do que representam e que na sua origem está uma realidade que é sempre transformada pelos dispositivos com que se olha. No geral, há um duplo movimento que ocorre nos processos de invenção e produção de conhecimento: de descontextualização, no qual os elementos encontrados tornam-se estranhos, e de recontextualização, em que outras estruturas de sentido são encontradas e novas relações de conhecimento estabelecidas.

 “O Corpo Transparente” é o resultado de uma experiência pedagógica entre a Faculdade de Belas Artes e o Museu de Anatomia Professor Nuno Grande no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, tendo como pano de fundo estas questões:

Que contextos podem promover, junto de estudantes de áreas diferentes, a aprendizagem do desenho como procedimento útil e seu contemporâneo?

Como ativar uma relação entre perceção ativa, criatividade e cognição?

Como desenvolver laços informais entre estudantes da área artística e áreas científicas e tecnológicas, que potenciem o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas, criativas e investigativas?

Pelo quinto ano consecutivo, esta experiência envolve os estudantes de Desenho do segundo ano das Licenciaturas em Artes Plásticas e Design de Comunicação da FBAUP, no espaço partilhado de um museu de anatomia. A possibilidade de desenhar no museu oferece a relação direta com os modelos anatómicos, vistos a partir de um dos seus ângulos mais estranhos – o interior; é também a ocasião para interrogar as suas formas de encenação e processos de classificação.

Mais do que a representação sensível dos objetos que compõem o Museu, quisemos mostrar os diferentes modos, estratégias e atitudes através das quais cada estudante utiliza o desenho para confrontar uma realidade que lhe é, à partida, estranha. Esta é uma exposição sobre o exercício desse confronto.

 

O Departamento de Desenho,

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

 


12 setembro a 26 outubro 2018

Reitoria da Universidade do Porto
Inauguração 18:00

 

Exposições

Sopro

Mostra Curricular de Estúdio em Escultura. Mestrado em Artes Plásticas. 2.º semestre.


21 a 22 jul 2020
oMuseu

O avesso do avesso do avesso [do avesso]

O avesso do avesso do avesso [do avesso] é o título de uma exposição que começou há alguns meses no contexto do programa doutoral em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.


/Online

SHIFT

Exposição de Finalistas de Design de Comunicação 2019/20


28 set a 02 de out
oMuseu

 

Vaga

Uma ocupação sonora e visual.


21 a 25 set
FBAUP

 

Com-Fim

Intervenção final dos estudantes de Projecto (Licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia)


/Online

 

Intervalo — Antes e depois, o desenho

Exposição de Práticas de Desenho [Licenciatura em Artes Plásticas]


prolongada até 10 out 2020
Sala de Exposições Temporários do Lugar do Desenho

 

do it (home)

do it comissariada por Hans Ulrich Obrist e desenvolvida pela Independent Curators International (ICI), com curadoria local de Lúcia Almeida Matos e Inês Moreira, aconteceu no Pavilhão de Exposições da FBAUP no decorrer de Março a Junho de 2017. Uma exposição que contou com a colaboração de estudantes, docentes e restantes colaboradores da Faculdade, na interpretação de 23 instruções de artistas internacionais. Surge agora neste período de distanciamento social a do it (home) que convida a novas interpretações a serem realizadas por qualquer pessoa. #doitathome

Sonhos e Raciocínios — 500 anos depois de Leonardo da Vinci

A exposição Sonhos e Raciocínios explora cinco aspetos presentes no desenho do Porto — variante e variação, o gesto quotidiano, o gesto da escrita, mínimo e excesso, o olhar íntimo — em desenhos de várias épocas e autores que abrangem desde estudos precisos a lápis em pequeno formato até instalações de desenhos-performance.


17 out a 14 dez 2019
Pavilhão de Exposições

Leonardo da Vinci – O desenho do Porto

A obra de Leonardo da Vinci, Rapariga lavando os pés a uma criança, será exibida durante o dia 2 de maio, quando se assinalam os 500 anos sobre a morte do grande artista italiano.


2 maio 2019
11:00 às 20:00
Pavilhão de Exposições

Imagem / Técnica — Os inventários de Emílio Biel

Exposição dedicada aos álbuns fotográficos de grande formato que o fotógrafo, editor e empresário alemão publicou para a Associação dos Engenheiros Civis Portuguezes.


31 maio a 20 julho 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 30 maio às 18:00

 

A partir do Antigo

A exposição refere-se a métodos de formação artística historicamente baseados na cópia de modelos clássicos. 


1 março a 20 abril 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 28 fevereiro às 18:00

 

Japanese Design Today 100

Design Japonês Hoje 100


16 novembro a 15 dezembro 2018
Pavilhão de Exposições
Inauguração 15 novembro às 18:00

 

Histórias por contar

Elas: autoria & autoridade em questão


20 julho a 27 outubro 2018
Pavilhão de Exposições

Prata da Casa

É uma exposição organizada por André da Loba a convite do Clube de Criativos de Portugal que reúne 120 ilustradores, de diferentes gerações e diferentes áreas de formação – incluindo alguns estudantes e professores desta Faculdade.


16 setembro a 4 outubro 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 16 setembro às 12:00

Mar Novo

A exposição apresenta e discute várias peças que constituíram o projecto vencedor nas suas múltiplas valências, integrando elementos originais da extraordinária proposta que Júlio Resende desenvolveu para este ambicioso projecto colaborativo de obra pública.


17 novembro 2017 a 3 março 2018
Pavilhão de Exposições

do it

do it é uma exposição itinerante concebida e comissariada por Hans Ulrich Obrist e organizada pelo Independent Curators International (ICI), Nova Iorque.

do it is a traveling exhibition conceived and curated by Hans Ulrich Obrist, and organized by Independent Curators International (ICI), New York. 


25 de março a 23 de junho 2017

Inauguração 24 de março às 18:00
Pavilhão de Exposições

doingit.fba.up.pt

ONZE SEGUNDOS SACÁDICOS

Exposição de Tomás Abreu


26 maio a 16 junho 2018
Galeria Painel
Rua das Taipas, 135 Porto
Inauguração às 17:00

As fotografias e o resto #4

As fotografias e o resto #4, patente de 18 a 25 de Janeiro de 2019 no Museu da FBAUP, é a quarta edição da exposição anual de estudantes de Práticas da Fotografia, reunindo trabalhos realizados nos anos lectivos de 2018/19.


18 a 25 janeiro 2019
oMuseu
Inauguração às 14:00

Encode / Store / Retain / Recall

Exposição dos estudantes finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas — Multimédia da FBAUP


24 a 31 janeiro 2019
Palacete Pinto Leite
Rua da Maternidade, 3—9
Porto
Inauguração Quinta · 17:00

Tem de ser / Has to be

Exposição dos estudantes finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas — Multimédia da FBAUP


31 maio a 7 junho 2019
oMuseu + Galeria do 1º andar
Inauguração · 17:00

Tubo de Ensaios 17_18

Mostra Curricular Atelier II Escultura 3º ano · LAP 2017/18


15 a 21 junho 2018
Vários espaços da FBAUP

Projeto Lab.25

Tendo como lugar de investigação o Palacete J. Narcizo D’Azevedo e a contígua Ilha e Fábrica Fogões Meireles, explora-se a sua relação temporal e espacial com a envolvente, reanalisa-se o espaço produzindo narrativas e situações poéticas. 


13 a 21 junho 2019
Galeria 1º andar

Acreção

Exposição de estudantes finalistas de LAP — Escultura


14 a 21 junho 2019
oMuseu
Inauguração 18:00

Tubo de Ensaios 18_19

Mostra Curricular Atelier II Escultura 3º ano LAP 2018/19


6 a 12 junho 2018
Vários espaços da FBAUP

As Fotografias e o Resto 3

As Fotografias e o Resto 3, é o título da terceira edição da exposição que apresenta os portfolios e projectos editoriais desenvolvidos em Práticas da Fotografia (Artes Plásticas).


24 janeiro a 2 fevereiro 2018
oMuseu
Inauguração 17:00