About Tripping Through Runtime // Valentina Vuksic

Valentina Vuksic está envolvida artisticamente com a relação entre o ciberespaço (local) e o seu ambiente físico. Vuksic falará sobre o contexto mais vasto das suas performances ‘Tripping Through Runtime’ que são improvisações electromagnéticas com execução de código a partir de ferramentas como ’stress’ ou ‘paranoia’. O ‘tempo de execução’ de comandos de um sistema, que envolve memória e processador, são encenados para proporcionar uma experiência acústica de encontro lógico com o mundo físico. As emissões electromagnéticas de um computador são captadas por bobinas de transdução por indução.
Valentina Vuksic is artistically engaged with the entanglements between the (local) cyberspace(s) and its physical environment(s). She will talk about the wider context of her 'Tripping Through Runtime' performances which are electromagnetic improvisations with running code from tools such as 'stress' or 'paranoia'. The ‘runtime' of system commands, which employ memory and processor, are staged to provide an acoustic experience of logic encountering the physical world. The electromagnetic emissions of a computer are picked up as sound with transducing induction coils.
Valentina Vuksic estudou ciências da computação bem como media arte experimental, trabalhou como engenheira de software e vem apresentando trabalho performativo  com software e hardware da Audified desde 2007. Encontra-se actualmente a desenvolver estudos de Doutoramento baseados em prática artística no Departamento de Engenharia da Universidade de Birmingham em colaboração com o Instituto de Investigação em Arte Contemporânea da Universidade das Artes de Zurique.
Valentina Vuksic studied computer science as well as experimental media art, worked as a software engineer and is performing with audified soft- and hardware since 2007. She is currently doing an art-practice based Ph.D. in the Music and the Engineering Department at University of Birmingham in collaboration with the Institute for Contemporary Art Research at Zurich University of the Arts.

ORG: Licenciatura em Artes Plásticas / Licenciatura em Design de Comunicação / Mestrado em Artes Plásticas

23 out 2018

Aud. Pav. Sul

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins