Videocriaturas, Expedições Experimentais e Casulos // Otávio Donasci

Nesta palestra Donasci explica seu processo de trabalho artístico pioneiro através de suas obras criadas ao longo dos últimos quase 40 anos e seu processo pedagógico performático desenvolvido nos últimos 10 anos na PUC-SP/Artes do Corpo.

Otavio Donasci, 66 anos, performer multimidia, diretor de criação, professor de artes do corpo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Na década de 70 trabalhou com teatro como ator diretor e cenógrafo tendo ganho prêmio APCA Mambembe pelo conjunto da obra. Na década de 80 criou e desenvolveu a linguagem VIDEOTEATRO com suas VIDEOCRIATURAS ao longo de quase 40 anos nos principais festivais de vídeo do Brasil (VideoBrasil, Bienais) e no exterior (USA, Europa e Japão) tendo ganho o Premio Lei Sarney de ArteMultimidia. Na décadas 90 criou e dirigiu com R.Karman as Expedições Experimentais Multimídia, “Viagem ao Centro da Terra”e “A Grande Viagem de Merlin” ganhando o prêmio Shell de criação/produção em teatro. A partir de 2000 cria e desenvolve instalações imersivas/vivenciais “CARINHÓDROMOS” ,”AVENTURÓDROMOS” e “CASULOS” e desenvolve como professor uma pedagogia do “professor performer”.

Org: Licenciatura em Artes Plásticas

20 nov 2018

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins

21 fev 2019

Grabado Verde / Angélica Mirauda

Aula aberta e Workshop que pode ser acompanhada por todos os praticantes da gravura interessados numa primeira introdução ao tema.

27 fev 2019

Oficinas de Gravura