Videocriaturas, Expedições Experimentais e Casulos // Otávio Donasci

Nesta palestra Donasci explica seu processo de trabalho artístico pioneiro através de suas obras criadas ao longo dos últimos quase 40 anos e seu processo pedagógico performático desenvolvido nos últimos 10 anos na PUC-SP/Artes do Corpo.

Otavio Donasci, 66 anos, performer multimidia, diretor de criação, professor de artes do corpo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Na década de 70 trabalhou com teatro como ator diretor e cenógrafo tendo ganho prêmio APCA Mambembe pelo conjunto da obra. Na década de 80 criou e desenvolveu a linguagem VIDEOTEATRO com suas VIDEOCRIATURAS ao longo de quase 40 anos nos principais festivais de vídeo do Brasil (VideoBrasil, Bienais) e no exterior (USA, Europa e Japão) tendo ganho o Premio Lei Sarney de ArteMultimidia. Na décadas 90 criou e dirigiu com R.Karman as Expedições Experimentais Multimídia, “Viagem ao Centro da Terra”e “A Grande Viagem de Merlin” ganhando o prêmio Shell de criação/produção em teatro. A partir de 2000 cria e desenvolve instalações imersivas/vivenciais “CARINHÓDROMOS” ,”AVENTURÓDROMOS” e “CASULOS” e desenvolve como professor uma pedagogia do “professor performer”.

Org: Licenciatura em Artes Plásticas

20 nov 2018

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins