A Geometria nas aulas de Anatomia Artística da Academia de Belas Artes de Brera // Marina Falco

A Aula Aberta trazida pela Professora Marina Falco, da Academia de Belas Artes de Brera, em Milão, acontece no âmbito da UC de “Discursos Interdisciplinares sobre Geometria”. A convidada abordará a relação entre a Geometria e o corpo humano, através dos princípios das proporções. Estribada no seu percurso docente, apresentará sínteses geométricas das formas do corpo humano, assim como diferentes soluções para a interpretação das múltiplas posições tomadas pelo corpo. A Pintora debaterá as diferenças entre o corpo masculino e o corpo feminino, suportada na interpretação geométrica e partindo de exemplos provenientes da História da Arte.

Marina Falco (Nápoles, 1967), obteve diploma do Instituto de Arte de Sorrento e, posteriormente, a graduação em Pintura, pela Academia de Belas Artes de Brera, em Mião, em 1990.
Marina de Falco iniciou a sua carreira docente no ensino pré-graduado, na Escola de Terragni e na Academia Aldo Galli. Posteriormente, foi-lhe atribuída a regência de Anatomia Artística, na Academia de Belas Artes de Sassari.
Desde 1999, Maria Falco é Professora responsável pela Anatomia Artística na Academia de Belas Artes de Brera.
A palestrante expôs em diversas cidades, nomeadamente:
2018, Cueno, Fundação Peano; 2017, Magenta, Galeria Magenta; 2016, Frankfurt, Galeria Westend; 2011, Milão, Galeria Cappelletti; 2007, Milão, Associação Renzo Cortina; 2005, Ferrara, Fundação Cini; 2004, Castellanza, Fundação Pagani; 2001, S. Donato Milanese, Galeria Cascina Roma; 1995, Milão, sede da Banca Agricola Milanese; 1992, Lugano, Galeria La Chica.
Coletivamente, expôs na Alemanha, Bélgica, Japão, Croácia, Suíça, Estados Unidos da América, Espanha e Turquia. Das suas exposições coletivas em Itália, destacam-se:
2014, Piacenza, Galeria Biffi; 2013, Maccagno, Museu Parisi Valle; 2011, Castiglione Olona, Palácio Branda Castiglioni; 2006, Francavilla al Mare, Museu Michetti, para o"laboratory italia"; 2001, Castello di S.Pietro in Cerro, para o "Mim moving museum"; 2000, Gazoldo degli Ippoliti, Museu de Arte Contemporânea; 1996, Trento, Museu Caproni; 1995, Trezzo d'Adda, Castello Visconteo "Venature".

Marina Falco esteve representada na 54.ª Bienal de Veneza, em 2011.

30 nov 2018

Aud. Pav. Sul

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

28 maio 2020
(mediante inscrição prévia)

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20