A Geometria nas aulas de Anatomia Artística da Academia de Belas Artes de Brera // Marina Falco

A Aula Aberta trazida pela Professora Marina Falco, da Academia de Belas Artes de Brera, em Milão, acontece no âmbito da UC de “Discursos Interdisciplinares sobre Geometria”. A convidada abordará a relação entre a Geometria e o corpo humano, através dos princípios das proporções. Estribada no seu percurso docente, apresentará sínteses geométricas das formas do corpo humano, assim como diferentes soluções para a interpretação das múltiplas posições tomadas pelo corpo. A Pintora debaterá as diferenças entre o corpo masculino e o corpo feminino, suportada na interpretação geométrica e partindo de exemplos provenientes da História da Arte.

Marina Falco (Nápoles, 1967), obteve diploma do Instituto de Arte de Sorrento e, posteriormente, a graduação em Pintura, pela Academia de Belas Artes de Brera, em Mião, em 1990.
Marina de Falco iniciou a sua carreira docente no ensino pré-graduado, na Escola de Terragni e na Academia Aldo Galli. Posteriormente, foi-lhe atribuída a regência de Anatomia Artística, na Academia de Belas Artes de Sassari.
Desde 1999, Maria Falco é Professora responsável pela Anatomia Artística na Academia de Belas Artes de Brera.
A palestrante expôs em diversas cidades, nomeadamente:
2018, Cueno, Fundação Peano; 2017, Magenta, Galeria Magenta; 2016, Frankfurt, Galeria Westend; 2011, Milão, Galeria Cappelletti; 2007, Milão, Associação Renzo Cortina; 2005, Ferrara, Fundação Cini; 2004, Castellanza, Fundação Pagani; 2001, S. Donato Milanese, Galeria Cascina Roma; 1995, Milão, sede da Banca Agricola Milanese; 1992, Lugano, Galeria La Chica.
Coletivamente, expôs na Alemanha, Bélgica, Japão, Croácia, Suíça, Estados Unidos da América, Espanha e Turquia. Das suas exposições coletivas em Itália, destacam-se:
2014, Piacenza, Galeria Biffi; 2013, Maccagno, Museu Parisi Valle; 2011, Castiglione Olona, Palácio Branda Castiglioni; 2006, Francavilla al Mare, Museu Michetti, para o"laboratory italia"; 2001, Castello di S.Pietro in Cerro, para o "Mim moving museum"; 2000, Gazoldo degli Ippoliti, Museu de Arte Contemporânea; 1996, Trento, Museu Caproni; 1995, Trezzo d'Adda, Castello Visconteo "Venature".

Marina Falco esteve representada na 54.ª Bienal de Veneza, em 2011.

30 nov 2018

Aud. Pav. Sul

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins

21 fev 2019

Grabado Verde / Angélica Mirauda

Aula aberta e Workshop que pode ser acompanhada por todos os praticantes da gravura interessados numa primeira introdução ao tema.

27 fev 2019

Oficinas de Gravura