A professora e artista sérvia Sunčica P.K. vai estar na FBAUP (no âmbito da mobilidade Erasmus+) para apresentar uma conferência sobre arte digital e realizar um workshop onde se irá explorar os limites da fusão entre semântica linguística e a representação semiótica da mensagem em meios digitais. Na sociedade de tecnologia atual, definimos tanto o ambiente como a nós próprios cada vez através de dados. Estes estão por toda parte e, naturalmente, tornou-se parte da prática artística também. Esta conferência vai explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. Através de obras de arte selecionadas, irá ser mostrado como o artista usa dados específicos e os materializa para comunicar seu significado. No workshop, os contextos AQUI e SER/ESTAR vão ser explorados atraves dos contextos visuais e textuais. Os estudantes irão explorar os significados visuais e semânticos das palavras fornecidas, através dos princípios da poesia concreta, materializando respostas específicas.
———
In today‘s technology led society, we are more and more defining ourselfs and our environment through data. Data is all around as and naturaly it became a part of artist practice as well. Through examples from near history, practices such as Art&Language until today’s Data visualization and Quantified yourself movement, this lecture will take a look on types and forms of data and it’s application and use in artistic practice. Through selected artworks lecture will show how artist use specific data and materialize it in order to communicate its meaning. Workshop will address visual and contextual approach of text through words HERE and BE/COME. Student will explore visual and semantic meaning of the given words using principles of concrete poetry to visualize the individual interpretations of the words.

Sunčica P.K. is an artist and a cultural worker. As an artist she focuses on linguistic semantics, psychogeographical walks and process. Her practise is defined as a never ending process of rhizomatic shape. Her work explores how we shape and inhabit our environment, as well as how we communicate with it. She is a lecturer at the New media art department at the Academy of Arts in Novi Sad. Her research interest are media art, low tech & high tech, soft power, bio art and techno-ecology. As a cultural worker she implements this research through projects that she organises with various cultural institutions and non profit organisations. www.napon.org http://sunneko.wixsite.com/portfolio/

O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.

org: Licenciatura em Design de Comunicação

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins