A professora e artista sérvia Sunčica P.K. vai estar na FBAUP (no âmbito da mobilidade Erasmus+) para apresentar uma conferência sobre arte digital e realizar um workshop onde se irá explorar os limites da fusão entre semântica linguística e a representação semiótica da mensagem em meios digitais. Na sociedade de tecnologia atual, definimos tanto o ambiente como a nós próprios cada vez através de dados. Estes estão por toda parte e, naturalmente, tornou-se parte da prática artística também. Esta conferência vai explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. Através de obras de arte selecionadas, irá ser mostrado como o artista usa dados específicos e os materializa para comunicar seu significado. No workshop, os contextos AQUI e SER/ESTAR vão ser explorados atraves dos contextos visuais e textuais. Os estudantes irão explorar os significados visuais e semânticos das palavras fornecidas, através dos princípios da poesia concreta, materializando respostas específicas.
———
In today‘s technology led society, we are more and more defining ourselfs and our environment through data. Data is all around as and naturaly it became a part of artist practice as well. Through examples from near history, practices such as Art&Language until today’s Data visualization and Quantified yourself movement, this lecture will take a look on types and forms of data and it’s application and use in artistic practice. Through selected artworks lecture will show how artist use specific data and materialize it in order to communicate its meaning. Workshop will address visual and contextual approach of text through words HERE and BE/COME. Student will explore visual and semantic meaning of the given words using principles of concrete poetry to visualize the individual interpretations of the words.

Sunčica P.K. is an artist and a cultural worker. As an artist she focuses on linguistic semantics, psychogeographical walks and process. Her practise is defined as a never ending process of rhizomatic shape. Her work explores how we shape and inhabit our environment, as well as how we communicate with it. She is a lecturer at the New media art department at the Academy of Arts in Novi Sad. Her research interest are media art, low tech & high tech, soft power, bio art and techno-ecology. As a cultural worker she implements this research through projects that she organises with various cultural institutions and non profit organisations. www.napon.org http://sunneko.wixsite.com/portfolio/

O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.

org: Licenciatura em Design de Comunicação

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

28 maio 2020
(mediante inscrição prévia)

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20