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CEM — Corpo, Espaço, Matéria / Get Hands Dirty — Artistas Plásticos influenciadores digitais

O CEM — Corpo, Espaço, Matéria é um ciclo de encontros organizados por investigadores do i2ADS/FBAUP/ESMAE que acolhe artistas e investigadores para debater metodologias artísticas e formas de pesquisa na interseção da arte e da sociedade. 

O YouTube é uma plataforma/rede social onde vários canais estão alojados com coleções de vídeos que servem como documentário de vida, como meio de comunicação e interação na internet. Para Cristiana Felgueiras artista, blogger e maker que fundou e gere o canal "Get Hands Dirty" (f. 2015), atualmente com mais de 350,000 seguidores, funciona também como uma galeria de exposição dos seus projetos. É a partir do Youtube que podemos igualmente ficar a conhecer o meticuloso processo de trabalho desta artista e de como tem vindo a contribuir para alargar os domínios da arte para o espaço digital.

Nesta sessão Cristiana Felgueiras e Lídia Marôpo, investigadora em Ciências da Comunicação, irão conversar sobre o estimulante fenómeno de jovens artistas plásticos se transformarem em influênciadores digitais.

Convidada: Cristiana Felgueiras, artista, blogger, maker
Extra-comentador convidado: Lídia Marôpo, investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.UNL) e Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal
Comentador: Daniela Coimbra, Membro integrado do i2ADS, Professora Adjunta na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE)
Estudante phd: Constança Babo, candidata ao Doutoramento em Arte dos Média na Universidade Lusófona do Porto

 

Cristiana Felgueiras, artista e blogger. O seu trabalho abrange vários processos, técnicas e recursos que são utilizados principalmente em função da escultura, incluindo frequentemente a imagem, o som e o design. Participa com frequência em exposições de arte, em criações de espaços cénicos e em performances musicais, em grupo e a solo, às vezes como artista outras como instrumentista.

Lídia Marôpo, investigadora e professora adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal. Investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.UNL), onde desenvolveu sua investigação de pós-doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É graduada em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Ciências da Comunicação, Estudos dos Media e do Jornalismo e doutorada em Ciências da Comunicação pela FCSH-UNL.

Daniela Coimbra, estudou canto, piano e flauta de bisel. Professora e investigadora na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto na área de Psicologia da Música (ESMAE) e membro integrado do i2ADS. Licenciada em Educação Musical. Mestre em Psicologia da Música, onde o foco da sua investigação foi a memória dos pianistas, pela Universidade de Sheffield, Reino Unido. Doutora pela mesma universidade com o projeto de investigação acerca da personalidade dos cantores de ópera.

Constança Babo, frequenta o doutoramento em Arte dos Média na Universidade Lusófona do Porto.Mestre em Estudos Artísticos - Teoria e Crítica de Arte pela FBAUP e licenciada em Fotografia pela Escola Superior Artística do Porto. Conta com inúmeros textos críticos publicados, maioritariamente na revista online ArteCapital e também na revista Umbigo. A par do trabalho de escrita dedica-se à fotografia de exposições, eventos de arte e arquitetura.

+info
http://cem.fba.up.pt/index.html

 

 


28 jan 2019
18:00

Aula Magna

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Feira do Livro

Apareçam e descubram leituras para as férias!


22 a 28 junho 2017

Livraria i2ADS

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.


28 maio 2020
18:30
Zoom
(mediante inscrição prévia)

Sessão Solene

Sessão Solene de abertura do ano lectivo.


22 setembro 2017 · 15:30

Aula Magna

Data as artist material // Sunčica P.K.

Esta Aula Aberta e Workshop vão explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.


12 dez 2018

16:00
PS12

Ilustração Científica // Workshop de Pedro Salgado

Este workshop é realizado no contexto da U.C. Campos e Funções do Mestrado de Artes Plásticas e tem caráter obrigatório para os seus estudantes. No entanto, aceita inscrições individuais, de fora e dentro da Universidade do Porto. As inscrições estão limitadas a 5 vagas.


16 + 30 nov 2018

Pavilhão Sul

Print Open

Workshops + Talks + Induction Courses sobre gravura


15 a 30 nov 2018

Oficinas de Técnicas de Impressão

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.


27 mai 2019
17:00

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20

Processing Community Day 2020


13 fev 2020
Aula Magna, PS43 & PS01
09h00, PS43 Workshop de introdução ao processing (3h)

12h00, Aula Magna Keynote de Penousal Machado, CDV Lab (1h)
14h30, PS01 Open Talks. Programa a anunciar (2h)
17h00, PS43 Workshop de introdução ao Max/MSP-Jitter (3h)