CEM — Corpo, Espaço, Matéria / Get Hands Dirty — Artistas Plásticos influenciadores digitais

O CEM — Corpo, Espaço, Matéria é um ciclo de encontros organizados por investigadores do i2ADS/FBAUP/ESMAE que acolhe artistas e investigadores para debater metodologias artísticas e formas de pesquisa na interseção da arte e da sociedade.

O YouTube é uma plataforma/rede social onde vários canais estão alojados com coleções de vídeos que servem como documentário de vida, como meio de comunicação e interação na internet. Para Cristiana Felgueiras artista, blogger e maker que fundou e gere o canal "Get Hands Dirty" (f. 2015), atualmente com mais de 350,000 seguidores, funciona também como uma galeria de exposição dos seus projetos. É a partir do Youtube que podemos igualmente ficar a conhecer o meticuloso processo de trabalho desta artista e de como tem vindo a contribuir para alargar os domínios da arte para o espaço digital.

Nesta sessão Cristiana Felgueiras e Lídia Marôpo, investigadora em Ciências da Comunicação, irão conversar sobre o estimulante fenómeno de jovens artistas plásticos se transformarem em influênciadores digitais.

Convidada: Cristiana Felgueiras, artista, blogger, maker
Extra-comentador convidado: Lídia Marôpo, investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.UNL) e Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal
Comentador: Daniela Coimbra, Membro integrado do i2ADS, Professora Adjunta na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE)
Estudante phd: Constança Babo, candidata ao Doutoramento em Arte dos Média na Universidade Lusófona do Porto

Cristiana Felgueiras, artista e blogger. O seu trabalho abrange vários processos, técnicas e recursos que são utilizados principalmente em função da escultura, incluindo frequentemente a imagem, o som e o design. Participa com frequência em exposições de arte, em criações de espaços cénicos e em performances musicais, em grupo e a solo, às vezes como artista outras como instrumentista.

Lídia Marôpo, investigadora e professora adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal. Investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.UNL), onde desenvolveu sua investigação de pós-doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É graduada em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Ciências da Comunicação, Estudos dos Media e do Jornalismo e doutorada em Ciências da Comunicação pela FCSH-UNL.

Daniela Coimbra, estudou canto, piano e flauta de bisel. Professora e investigadora na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto na área de Psicologia da Música (ESMAE) e membro integrado do i2ADS. Licenciada em Educação Musical. Mestre em Psicologia da Música, onde o foco da sua investigação foi a memória dos pianistas, pela Universidade de Sheffield, Reino Unido. Doutora pela mesma universidade com o projeto de investigação acerca da personalidade dos cantores de ópera.

Constança Babo, frequenta o doutoramento em Arte dos Média na Universidade Lusófona do Porto.Mestre em Estudos Artísticos - Teoria e Crítica de Arte pela FBAUP e licenciada em Fotografia pela Escola Superior Artística do Porto. Conta com inúmeros textos críticos publicados, maioritariamente na revista online ArteCapital e também na revista Umbigo. A par do trabalho de escrita dedica-se à fotografia de exposições, eventos de arte e arquitetura.

+info

28 jan 2019

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins

21 fev 2019

Grabado Verde / Angélica Mirauda

Aula aberta e Workshop que pode ser acompanhada por todos os praticantes da gravura interessados numa primeira introdução ao tema.

27 fev 2019

Oficinas de Gravura