Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Joclécio Azevedo

O que nos move a iniciar um projecto curatorial?
Que questões podem ser ensaiadas através de um ensaio curatorial? E de uma exposição?
Quais as metodologias e tácticas activadas na pesquisa e na prática da curadoria?
Com que livros e referências dialogam os curadores?

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Convocam-se autores formados em quatro campos artísticos – design, arquitectura, dança e arte – para partilharem métodos e problemáticas envolvidas nos seus projectos, bem como as contaminações de outras disciplinas e os desafios epistemológicos. Entre arquivos e trabalho de campo, entre colecções de museu e recomposição de momentos efémeros, entre plataformas online e comunidades de bairro, são múltiplos os modos e lugares onde a pesquisa decorre, as equipas que envolvem e os locais onde se apresentam. Sessão a sessão, os convidados apresentam os seus projectos e um livro da sua referência.

PRÓXIMAS SESSÕES

9 de Abril : 17h45/19h00
Susana Gaudêncio
Artista, curadora

Professora na ESAD.CR

2 abr 2019

Pav. Sul PS 45

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

28 maio 2020
(mediante inscrição prévia)

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20